Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como aprender francês online grátis de forma definitiva

Como aprender francês online grátis de forma definitiva

Olá, leitor!

Você sabia que o francês é língua mais solicitada nos processos seletivos no Brasil, depois de espanhol e inglês? Este já seria um bom motivo para estudar o idioma e se destacar no mercado de trabalho.

Mas se você quer viajar e conhecer a França, Bélgica, Quebec, Suíça ou precisa aprender francês para negócios e está pesquisando uma forma de aprender rapidamente pela internet, saiba que nem todos os cursos para aprender francês online grátis são bons.

Selecionamos os melhores sites para você aprender francês de graça de forma definitiva, independente se você só sabe dizer Bonjour!

É importante aprender a língua com o vocabulário que será útil, recursos gramaticais e exercícios que te ajudem a avançar na fluência com práticas que envolvam ouvir, falar, ler e escrever. Confira as dicas!

Dicas para aprender Francês online grátis

como-aprender-frances-online-gratis-de-forma-definitiva

Prepare seu plano de estudos e considere as etapas na sequência a seguir:

  • Pesquise e descubra mais sobre as culturas francófonas, que são aspectos culturais e identidade que constituem as comunidades falantes do idioma Francês, que incluem a história da língua e da nação, contexto político, geografia da França e dos países francófonos, cultura gastronômica, musicas, produção cinematográfica e produção literária.
  • Faça exercícios para compreender o francês cotidiano num curso de francês com áudios;
  • Faça exercícios para treinar a pronúncia, como ler números em voz alta, por exemplo;
  • Faça exercícios que envolvam imagens além de som e escrita, isso irá acionar o seu canal visual e ajudará na memorização;
  • Leia, assista conteúdos em francês e ouça músicas para enriquecer seu vocabulário;
  • Faça exercícios de gramática e escreva textos pequenos do cotidiano, como um e-mail, uma receita, um currículo;
  • Utilize um dicionário online de Francês para tirar dúvidas e para descobrir novas palavras relacionadas ao seu dia a dia.

Confira os melhores sites e aplicativos para aprender francês online grátis:

Sites para aprender Francês de graça

Bonjour de France

O site Bonjour de France oferece aulas e exercícios de francês gratuitos em várias categorias: Gramática, Compreensão, Vocabulário, Fichas Pedagógicas, Francês para interesses particulares, Francês para iniciantes, Exercícios de conjugação, Jogos, Expressões Idiomáticas, Civilização Francesa, Falar Francês, Preparação DELF, Francês no Mundo, Francófono e também exercícios para Professores de Francês.

Très Bien Francês

O site Très Bien Francês está organizado em categorias que ajudam o estudante a definir seu plano de estudos: Iniciante, Intermediário, Avançado, Francês para Viagens, Francês para Negócios, Termos Médicos em Francês e Exercícios de Gramática. Ao escolher um curso o estudante é direcionado para fazer exercícios que envolvem ouvir, pronúncia, gramática, leitura etc.

A medida que for fazendo os exercícios, o próprio site indica as lições relacionadas e conteúdos extras para aprimorar no idioma. O site está em português e é possível acessar muitos exercícios para aprender francês gratuitamente, há aulas e conteúdos que tem acesso restrito, como aulas com professores.

TV5Monde

O canal TV5Monde tem aulas para estudantes iniciantes do nível básico, nível intermediário e avançado. É possível aprender francês fazendo vários exercícios gratuitos, testes, assistir vídeos, utilizar o dicionário da língua francesa, exercícios com expressões idiomáticas.

Além desses recursos é possível fazer pesquisas pelo campo de buscas e estudar com materiais de diferentes temas, escolher qual habilidade quer aprimorar (escuta, fala, leitura, escrita) e qual nível. Se você quiser avançar poderá assistir documentários em francês pelo Parlons français, c’est facile! e ao canal TV5MONDE no Brasil.

Babbel

A Babbel oferece gratuitamente vários conteúdos e funcionalidades para você aprender diversos idiomas, incluindo o francês. A utilização dos conteúdos básicos e o registro no site não são cobrados, mas há conteúdos que poderão exigir pagamentos e o usuário será avisado para aderir ao contrato premium.

Culturethèque

Culturethèque é um site que reúne diversos conteúdos em francês como livros, músicas, histórias em quadrinhos, filmes, documentários, Web TV e cursos. Para acessar os conteúdos gratuitos é necessário ser associado da Mediateca BiblioMaison e das Alianças Francesas do Brasil.

Governo de Quebec – Canadá

O governo de Quebec oferece cursos de francês online gratuitos para quem vive em Quebec ou planeja morar lá. O site está em francês e é indicado para quem já tem um nível de francês intermediário ou avançado.

Universidade Carnegie Mellon

A plataforma da universidade aberta Carnegie Mellon, oferece dois cursos gratuitos para iniciantes na língua francesa chamada Elementary French I e Elementary French II.

Vocabulário para viagem no blog Viajoteca

O blog Viajoteca disponibiliza várias dicas para quem ama viajar, é mantido pelos blogueiros viajantes Carina, Martinha, Mirella e Oscar. No blog você pode acessar várias dicas e exercícios para aprender francês para viagens com lições nas categorias: aeroporto, trem, carro e transporte público, compras, hotel, restaurante, emergências e vocabulário geral.

Confira outros 10 sites para aprender francês de graça que já compartilhamos no Canal do Ensino.

Aprenda Francês com aplicativos

Aplicativo do busuu para aprender Francês

Você pode baixar o aplicativo Busuu gratuitamente e fazer lições básicas de francês, há lições extras e suporte para usuários que assinam a plataforma. O App está disponível para Android e IOS.

Aprenda Francês utilizando o Inglês

Para quem entende bem o inglês poderá estudar francês pelos sites relacionados abaixo. Uma dica importante para o seu progresso é utilizar os recursos gratuitos dos sites em inglês-francês, mas não gastar muito tempo fazendo traduções inglês-francês.

Ao fazer muitas traduções você vai acostumar seu cérebro a utilizar esta estratégia, o que irá desperdiçar tempo e energia e poderá confundi-lo caso a tradução literal não funcionar.

BBC Languages

O canal BBC Language disponibiliza jogos, exercícios, vídeos, áudios e muitos recursos em um curso de idiomas online e gratuito.

Loecsen

No site Loecsen você encontra lições gratuitas para nível básico do francês, e escolhe os termos básicos de conversação, temas como família, restaurante, táxi, hotel e sentimentos. Para acessar áudios e baixar as lições em PDF é necessário assinar o plano Premium.

Elearningfrench

O site elearningfrench disponibiliza dois cursos para você aprender francês online e é gratuito. Um curso é indicado para iniciantes e o outro é para quem já tem francês intermediário. Cada curso inclui 12 aulas gratuitas de francês. No site você pode acessar o dicionário inglês-francês/francês-inglês.

Open Learn

O site Open Learn (Cursos gratuitos da Universidade Aberta) oferece 2 cursos para o estudante de idiomas aprender francês, um curso de francês para iniciantes com temas da cidade e um curso de francês com situações de comida e bebida, e mais 2 cursos para nível intermediário.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo