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Como aproveitar melhor as Redes Sociais

Olá leitores do Canal do Ensino,

Artigo enviado pelas professoras:

Cristiane Regina Jorge Celeguim – Profissional de MKT, Professora de MBA-FGV e Coordenadora de curso de Administração.

Sandra Fiacadore Ciocchi, Administradora de Empresas, Especialista em Recursos Humanos e Professora Universitária e MBA.

O contato diário com alunos de diferentes faixas etárias nos faz perceber que ainda hoje, algumas pessoas são resistentes as redes sociais e, portanto, nos sobra uma pergunta interessante:

Seria desinformação ou excesso de informação?

Apenas para uma rápida definição, segundo Souza e Queila (2008):

“As redes sociais são estruturas sociais compostas por pessoas ou organizações. Essas por sua vez, estão conectadas por um ou vários tipos de relações. Pessoas que fazem parte da mesma rede social compartilham valores e interesses em comuns”.

Em conversas informais e diante da indagação do motivo pelo qual algumas dessas pessoas não possuem Twitter, por exemplo, resposta é sempre muito parecida: não encontram utilidade, ou ainda, não acham graça.

Quando debatida a utilidade das redes, para tarefas comuns como contatos familiares, amigos, trabalho ou até mesmo como uma forma de compartilhamento de conhecimentos e tendências com pessoas de diversas áreas., muitos ainda, se vêem desconfiados desta realidade virtual.

Seria trauma de experiências passadas pela primeira rede a chegar por aqui, onde o desconhecimento de sua real utilidade transformou-se em uma verdadeira invasão de privacidade? Namoros interrompidos, casamentos desfeitos, amizades terminadas, tudo em nome do frenesi exploratório da vida alheia aliada a essa poderosa e abrangente ferramenta?

Conhecemos inúmeros casais que excluíram suas redes do ar, por ciúmes, medo, dentre outros motivos. Teria realmente essa necessidade?

As novas redes trouxeram um amadurecimento aos internautas, que apresentam alto índice de rejeição àqueles que se comportam como no passado.
Atualmente as redes se tornaram um canal expressivo para o networking, marketing pessoal e negócios. As grandes áreas de Recursos Humanos (RH), das empresas, contratam após verificar o perfil de seu candidato a vaga pretendida na empresa, pois buscam conhecer um pouco mais os hábitos, cultura e estilo de vida desse candidato.

Assim, seguem cinco dicas para melhor utilização das redes sociais

1º Ética – Antes de divulgar qualquer postagem, leia e releia o conteúdo a fim de evitar publicações desrespeitosas, imorais, irresponsáveis, antiéticas, de conteúdo duvidoso. Lembre-se que tudo que é publicado pode ser usado a favor ou contra você em situações posteriores.

Por isso, respeito e ética também devem estar conectados com os perfis nas redes sociais. Procure publicar conteúdos de alto nível, relevantes a sua profissão, hábitos e valores.

2º Marketing Pessoal – Utilize-as para divulgar cursos, seminários, aulas, workshops, em que esta participando, viagens importantes.

Utilize essa ferramenta para vender sua própria imagem, com postagens que transmitam confiança e credibilidade, mostrando presença e estilo atreladas as suas características pessoais e profissionais.

Aproveite para dar uma previa de suas competências, habilidades, aspirações pessoais e profissionais e também de forma sutil, o que está fazendo para alcançar essas aspirações.

Pense em criar um estilo próprio na rede, pois isso tende a trazer identidade e estimular a curiosidade dos leitores.

3º Networking – Selecione para sua rede, pessoas com o mesmo interesse: networking e não hesite em bloquear pessoas que estão fora deste objetivo. Utilize a rede para manter, estreitar ou retomar contatos pessoais, relacionamento com amigos e colegas de trabalho.

4º Interação – É importante interagir de forma original com colocações inteligentes, interessantes e com certa regularidade, pois isso te fará presente e desejável de relacionamento. Consulte o perfil dos amigos, mas não se esqueça de olhar de vez enquanto o perfil de seus parceiros de trabalho e negócios a fim de conhecê-los melhor. Fale sobre coisas que interessam a você e as demais pessoas, pois quando se fala sobre assuntos de interesse comum, pouco se percebe o silêncio.

5º Gerenciamento – É importante gerenciar diariamente, ou sempre que possível, a fim de verificar se não há postagens importantes, mensagens, aniversários, etc., em que você deverá interagir. O inverso também é verdadeiro, ou seja, se há alguma postagem indesejada, você deverá excluir e se for o caso bloquear o usuário. Esteja certo de que seu perfil está sempre atualizado e com informações que sejam necessárias ou desejadas.

De forma conclusiva, podemos afirmar que as redes sociais fazem referência a um conjunto de pessoas com interesses semelhantes dentro um mesmo contexto social e que a utilização prática e consciente dessas ferramentas tendem a trazer projeção e prestígio, revelando o nível sócio-cultural, intelectual e até mesmo emocional de seus usuários, portanto, cuide bem de seu perfil e seja bem-vindo ao mundo virtual.

Um abraço e até a próxima

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