Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Idiomas e Línguas » Como aprender inglês sozinho: Passo a passo simplificado para você seguir

Como aprender inglês sozinho: Passo a passo simplificado para você seguir

Olá, leitor!

Há inúmeras pessoas, não autodidatas, que aprenderam inglês sozinhas. E não há segredo ou uma ferramenta poderosa! Basta ter três fatores primordiais: mindset, hábitos e material adequado.

Basicamente o que pode levar o sucesso de aprender inglês é o mindset que são as atitudes mentais para você aprender. E, logo entra em ação os seus hábitos de estudo, e consequentemente o material adequado para você.

Mas vamos por etapas. Se você quer mesmo aprender inglês sozinho esteja preparado para sair da sua zona de conforto. É importante você se perguntar: “o que realmente faz a diferença entre os que falam e os que não falam inglês?”

Por que tantas pessoas conseguem atingir o excito ao falar inglês, enquanto você já tentou cursinhos, se dedicou em livros e não alcançou o resultado que esperava? Quais foram os seus métodos e estratégias? E como aprender inglês sozinho? Continue lendo o texto.

Os tópicos abordados neste texto são:

1 -É possível aprender inglês sozinho?

2 – Como começar a aprender inglês?

3 -Como aprender inglês passo a passo

4 -Dicas para aprender inglês sozinho

5- Técnicas e métodos de estudo para aprender inglês

6- Livros para aprender inglês sozinho

É possível aprender inglês sozinho?

Como aprender inglês sozinho, dicas estudar inglês, como aprender ingles online

Fonte: Reprodução

É possível sim! E você pode se tornar o seu próprio professor, mas para isso é preciso ser disciplinado e persistente para aprender inglês. 

Como já falamos no início sobre mindset, você precisa ir além de seu ‘apenas querer’. Essa vontade precisa se transformar em atitudes,  hábitos, metas etc. Lembre-se é fácil desistir!

Por mais que já tenha tentado e não tenha êxito, há diferentes métodos e estudos que podem funcionar para você. 

O ideal é você ter o maior contato possível com a língua.  Saiba que é possível aprender inglês da forma certa, sem sofrimento e com a menor quantidade de dificuldades possível. E isso pode ser feito com algumas mudanças em seu dia. Mas atenção, você precisa ter um objetivo em mente para aprender o idioma.

Como começar a aprender inglês?

Tenha metas: crie metas de estudo. Conforme o modelo SMART, metas são especificas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. O que isso quer dizer?

As suas metas precisam estar claras. Precisa ser algo que você pode atingir, ou seja, incluir em sua rotina. Essa meta precisa fazer sentido para você. E logo, ela precisa ter um prazo.

Um exemplo de meta: “Quero atingir o nível intermediário de inglês em 6 meses. É para minha prova de proficiência e para viagem a Nova York daqui a um ano”.

Cole essa meta na geladeira, lembre-se dela sempre quando quiser pular uma hora de estudo, ou desistir.

Memorize frases: há frases que assim como no português são mais utilizadas. No inglês não é diferente. Sendo assim, a dica é  memorizar as frases mais utilizadas nas situações cotidianas. Veja alguns exemplos:

– Could you give me some information, please? [você poderia me dar uma informação, por favor?]

– How can I get to public transport [como posso pegar o transporte público?]

Assista com legendas: deixe de lado filmes e programas dublados. Comece a assistir seriados e filmes em inglês com legendas. Isso será importante porque você aprenderá o uso adequado das frases e palavras de acordo com cada contexto.

Um exemplo para músicas, por exemplo, pode ser até o site Vagalume. Ali há inúmeras músicas, escolha a sua preferida e veja a tradução. Para os seriados uma dica é assistir duas ou três vezes. Primeiro, assista com legenda. Na segunda sem, e comece prestando atenção nas palavras que não compreendeu. Pause, anote, volte, o importante é manter o seu foco na interpretação.

Não foque apenas em gramática: há outras formas de aprender e uma delas é com a comunicação.

Mude o seu modelo mental: aquela velha frase. Se você acha que aprender inglês é difícil, provavelmente será. É o que já explica a PNL sobre isso. Pensamento, sentimento e ação. Neste sentido, trabalhe a sua mente para que ela saiba que aprender inglês é legal e divertido, e pode ser, assim como foi para outras pessoas.

Não tenha medo de errar: Seja para pronunciar ou escrever. O medo apenas impedirá você de ir além. Então, encoraje-se a aprender. Sem vergonha e medo.

Pratique todos os dias: todos os dias você pode praticar. E nós vamos passar algumas das maneiras de inserir em seu dia a dia o inglês. Há uma frase que diz: “A regularidade é mais importante que a intensidade esporádica”. Por isso, insira o idioma em seu dia a dia!

Como aprender inglês passo a passo

1º Passo – Introdução a conversação: invista na conversação em inglês desde o início do estudo. Na conversação não é apenas traduzir as palavras. O importante nessa primeira parte é aprender a escutar em inglês. Não existe um curso de conversação em inglês, mas você pode inserir em seus estudos, os vídeos, programas e seriados.

2º Passo –  Falar corretamente: depois que já aprendeu mais sobre conversação, algumas semanas, insira em seu estudo a conversação com legenda e gramática. Preste bem atenção na palavra e não tenha medo de repeti-lá!

3º Passo – Expressões e pronúncia: quando souber falar inglês, você parte para as expressões e pronúncia. Isso mostra familiaridade com o idioma. Algumas expressões conhecidas são:

a) For goodness’ sake! – Pelo amor de Deus!

Como usar: “For goodness’ sake, hurry up!” – “Pelo amor de Deus, se apresse!”

b) To have no clue – Não ter a menor ideia.

Como usar: “I have no clue what I’m doing.” – “Eu não tenho a menor ideia do que estou fazendo.”

c) Never heard of – Nunca ouvi falar.

Como usar: “Never heard of that singer.” – “Nunca ouvi falar daquele cantor.”

4º Passo – Conversando em inglês: quando você já tem mais conhecimento da língua é hora de colocar em prática a conversação. Se estiver tímido, pode começar com aplicativos que incentivem a conversação.

 Como aprender inglês grátis

» Saiba por onde começar: tenha objetivos! Já falamos sobre as metas. Os objetivos são semelhantes, só que neste caso, você pode traçar um objetivo semanal, mensal, ou até um objetivo após completar um estudo.

» Invista em Livros: existem ótimas ferramentas e até aplicativos online disponíveis, mas não deixe de ter um bom livro em inglês. Faça uma pesquisa, ou peça até uma dica para o professor. Este livro pode lhe acompanhar em todas as horas de estudo.

» Vocabulário, Gramática e Pronúncia: neste caso é recomendado o uso de dicionários. Algumas opções são:

  • Longman Dicionário Escolar Inglês/Português– Português/Inglês (nível básico e pré-intermediário)
  • Dicionário Oxford Escolar Para Estudantes Brasileiros de Inglês (nível básico e pré-intermediário)
  • Password – English Dictionary For Speakers Of Portuguese (nível básico e pré-intermediário)
  • Collins Cobuild Advanced Dictionary of American English (nível intermediário e acima)
  • Oxford Advanced Learner’s Dictionary (nível intermediário e acima)
  • Longman Dictionary of Contemporary English (nível intermediário e acima)
  • Macmillan English Dictionary (nível intermediário e acima)

» Desenvolva Suas Estratégias: um método de estudo pode ser eficiente para a sua amiga e não para você. Por isso, aprenda a desenvolver as suas próprias estratégias. Observe em qual você tem mais facilidade, se é a conversação, pronúncia ou escrita. Depois disso, estabeleça formas e metas de estudos.

Dicas para aprender inglês sozinho

1. Organização pessoal: procure estudar em um espaço adequado, silencioso, iluminado e agradável. É difícil se concentrar com muitas pessoas a sua volta. A sua produtividade com certeza será melhor quando estudar em um local silencioso e sem interrupções.

2. Planejamento de atividades: tente esquematizar como será o seu estudo e como poderá aprender inglês sozinho. 

3. Rotina de estudos: aprender inglês sozinho requer uma rotina de estudo. Contemple diariamente um momento para você estudar e se aprofundar no idioma.

4. Imersão no idioma: se tiver a oportunidade de fazer um intercâmbio, ou viagem, faça! Será uma experiência que vai ajudar você a desenvolver o idioma fora do país. E se não houver viagem procure assistir filmes, músicas, programas de TV, livros, jornais, revistas etc.

5. Tenha prazer em estudar: estudar não precisa ser cansativo. Você pode estudar escutando um programa, música, lendo um noticiário no idioma. Tende semore compreender uma tradução.

Técnicas e métodos de estudo para aprender inglês

Estudando textos com áudio: Estudar usando textos com áudio em inglês é uma maneira eficaz (e divertida) de elevar o seu nível de conhecimento do idioma! E a técnica de leitura em que você precisa dominar e praticar dia após dia, principalmente nos primeiros seis meses a um ano de estudo.

Redes Sociais para Aprender Inglês: existem diversos aplicativos para Android e iOS que podem ser úteis na hora do estudo. Algumas dicas para aprender inglês são: procure páginas para seguir e grupos para participar de acordo com os seus interesses, siga as páginas e os grupos; isso vai mudar sua timeline drasticamente. E mais, se possível organize um modo de gravar novas expressões e vocabulário.

Aprender inglês com vídeo: Ouça Cursos gratuitos do Coursera, palestras no TED são boas fontes de aprendizado. A gama de temas é enorme, basta escolher o assunto que mais chamar a sua atenção.

Indicamos ainda os canais da Carina FragozoMr. Teacher PauloTia do Inglês e Cintia Disse são quatro canais que quem está estudando precisa conhecer.

Aprender inglês com podcasts: . Hoje, há uma oferta enorme de podcasts sobre os assuntos mais diversos, incluindo os dedicados à aprendizagem do inglês. A dica é escolher os podcasts que mais lhe interessam.

Algumas sugestões: Business English Pod, Podcasts In English, Grammar Girl,BBC World The English We Speak, 6 minute english. A

Vantagem em escutar, porque é uma forma eficiente de melhorar sua compreensão oral enquanto você realiza outras atividades!

Receitas em Inglês: se você gosta de se aventurar na cozinha, porque não fazer receitas em inglês? Vale assistir a programas culinários, ou colocar as receitas em dia.

Aprender Inglês com Seriado: vale assistir o seu seriado legendado, ou ainda descobrir outros seriados que são mais fáceis de compreender. Entre eles estão: Sesame Street (Vila Sésamo), Super Why, The Powerpuff Girls (As Meninas Superpoderosas), Frieds, entre outros. A lista é grande. E mais, há rede britânica BBC no YouTube, chamada BBC Learning English. Nela há vídeos com temas diferentes. Podem ajudar muito quem está estudando inglês.

Escute músicas:  Escolha uma música e use uma música de que você gosta e já conhece faz tempo para aprender vocabulário, estrutura e pronúncia . Estude a letra em inglês, e, se for preciso, consulte a sua tradução.

Leia: Escolha uma notícia por semana, em um portal de notícias em inglês. A dica é começar por reportagens cujo assunto você já leu em português e, que, portanto, já tem noção do contexto.

Livro para aprender inglês sozinho

Depois que você já domina melhor o inglês, nada de achar que está tudo bem. É fundamental manter uma rotina diária de estudos, e isso inclui a leitura de livros. Agora vamos trazer para você sugestões de livros que você pode ler em inglês. Preparados para a nossa lista?

Nível Básico:

– Adulthood Is a Myth, de Sarah Andersen
– Garfield at Large: His 1st Book, de Jim Davies
– The Days Are Just Packed, de Bill Watterson

Intermediário

– Harry Potter and the Philosopher Stone, de J. K. Rowling
– And Then There Were None, de Agatha Christie
– The Da Vinci Code, de Dan Brown

Intermediário Superior

– Alice’s Adventures in Wonderland, de Lewis Carroll
– The Old Man and the Sea, de Ernest Hemingway
– Milk and Honey, de Rupi Kaur

Avançado

– Pride and Prejudice, de Jane Austen;
– Never Let Me Go, de Kazuo Ishiguro
– American Gods, de Neil Gaiman

Avançado Superior

– 1984, de George Orwell
– Lolita, de Vladimir Nabokov
– To Kill a Mocking Bird, de Harper Lee
– The Handmaid’s Tale, de Margaret Atwood
– Flowers for Algernon, de Daniel Keyes

Neste texto você pode ver como é possível aprender inglês sozinho. Passamos dicas e passo a passo. Lembre-se, mais importante do que uma ferramenta é você manter a sua motivação para estudar.

No decorrer do caminho pode haver percalços, porém lembre-se dos seus objetivos e mantenha-se firma em seus estudos. Bons estudos e disciplina. Você consegue!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo