Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como aproximar o ensino com a realidade dos alunos

Como aproximar o ensino com a realidade dos alunos

Olá, professores!

A educação é uma prioridade na vida de todas as pessoas. Mas conseguir ter a atenção dos alunos não é uma tarefa das mais fáceis, principalmente se a escola for pública, afinal é muito comum entrarmos em uma sala de aula e ver que o professor tem em torno de 30 alunos que, muitas vezes, nem percebem que tem um profissional querendo lhes passar algo importante.

Os professores se esforçam, tentam chamar a atenção deles e repassar o conteúdo a ser aprendido, mas são poucos os que prestam atenção. Mas isso não acontece pela falta de profissionalismo dos educadores e, sim, por falta de interesse dos alunos. Por isso, uma forma de conseguir chamar a atenção deles é aproximando o ensino da realidade deles.

Trazendo o conteúdo a ser dado em sala de aula de forma simples e interessante acaba envolvendo os alunos. Colocando situações do dia a dia com as quais ele convive, dentro da sala de aula, vai chamar a atenção deles e o aprendizado se dará de forma mais simples.

Por que o ensino não é tão eficiente?

Aprender novos conteúdos não é tão simples afinal, os assuntos são diferentes e aprendê-los requer um pouco mais de tempo. Além do mais, o conteúdo curricular que está presente nos livros didáticos é, em certos pontos, algo que está distante da realidade dos alunos.

Outro problema é o sistema de avaliação que torna difícil perceber o quanto que os estudantes assimilaram das disciplinas, pois quando um professor faz uma prova, eles podem muito bem dar um jeito de “colar” só para garantir a nota que precisa para passar de ano.

É por esse motivo e para facilitar o aprendizado de todos os alunos que se torna necessário criar novas formas de integrar o conteúdo didático com a realidade deles. Dessa forma, eles poderão aprender com muito mais facilidade e em um espaço de tempo muito curto.

Dicas para fazer o ensino se aproximar da realidade dos alunos

Quando um professor inova na forma de ensinar acaba envolvendo todos os seus alunos e ele não terá mais que gastar tanto tempo chamando a atenção deles para que prestem atenção na aula. Por isso, é preciso aproximar-se da realidade dos alunos para dentro da sala de aula e proporcionar uma experiência real por meio de métodos prazerosos e interessantes.

Uma forma de conseguir isso é promovendo uma investigação dos problemas da localidade onde eles residem. Dessa forma, o ensino estará se aproximando da realidade dos alunos e a motivação será instantânea.

Promover oficinas com diversos temas que estejam dentro da realidade deles é outra opção muito interessante, até porque, nessas oficinas, os alunos podem vivenciar situações do dia a dia deles, enxergar os problemas e encontrar as soluções de forma muito simples e prática.

Um bom exemplo dessa aproximação da realidade com o ensino pode ser tirado da própria sala de aula. Boas partes das escolas públicas não possuem ar-condicionado nas salas de aula. Com isso, o calor é insuportável para os estudantes e para os professores. Mas, essa pode ser uma ótima união da realidade com o ensino, pois os educadores podem se unir em torno de um único projeto: criar um sistema de refrigeração.

Claro que isso dá trabalho, mas é apenas um exemplo. Têm-se um problema do dia a dia (o calor) e a solução (um sistema de refrigeração) que pode ser utilizada em todas as disciplinas a fim de conseguir um protótipo que os próprios alunos criarão. Assim, eles absorverão diversos conteúdos em um único projeto e em um espaço de tempo muito curto.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo