Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como aprender inglês: passo a passo completo

Como aprender inglês: passo a passo completo

Olá, leitor!

Você sonha em ser fluente em inglês? Já estuda o idioma já faz tempo, porém não consegue avançar? Já descobriu por quê?

Neste artigo você aprenderá diversos segredos, ferramentas essenciais e dicas sobre como aprender inglês.

Além das técnicas de aprendizado, vamos compartilhar informações sobre onde encontrar centenas de vídeos e materiais gratuitos sobre como aprender inglês de forma simples e eficiente. Confira!

Sequência efetiva para aprender inglês: siga a ordem natural

como-aprender-ingles

Em comparação com a língua portuguesa, podemos compreender a seguinte sequência: ouvir, falar, ler e por último a escrever, certo? E sabia que essa é a forma mais efetiva para você aprender inglês?

As crianças aprendem primeiro a ouvir para somente depois falar, assim como aprendemos primeiro a ler para somente depois escrever.

Tentar falar antes de entender ou escrever antes de ler não somente é um método ineficiente, como também pode prejudicar o seu inglês.

Na sequência de seus estudos você precisa seguir essas etapas para treinar sua escuta, fala, leitura e escrita:

  • Ouvir – Você vai treinar o sua escuta, para se acostumar com o novo idioma, usando o inglês da vida real, e de uma forma que seu cérebro vai tratar o inglês como uma prioridade.
  • Falar – Falar e falar muito inglês até melhorar a sua pronúncia. Só há um jeito de aprender a falar inglês e é falando! Amplie seu vocabulário e domine o maior número de palavras para nunca mais esquecer.
  • Ler – É hora de acessar, sites, manuais, livros e muita informação privilegiada em inglês! Tente reconhecer as palavras que você já ouviu.
  • Escrever – Depois que você treinou sua leitura você irá aprender como escrever e se comunicar sem precisar ficar usando o google tradutor.

Conforme você tem contato com o inglês, compreende e absorve palavras, frases e diálogos, essas informações vão aos poucos sendo armazenadas no seu cérebro, como se ele fosse uma enorme biblioteca.

Quando você fala ou escreve uma palavra, frase ou estrutura, seu cérebro vasculha as informações armazenadas na sua “enorme biblioteca” em busca das palavras, frases e estruturas necessárias.

Como aprender inglês através do estudo ativo e passivo

Existem duas formas de estudar inglês: o estudo ativo e o estudo passivo. Entenda a seguir como funciona cada um deles:

Estudo ativo de inglês

O estudo ativo é aquele em que você literalmente “senta e estuda” durante certo tempo o idioma. É o momento da sua rotina de estudo, que você irá reservar na sua agenda diária para fazer exercícios, ler, escrever em inglês.

Estudo passivo de inglês

O estudo passivo, por outro lado, é todo o tempo que você passa em contato com o inglês, mas em que não está necessariamente estudando com apostilas e livros. Por exemplo: quando você está assistindo a uma série ou filme em inglês, lendo um site em inglês, ouvindo uma música em inglês, jogando videogame em inglês, etc.

Para que você alcance resultados na fluência do inglês, além de estudar de forma ativa todos os dias, você precisa maximizar o seu tempo de estudo passivo, ou seja, o tempo que você passa em contato com o inglês. Quanto mais tempo você estiver em contato com o inglês, mais você se familiarizará com o idioma e mais rápido será o aprendizado.

Como criar um ambiente favorável para você aprender inglês?

Para ter o máximo de contato com idioma você precisa criar um ambiente de estudos. Um ambiente favorável para aprender inglês é aquele que o inglês esteja o mais presente possível na sua vida.

Faça o teste: observe seu ambiente e sua rotina diária, o quanto você tem contato com o inglês no seu dia a dia? Seus aparelhos eletrônicos estão em inglês? Seu computador e smartphone estão em inglês? Você lê sites ou blogs em inglês? Você assiste séries e filmes em inglês?

Se você respondeu sim para a maioria destas perguntas, você já está em um ambiente que o inglês é presente, o que é um bom começo!

O objetivo agora é transformar esse mesmo ambiente em um ambiente de imersão, aumentando a quantidade do idioma presente na sua vida, de modo que, onde quer que você vá ou o que quer que faça, você sempre esteja em contato com o inglês.

Ferramentas e dicas de como aprender inglês

Siga as dicas a seguir para criar um ambiente favorável de aprendizagem e estudar de forma ativa e de forma passiva o idioma inglês.

Aperte o play e deixe tocar músicas em inglês

Se você já tem o costume de escutar músicas, tente dar uma parada com as músicas em português e comece a escutar somente músicas do novo idioma.

Já compartilhamos aqui no Canal do Ensino Métodos simples para você aprender inglês com música. Aproveite e confira a lista das melhores músicas que selecionamos para você aprender inglês.

Celulares, Aparelhos Eletrônicos e Computador em inglês

Quase todos aparelhos eletrônicos, inclusive seu celular, têm a opção de alterar o idioma para o inglês, e é isso mesmo que você deverá fazer! Dê uma pausa na leitura e faça isso agora mesmo, depois mude o idioma de outros dispositivos portáteis que você tiver na sua casa.

Essa pequena mudança garantirá que você esteja em contato com o inglês sempre que usar esses aparelhos. Essa dica também vale para as suas redes sociais e contas de e-mail!

TV, Série e Filmes

Assista aos filmes e séries sempre com legendas. Se você tiver mais domínio coloque as legendas em inglês. Depois assista na sequência: veja primeiro filme com legenda em português e depois com a legenda em inglês. É um bom exercício para treinar.

Youtube

Pesquise Canais do Youtube de brasileiros ensinando inglês e também de gringos que dão dicas para brasileiros, como esses aqui:

Livros

Depois que você já tiver treinado as habilidades de ouvir e compreender o inglês, invista nos livros. Escolha livros em inglês sobre os temas que mais gosta, assim você aprende inglês e se aprimora sobre o seu tema preferido.

Opte por um livro que tenha linguagem mais atualizada e simples.  Ao ler, você não somente estará exposto ao inglês, mas também aumentará muito seu vocabulário e aprenderá naturalmente a gramática.

Cartões de memória

Os cartões de memória são pequenos pedaços de papel em que você escreve uma palavra nova e tenta memorizá-la.  Você escreve frases inteiras em inglês que deseja memorizar na frente do cartão (mesmo que deseje memorizar somente uma palavra o ideal é sempre colocá-la numa frase) e atrás do cartão você coloca a tradução. A ideia é só “virar” o cartão após se lembrar.

E você pode fazer isso usando cartões virtuais de memória, há aplicativos para criar os também chamados Flash Cards. Confira o Anki e o Quizlet.

Estude inglês com aplicativos

vários aplicativos para aprender idiomas, confira o Duolingo e o Hello English. Ambos funcionam como jogos em que o estudante vai passando de fase conforme avança na fluência. No Duolingo há exercícios de pronúncia em que você pode testar e comparar. O Hello English, oferece explicações sobre estruturas gramaticais, conforme elas vão aparecendo.

Não caia na armadilha do conhecimento

Um dos pontos chaves mais importantes que você precisa saber e entender para ter sucesso no aprendizado da língua inglesa é que idiomas são habilidades e não conhecimentos.

Muitos estudantes não têm progresso no aprendizado da língua inglesa, pois caem na armadilha do conhecimento.

Faça um teste: repare na sua estante, veja todas as apostilas, livros, CDs e DVDs com conteúdos de Inglês.

Agora me responda: todo esse conhecimento se transformou em habilidade? Isto é, essa quantidade enorme de conhecimento dos materiais e apostilas o fez fluente em inglês?

Muito mais que conhecimento, aprender um idioma é aprimorar habilidades, isso quer dizer que ao ler, escrever, falar e compreender a língua inglesa, nós estamos usando uma habilidade que desenvolvemos através de muitas horas de prática. Não um conhecimento, que aprendemos e compreendemos através de estudos de apostilas e pesquisas de dicas de como aprender inglês.

Um idioma é uma habilidade que precisa ser praticada constantemente para ser melhorada. Quanto mais tempo você praticar o seu inglês, melhor ficará.

Para aprender inglês de forma efetiva, você precisa de contato diário com a língua. Se todos os dias você passar uma hora em contato com o inglês, eventualmente você irá aprender.

E a prática não se resume a tentar falar em inglês com seu professor, amigo ou colega de classe, fazer incontáveis exercícios de gramática ou outras atividades tradicionalmente praticadas em sala de aula. Para ser efetivo, a prática precisa ser regular, se tornar um hábito diário.

Como criar o hábito de estudar inglês?

Um hábito é algo que fazemos regularmente, sem pensar, adquirido através da repetição. Para manter seus estudos de inglês com regularidade você precisa desenvolver o hábito de aprender inglês de forma ativa e também de forma passiva. Neste caso, você deixará de fazer algo porque “tem que fazer” e irá fazê-lo quase que naturalmente.

Se o momento dos seus estudos do inglês se tornar um hábito você irá estudar todos os dias sem ter que pensar “hora de estudar inglês”, sua motivação irá aumentar a medida que for avançando.

Os hábitos são estratégias do nosso cérebro para executar tarefas evitando esforços desnecessários. Os hábitos são formados por 3 fases que formam um ciclo chamado por Charles Duhigg (autor do livro O Poder do Hábito) por Loop do Hábito:

  • A primeira fase é chamada de deixa ou o gatilho que desencadeia o hábito.
  • Depois vem a rotina, que é quando você faz a atividade de forma recorrente
  • E no final, uma recompensa, que é aquilo que buscamos mesmo que inconscientemente ao repetir o hábito.

Para formar um hábito, você precisa do gatilho, da rotina e da recompensa. Para aprender inglês você precisa ter o hábito de estudar inglês, então para otimizar seus estudos liste:

Gatilhos

O que você precisa eliminar, quais deixas/gatilhos que te distraem dos estudos, por exemplo? Quais serão os gatilhos que te farão lembrar-se dos seus estudos e do seu momento de praticar inglês? Quais serão as pistas que vão despertar seu cérebro para ter mais consciência e observar seu ambiente para aprender inglês?

Rotina

Quais serão os ajustes na sua rotina para ter tempo focado nas atividades de estudo e aprendizado do inglês? Quais serão os ajustes na sua rotina para criar um ambiente favorável para aprender inglês?

Recompensa

Quais serão os pequenos prêmios e recompensas que você irá ter a cada rotina de estudos de inglês que conseguir cumprir? Quais serão as recompensas a médio e longo prazo quando evoluir sua fluência do idioma?

Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo