Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como aprender japonês sozinho de forma eficiente

Como aprender japonês sozinho de forma eficiente

Olá, leitor!

A maioria dos estudantes e profissionais presentes no mercado investe apenas no inglês e espanhol.

Se você quer ser um profissional diferenciado e também pretende fazer um intercâmbio para o Japão ou uma viagem de negócios, saiba que aprender japonês sozinho te destaca dos demais.

Você descobrirá que é capaz de superar um desafio difícil e ainda terá oportunidades maiores na carreira! Confira!

Prepare sua mentalidade para aprender japonês sozinho

Como_aprender_japones_sozinho_gratis_passo_a_passo _rapidamente_aprender_japones_basico_pdf_ aprender_a_falar

O idioma japonês é uma das 5 línguas que são consideradas mais difíceis para aprender, como árabe, mandarim, coreano e cantonês. Até mesmo para os poliglotas que são apaixonados por aprender diferentes línguas.

Isso porque, a estrutura das sentenças e os sistemas hiragana, katakana e kanji dificultam a compreensão para nós brasileiros que estamos acostumados com a estrutura das línguas como o português e o espanhol.

Aceite o fato de que aprender qualquer idioma diferente da sua língua mãe será difícil, e não se prenda a isso. Talvez você encontre outros aspectos para aprender outras línguas e considere mais fácil, mas com certeza alguém irá dizer que aquele idioma que você acha fácil é muito difícil.

Lembre-se que assumir que algo é difícil pode tornar o desafio de superar as barreiras do idioma muito mais motivadoras para você. Sabe aquele sabor de vitória e superação?

Com certeza ao dominar o básico de um idioma considerado difícil como o japonês, irá te ensinar muito mais habilidades e você terá um comportamento diferente quando for enfrentar outros desafios da vida e conquistar um sonho.

Você está motivado para aprender japonês sozinho?

É muito mais importante você se preocupar com o seu nível de motivação e capacidade de perseverar nos estudos, do que perder tempo se lamentando sobre como é difícil aprender japonês sozinho!

Você – e apenas você – é responsável pelo aprendizado da língua japonesa. Internalize isso e reflita sobre o quanto você está compromissado em aprender japonês.

Procure investir sua energia em desenvolver habilidades de aprendizado, técnicas de aprendizagem e a estabelecer uma rotina de estudos com disciplina e produtividade.

Um dos principais aspectos para você aprender japonês sozinho, é que irá precisar criar um ambiente que te propicie o máximo de contato com a língua japonesa e com os aspectos culturais do Japão.

As pessoas aprendem idiomas por meio da exposição. Para aprender japonês você precisa ouvir e ler muito material em japonês.

Este processo é chamado de INPUT, você assimila a estrutura do idioma, os sons, pronúncia e processa no seu cérebro até ao ponto de estar familiarizado, e então passar a escrever e falar com fluência, etapa que é chamada de  OUTPUT.

Então, invista primeiro bastante tempo em atividades de Input e depois em Output. Confira a seguir um passo a passo para você aprender japonês.

Como aprender japonês sozinho passo a passo

1 – Escolha um bom livro para aprender japonês

Pesquise livros didáticos para aprender japonês a partir do português. Cuidado com livros ruins que poderão prejudicar seu aprendizado e evolução.

Antes de comprar pesquise e converse com outros estudantes de japonês para pedir uma indicação.

Procure livros como o “Japonês em 30 Dias” e “Japonês Para o Dia a Dia” da editora Martins Fontes que acompanha um CD e tem boas recomendações dos leitores.

2 – Utilize um bom dicionário para estudar japonês

Além de investir em um bom dicionário de papel como “Michaelis – Dicionário Prático Japonês-Português” da editora Melhoramentos, procure também utilizar sites ou aplicativos online de dicionários de japonês.

Um bom exemplo de dicionário online de japonês bastante útil para encontrar significados de palavras e kanji, é o Jisho. O dicionário online Jisho está em inglês e possui traduções para o português.

Outra dica de dicionário de papel é o “Dicionário Visual de Bolso – 3 em 1: Japonês-Romaji/Inglês” da editora Blucher com 380 páginas.

3 – Estude os conceitos básicos com consistência e disciplina

Embora seja importante aprender a ler os grafados hiragana e katakana, muitos estudantes iniciantes em japonês não investem tempo para aprender a fazer o traçado de forma correta.

Nesta etapa provavelmente irá precisar de algumas aulas particulares ou de alguém para supervisionar e corrigir seu traçado no papel. Por isso, mais uma vez, você precisará de paciência e perseverança.

4 – Não pule etapas para aprender japonês mais rápido

Ao começar a entender frases de temas básicos do cotidiano como o clima e a família, você poderá se empolgar e pular alguns tópicos do livro didático que escolheu para estudar japonês sozinho. Não cometa esse erro!  Domine os temas básicos e siga os passos indicados pelos livros didáticos, não pule etapas.

5 – Aprenda japonês com mangás

Para quem gosta da cultura japonesa provavelmente já tenha uma coleção de mangás. Pesquise por mangás que não sejam muito informais e os utilize para aprender japonês.

Há livros didáticos que utilizam mangás, um exemplo é a série “Aprenda Japonês Lendo Mangá” feita pelos autores David Ramirez e Maria Ferrer da editora JBC.

6 – Assista muitos desenhos animados e mangás

Este com certeza é o passo mais divertido no seu plano de estudos para aprender japonês sozinho! Assista desenhos animados em japonês para aprender os padrões da língua, se acostumar com a pronúncia e treinar seu ouvido.

Você vai aprender de bastante vocabulário do dia a dia e até gírias em japonês. Procure assistir os desenhos dos mangás que você comprou. Assim você irá aprender japonês sozinho muito mais rápido seguindo a sequência livro e desenho animado, ou até para quem já conhece um anime e depois compra o livro do mesmo mangá.

Pesquise também esses desenhos infantis que serão ótimos para você aprender japonês sozinho: Sazae-San, Chibi-Maruko-Chan, Crayon Shin-chan, Doraemon e Hana Kappa.

Veja também canais no youtube para aprender japonês sozinho. Um bom exemplo é o canal Puni Puni Japan, com os vídeos você poderá aprender o básico de japonês sozinho como vocabulário, frases em Japonês e gramática da língua japonesa.

Os vídeos do Puni Puni Japan estão em inglês para o japonês, mas você pode configurar a legenda para o português.

7 – Assista muitos filmes em japonês

Embora seja bom e divertido assistir desenhos, invista seu tempo também para assistir filmes para que possa aumentar seu vocabulário e aprender palavras úteis nos contextos do dia a dia para sua viagem até o Japão, por exemplo, como se portar num restaurante e pedir seu prato, como fazer compras no supermercado, como saber onde fica um caixa eletrônico, como pedir um táxi para o aeroporto, como se transportar pela cidade e saber direção.

Observe as cenas dos filmes e os personagens nestas situações, assim você aprenderá sentenças e o padrão de gramática para aprender como conversar em japonês numa situação real do dia a dia.

8 – Desabilite a legenda

Isso mesmo! Desabilite a legenda em português dos vídeos em japonês. Esta dica vale para assistir desenhos animados e filmes sem legendas, mesmo que você só saiba o básico de japonês, é importante dar esse passo logo, não se frustre ou fique com raiva se você não entender nada na primeira tentativa, isso faz parte do aprendizado.

Pense que quando você estiver no Japão não existirão legendas em português para você traduzir!

Utilize os filmes ou até mesmo os animes sem legendas para treinar seu cérebro, o mesmo vale para séries e programas de TV.

É claro que você poderá assistir com legenda e isso também será útil no seu aprendizado de japonês, mas não se prenda a isso e procure se acostumar a assistir sem legenda.

Nestes momentos não se critique, procure se comportar como uma criança descobrindo o mundo e a linguagem, você vai perceber que aprender japonês irá mudar sua mentalidade.

9 – Ouça muitas músicas em japonês

Procure ouvir muitas músicas em japonês, crie um ambiente de imersão, pesquise as musicas que são trilha sonora dos desenhos animados e filmes que está assistindo e utilizando no seu plano de estudos.

Monte uma playlist de músicas em japonês e coloque para ouvir enquanto faz exercícios, enquanto estuda outros assuntos, enquanto está no carro indo trabalhar.

Uma dica parecida e também bastante útil é gravar o áudio dos episódios dos desenhos em japonês e colocar para ouvir enquanto faz outras atividades da sua rotina.

São formas de você aprender o japonês de forma passiva, por meio do ambiente de imersão, você está fazendo o Input, isto é, alimentando seu cérebro com os padrões do idioma.

Além de ouvir e até cantarolar um pouco pesquise a letra e utilize o dicionário para estudar japonês, também assista vídeos do YouTube que tenha a letra da música.

Neste caso assista e se acostume com a leitura do Hiragana e depois acompanhe a letra completa com palavras em Kanji.

10 – Utilize um aplicativo para memorização e revisão

No decorrer da leitura dos livros, textos, das revistas de mangá, enquanto assiste os desenhos e filmes, ou enquanto acessa sites, faça anotações de frases num aplicativo.

Você pode copiar as sentenças para o aplicativo e depois utilizar para revisar e memorizar os termos em japonês. Uma boa opção para isto é o Anki, para você criar cartas e baralhos com uma palavra ou frase que você aprendeu em japonês, e o significado dela em português.

Quando você estiver lendo um mangá online vai ser muito útil você utilizar o Capture2Text ao encontrar um kanji sem furigana, o aplicativo irá capturar o texto da imagem e você vai conseguir traduzir facilita muito para aprender japonês sozinho.

Confira também estes 10 sites para você aprender Japonês de graça e esse curso online de japonês grátis que compartilhamos aqui no Canal do Ensino.

Embora possa haver momentos em que parece que você não irá conseguir aprender japonês sozinho, lembre-se de que você talvez seja seu maior crítico.

Considere a realização de cada passo para aprender japonês como um obstáculo superado. Ao realizar qualquer uma dessas atividades e perseverar, você estará se capacitando a romper as barreiras para conquistar outros sonhos, seja lá o que for.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo