Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Como aproveitar a literatura no ensino médio

Como aproveitar a literatura no ensino médio

Olá, leitores!

Você é aluno do ensino médio? Como são suas aulas de literatura? Muitas escolas não valorizam essa matéria tão importante e muitas vezes nem fazem a distinção entre o português e a literatura, mas essa matéria é importante. Infelizmente a literatura não é uma das áreas mais valorizadas no ensino médio e, o nosso objetivo, é mostrar para você, aluno ou professor, a necessidade da literatura no ensino médio.

Antigamente as provas de vestibulares sempre exigiam a leitura de um livro, às vezes até mais de um livro, hoje, por causa do Enem, essa estrutura mudou. Em muitas instituições de ensino, nem existe a matéria individual, ela é apenas um tema tratado nas aulas de português.

O que aprender na aula de literatura

livros-empilhados

Na maioria das escolas particulares os alunos têm aulas de literatura, ela é vista como uma matéria separada do português assim como a redação, já nas escolas públicas é um pouco diferente. É claro que não podemos afirmar que todas as escolas fazem dessa forma, existem escolas públicas que valorizam a literatura e escolas privadas que não valorizam, mas nosso foco é mostrar que todas devem valorizar.

Os alunos podem aprender muito em uma aula de literatura, além de aprender conceitos literários terão acesso a diversas obras brasileiras e estrangeiras. Essa é uma matéria que incentiva a leitura, principalmente de livros importantes na literatura. Ela é considerada um bem cultural, o acesso a ela contribui para o desenvolvimento da educação em diversos sentidos, além de dar uma grande bagagem de experiências.

Existem muitos estudos relacionados a literatura no ensino médio, todos defendem a necessidade, mas a questão é como ela deve ser cobrada dos alunos e como o conteúdo deve ser passado. A literatura no ensino médio ajuda a desenvolver o hábito da leitura nos alunos, se você é professor já saber que muitos alunos não pegam em livros, são poucos os alunos que conhecem obras clássicas e já leram, por isso a literatura é importante.

Para ajudar você que é professor de literatura ou mesmo você que é aluno e gostaria de ter aulas mais interessante dessa matéria, vamos mostrar um exemplo que deu muito certo com uma professora e alunos de Porto Alegre.

O grande desafio dessa professora era o mesmo que de muitos outros, conseguir transformar leitores semânticos em leitores críticos. Os alunos não podem apenas entender o que estão lendo, é necessário conseguir identificar a construção, intertextualidade e a ideologia do livro que estão lendo. Essa tarefa não é simples.

Mas uma professora reformulou o programa de Literatura do Ensino Médio da sua escola. Suzana Borges, uma professora, resolveu aproximar os estudantes escolhendo assunto de interesse comum como amor, pátria, sociedade e identidade. Os alunos começaram a se deparar com obras de épocas diferentes e analisaram cada tema, usando um roteiro de leitura, aulas que incentivavam a participação e a discussão dos temas entre os alunos. A professora conseguiu conquistar seu objetivo e desenvolver o senso crítico dos alunos.

Entenda um pouco do roteiro literário criado pela professora:

  • No início do Ensino Médio, priorize a abordagem dos textos literários com foco em temas relacionados ao amor e outros sentimentos como pátria e identidade;
  • Selecione obras brasileiras e estrangeiras;
  • Encontre obras como poesia e prosa que se relacionem com a temática e com os textos teóricos, independentemente da época em que foram escritas;
  • No 2º ano, utilize textos que abordam a temática da sociedade urbana e rural e no 2º semestre o professor deve dar início ao estudo das escolas literárias;
  • Dê exercícios para desenvolver a própria escrita de textos literários;
  • Em seguida crie um blog e estabeleça um rodízio em forma de sorteio para que os alunos elaborem conteúdos online, esses textos devem ser dissertativos ou narrativos;
  • Em algumas provas, deixe que os alunos consultem o livro ou caderno.

Esse é um roteiro bem interessante que pode ser introduzido na sala de aula. Não deixe de compartilhar com outros professores o que você aprendeu por aqui, esse tema é importante e deve ser discutido nas escolas.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo