Você está aqui:Home » Dicas » Artigos » Como aprender política no colégio

Como aprender política no colégio

Olá Leitores,

É logo no colégio que as pessoas começam a desenvolver seu senso crítico, a se interessar mais por uns ou outros assuntos de sua realidade. Porém, nos últimos anos, é perceptível uma diminuição do interesse na área política. Os alunos veem esse assunto como algo “chato” ou que não deveria ser debatido. É preciso que essa ideia errada seja modificada dentro do ambiente escolar.

A escola, como um espaço de construção de conhecimento, é o local ideal para desenvolver essas qualidades desde cedo. Porém, não há forma mágica para apresentar esse complexo conteúdo aos jovens, entretanto algumas dicas são cruciais para elaborar uma aula dinâmica e que seja capaz de transmitir conhecimentos políticos, além de propiciar uma solidificação de uma consciência e interesse por essa área ainda na juventude.

Muita leitura

A mais importante ferramenta para o aprendizado de política na esfera escolar é a leitura. Por meio do conhecimento das notícias cotidianas é possível entender muito sobre o contexto político brasileiro. Levar esse hábito para dentro das salas de aula é imprescindível para a construção de um pensamento crítico desde muito jovem.

Simulação de parlamento

Uma alternativa interessante a aula é a simulação. Ao mesmo tempo em que se aprende sobre a estrutura e o funcionamento da política brasileira, é possível entender de forma prática e dinâmica o funcionamento interno do brasileiro. E claro, é sempre possível aplicar essas simulações se baseando em diferentes esferas, até mesmo na política internacional.

Política além da sala de aula

Outra forma de desenvolver a politização das crianças é propiciar, por meio da escola, vivências relacionadas a política, tanto em âmbito municipal, quanto estadual, regional ou até mesmo federal.

Essas vivências podem acontecer, por exemplo, por meio de visitas realizadas no horário de aula, podendo ser no senado, câmara, parlamento ou até mesmo no palácio do planalto. Dando assim, a oportunidade aos pequenos de acompanhar o dia a dia de um político.

Da história para a escola

É necessário também que, além de trabalhar a política contemporânea dentro das escolas, sejam trabalhados os sistemas políticos do passado. Uma forma interessante de desenvolver esse assunto é agregá-lo ao estudo de história mundial e do Brasil, o que pode tornar ambas matérias mais dinâmicas e divertidas, além de proporcionar uma melhor fixação dos conteúdos.

Conhecendo os grandes nomes

Não se pode esquecer, que muitos dos grandes políticos da atualidade e várias das estratégias usadas, tanto em âmbito nacional quanto internacional, são fortemente influenciadas pelos grandes cientistas políticos e estudiosos.

O que torna ainda mais indispensável a presença das obras desses grandes nomes na escola. Quanto maior for o contato com esses materiais mais o aluno estará apto a entender e interpretar os cenários da atualidade.

Comparar é preciso

Por fim, é importante lembrar que, acima de tudo, os jovens precisam entender claramente o funcionamento desse complexo sistema que é a política, para que esse processo aconteça de forma mais nítida na mente do estudante, é fundamental o uso de comparações.

Comparações transportam o conteúdo ao mundo conhecido do aluno, tornando-o mais claro e conciso. Comparar o sistema federal ou municipal à estrutura familiar (ou até mesmo a sala de aula) pode ser uma ótima maneira de esclarecer dúvidas e potencializar o aprendizado.

Bons Estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo