Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como aprender espanhol sozinho: tutorial completo

Como aprender espanhol sozinho: tutorial completo

Olá, leitores! 

Você gosta ou precisa aprender idiomas mas não tem como frequentar cursos renomados, ou prefere estudar sozinho aproveitando o tempo que tem disponível? Espanhol é uma ótima alternativa, principalmente para quem está pretendendo estudar por conta própria. Saiba já o porquê.

Aprender um idioma diferente pode ser uma tarefa muito difícil para algumas pessoas, mas não precisa ser assim. Existem algumas instruções que os poliglotas usam e auxiliam muito esse processo.

Uma dica está em estudar aquele que tenha a mesma origem de sua língua natal. Para quem fala português, por exemplo, o espanhol é uma ótima opção assim como o italiano e o francês, pois todos têm origem no latim, possuindo desse modo semelhança na gramática, no vocabulário e na sintaxe.

Com esse artigo você encontrará informações de como aprender espanhol :

  • De forma gratuita em instituições físicas existentes em sua cidade ou de qualquer lugar do mundo, online.
  • Usando aplicativos que podem ser instalados em seu celular ou no computador, facilitando sua vida onde quer que esteja.
  • Sugestões de estudo do idioma com o uso de livros que poderão ser encontrados em livrarias ou em formato e-book, podendo ser baixados em pdf.
  • Informações sobre áudios, conversação, dicas de profissionais especialistas e página de ensino
  • O uso de músicas como ferramenta de aprendizado da língua espanhola.
  • Jogos interativos que auxiliam na fixação do conhecimento referente ao idioma em questão.
  • Sites e canais do Youtube que completaram seu conteúdo de espanhol.

Aproveite bem cada sugestão e veja qual será mais útil para sua prática. Boa leitura!

Como aprender espanhol sozinho

Fonte: Reprodução

Como aprender espanhol

O espanhol é um idioma românico, ou seja, originário do latim como outras línguas ibero-românicas: português, italiano, francês e romeno. O castelhano é falado na maioria dos países da América Latina, além de países da Ásia, África e Guiné Equatorial.

A denominação castelhano é devido ao Reino de Castela, do norte da Espanha se espalhou pelo centro e sul da Península Ibérica, durante a Idade Média e depois para América, África e Ásia no período da expansão do Império Espanhol.

É uma das 6 línguas oficiais da ONU(Organização das Nações Unidas) e é a língua oficial da União Europeia, do Mercosul e da UNASUL (União das Nações Sul-Americanas). Cerca de quase meio milhão de habitantes do mundo são falantes da língua, sendo nativos pouco menos de 400 mil pessoas.

Lendo até aqui você já encontrou dois motivos para aprender espanhol: a aproximação com sua  língua materna, a portuguesa – o que facilita no processo de aprendizagem- além de saber que poderá se comunicar com nativos e falantes de tantos países.

Além disso, saiba que o espanhol é a terceira língua mais usada na internet, ficando atrás somente do inglês e do mandarim, sendo também a segunda mais estudada atualmente.É a língua oficial de:

Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia,Peru, Chile, Equador, Bolívia, Venezuela, El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, Cuba, Guiné Equatorial, Honduras, Panamá, República Dominicana,México e Espanha. Porém, também está na África, Oceania e nos Estados Unidos.

Você que já decidiu estudar por conta própria deverá ter em mãos alguns recursos que o auxiliarão nesse processo: seja gratuitamente, frequentando instituições educacionais ou pela internet, através de aplicativos no computador ou celular, entre outras formas como citamos anteriormente e que ficará sabendo com detalhes a partir de agora, acompanhe.

Como aprender espanhol grátis

Fazer um curso gratuito é o sonho de qualquer estudante: principalmente com conteúdo cujo conhecimento seja aplicado em sua vida, como é o caso do estudo de idiomas. Esse sonho pode se tornar realidade basta saber identificar as oportunidades existentes. Mas fique calmo, estamos aqui para ajudá-lo.

Lembramos que em relação ao idioma espanhol você já tem a vantagem de falar uma língua com certa semelhança na grafia, nos significados, na sintaxe e na origem latina…No entanto existem algumas palavras que embora sejam semelhantes diferem no significado, por isso é importante que se tenha o cuidado de identificá-las durante o estudo. Um material de qualidade certamente irá lhe passar essa informação.

Existem cursos gratuitos presenciais oferecidos em instituições públicas pelo Brasil, mas não em todas as cidade, estados, ou municípios. Verifique se existe em sua região.

Centro Interescolar de Línguas (CIL), ou um IFB (Instituto Federal de Brasília), os dois se você residir no DF ou entorno. Nessas instituições existe o ensino de idiomas, inclusive o espanhol em níveis do iniciante ao avançado. É só entrar no site, fazer um cadastro e acompanhar os períodos de inscrição e a disponibilidade do curso. Oferecido aos estudantes de escola pública e comunidade.

Para quem faz parte de uma comunidade acadêmica, seja como aluno, funcionário técnico ou docente da instituição, existe o programa Idiomas Sem Fronteiras (ISF).Oferece o curso de espanhol em diversos níveis, básico, níveis avançados e testes de nivelamento. Para isso deve fazer um cadastro no site no prazo estabelecido em edital. Sua instituição deve ser parceira do programa, através de convênio.

Existem outros programas oferecidos por organizações não governamentais (ONGs), grupos de iniciativas sociais, SESC, SENAI, movimentos estudantis espalhados pelo país. Procure se informar visitando site da secretaria do seu estado, ou através do site de busca, por região.

Como aprender espanhol online

Uma das grandes vantagens da internet é a possibilidade de se estudar no tempo que você tem disponível. adaptando seus horários, sua rotina. Essa facilidade pode ser uma boa saída mas pode também ser um problema se você não tem organização ou é um procrastinador.

Saiba usar a internet a seu favor seguindo algumas de nossas orientações e não se perdendo em distração. Veja como:

Primeiramente, definido o curso, no caso é o espanhol, avalie se terá condições de fazer algum investimento financeiro ou se o curso deverá ser totalmente gratuito. Existem plataformas que disponibilizam parte do material gratuitamente, mas se quiser mais terá que pagar.

Existem também sites que oferecem o curso totalmente gratuito, mas é bom verificar qual a forma de ensino: se há a disponibilidade do material para você estudar, porém é todo por sua conta, ou se existe algum contato com professor, como chat, vídeo-aulas, fórum, e-mail.

Definido isso, escolha a plataforma que irá usar baseando-se em dicas de professores, estudantes aplicados de idiomas, sites especializados e respeitados, como o Canal do Ensino. Entre no site, faça um tour pela página, conheça seu material.  Avalie se você terá condições de cursá-lo conforme sua realidade de horas disponíveis, tempo de curso entre outros aspectos.

Feito isso, reserve o tempo definido em sua agenda para o estudo. Seja diário, ou uma vez por semana, em 1 hora ou 4 horas, no computador de casa ou em outro local. Haja como se tivesse que ir a uma instituição para estudar e cumpra o horário. Não atrase e não falte. Tenha compromisso. Caso o contrário não conseguirá chegar até o final do curso de maneira satisfatória.

Estudar online exige disciplina e concentração. Tente se dedicar exclusivamente ao curso, não se distraia com televisão, ou celular. Cuide também que seja um lugar adequado aos estudos, sua conexão com a internet não pode ser muito fraca, além do áudio e vídeo deverão ter uma qualidade melhor possível.

Além da internet no computador, poderá estudar através de aplicativos no celular. Saiba como, no próximo tópico.

Aplicativo para aprender espanhol

O uso de aplicativos tem facilitado bastante a vida dos usuários de internet, não é mesmo? Com um bom celular, uma conexão decente e aplicativos, poderá adiantar muitas coisas em sua vida, mesmo fora de casa, inclusive estudar espanhol!

Estudar, principalmente idiomas, com o uso desses aplicativos tem sido uma alternativa muito utilizada, especialmente porque você pode usá-los: em pé em uma fila de Banco, sentada em uma praça de alimentação esperando o final do horário de almoço, ou tentando diminuir a tensão no consultório médico enquanto aguarda sua vez.

Aplicativos são práticos, fáceis de usar, dinâmicos e até divertidos! Existem para todas as fases dos estudos, do iniciante ao avançado, muitos vão evoluindo conforme seu desenvolvimento no aprendizado. Possuem games, exercícios, testes entre outros recursos.

A maioria dos aplicativos disponíveis tanto para Android, como IOS, são gratuitos, ou oferecem uma versão mais completa paga. Geralmente são fáceis de instalar e muitos ainda possuem sites para você se aprofundar mais nos estudos, caso queira.

Uma das vantagens dos apps disponíveis é que você poderá interagir com outros falantes do idioma, nativos ou não. Nesse momento, além de aprender mais sobre a língua, poderá aprender também sobre a cultura espanhola, nos diversos países onde se fala o idioma.

Alguns considerados Top, no quesito ensino de idiomas estão: Duolingo, Babbel, Menrise, Busuu, Rosetta Stone. Porém existem outros também muito bons. Entre na loja de aplicativos no seu aparelho e dê uma pesquisada.

Poderá aprender também mais sobre dialetos, expressões idiomáticas, gírias, costumes, pronúncia, coisas que são mais difíceis de se aprender somente lendo livros. Essa definitivamente é a melhor parte do uso de aplicativos de ensino de espanhol: a conversação. Falaremos mais sobre isso no tópico seguinte:

Como aprender a falar espanhol

Uma habilidade muito importante a ser desenvolvida enquanto se aprende espanhol  é a conversação. Muitas pessoas aprendem a gramática, outras entendem a língua ao ler ou ouvir alguém falando na língua, mas na hora de conversar…

A importância de saber outra língua não é também se comunicar com o mundo? A comunicação eficiente se faz com um bom entendimento entre  emissor e receptor. É preciso que haja compreensão dos dois lados.

Para resolver esse problema, muitos cursos foram criados voltados exclusivamente para isso: desenvolver a conversação no idioma. Existem em diversos formatos como sites com espaço para bate-papo, aplicativos, grupos de redes sociais e até mesmo pontos de encontros nas cidades. Tem para todos os gostos e bolsos.

Para aprender a falar é preciso primeiramente ouvir. Ler um texto e ouvir sua leitura repetidas vezes por exemplo, é uma maneira de exercitar isso. Num primeiro momento leia em voz alta, da maneira que acredita ser a pronúncia.

Depois escute um áudio do texto, acompanhando com leitura silenciosa, ou peça para alguém que domine a língua ler em voz alta para você. Faça anotações das palavras que errou na pronúncia e leia de novo.Faça isso até perceber que consegue ler da maneira correta. Dessa forma estará treinando leitura e pronúncia.

Outra forma de exercitar a fala é através do diálogo entre pessoas que fale fluentemente o espanhol, de preferência que seja um nativo do idioma. Por quê? Bem, se conversar com outro estudante que esteja mais ou menos no seu nível de conhecimento pode ser até positivo, mas e se existirem dificuldades?

No caso de dúvidas quanto a forma de falar ou se a colocação de determinado termo está correta, ficará mais difícil de resolver conversando com outro estudante que ainda esteja aprendendo. Com um nativo, ou alguém que domine perfeitamente o idioma suas dúvidas poderão ser sanadas na hora.

Como aprender espanhol com áudio

Enquanto não estiver conversando com ninguém, é possível exercitar sua pronúncia e seu entendimento do idioma através dos áudios de aulas por exemplo. Muitos sites de ensino do idioma oferecem esse recurso.

Em aplicativos também encontrará áudios seja para repetir palavras, expressões ou mesmo para ouvir durante uma leitura. Alguns possuem até mesmo correção pois sua voz poderá ser gravada. Muito útil para quem está aprendendo completamente sozinho.

Se estiver fazendo um curso semi-presencial, ou com algum auxílio profissional de tempos em tempos, é possível que esteja incluído no material pedagógico áudios dos textos ou dos livros. Ou ainda peça licença ao professor para gravar suas aulas. Depois é só treinar. Lembrando que estará estudando sozinho na maior parte do tempo, esse será um ótimo recurso.

Áudios de diálogos são encontrados facilmente na internet, basta uma pesquisa rápida para localizar, disponíveis para download ou na própria plataforma. Ou você pode exercitar ouvindo rádios online em espanhol, podcasts e músicas em sites específicos como o Spotify (Trataremos especificamente de músicas mais à frente).

Rádios online e podcast são ótimas opções porque você irá treinando seu ouvido a entender a língua. No começo sentirá dificuldade, provavelmente só entenderá algumas palavras e frases. Com o passar do tempo e a medida que estuda, seu cérebro estará assimilando a linguagem e passará a entender em blocos cada vez maiores, até chegar o momento que saberá contar as notícias para os outros.

Comece a ouvir despretensiosamente, identificando o que conseguir. A medida que começar entender mais, anote as palavras que não entendeu, ou mesmo as pronúncias diferentes da que aprendeu. Estará assim identificando diferenças entre uma região e outra, além de dialetos e expressões regionais ou mesmo folclóricas. Em parceria com seu colega nativo, ou pedindo ajuda a um professor, aprenderá se comunicar rapidamente na língua espanhola.

Para ajudar, separamos algumas sugestões:

  • Áudio Língua em espanhol: a página oferece gravações em mp3 ( não só do espanhol)
  • Nemo App: Frases em espanhol ( o aplicativo pode ser baixado para IPhone, IPad e Android)
  • Lengalia: Podcast grátis para aprender espanhol online
  • Rádios Prog. Espanhol ao vivo online
  • Spotify Músicas Espanholas

Como aprender espanhol rápido

Para aprender qualquer idioma você precisará de um certo tempo para poder se dedicar. Mas existem técnicas e métodos que poderão facilitar sua vida, auxiliando você a aprender mais rapidamente.

Algumas dessas dicas foram desenvolvidas ou são seguidas por grande parte dos poliglotas que existe por aí. E olha que muitos deles além de poliglotas são autodidatas também! Uma das dicas já dissemos: está na facilidade de aprender uma língua irmã, como é o caso do espanhol em relação ao português.

Mas cuidado para não cair no “portunhol”. Muitas vezes palavras semelhantes não têm o mesmo significado e nem sempre existe uma palavra parecida com o português em espanhol. Fique atento! Em caso de dúvida, anote, pesquise depois e amplie seu vocabulário.

Ampliar seu vocabulário é outra dica. Você pode fazer isso de diversas maneiras: criando seu próprio dicionário ilustrado, colando figuras e escrevendo seus nomes em português, espanhol e a pronúncia. Procure colocar em uma ou mais frases como exemplo. É uma forma lúdica de ampliar seu rol de palavras.

Outra dica de memorizar os nomes das coisas é usar etiquetas adesivas em todos os objetos que estiver em sua casa, quarto ou mesa de trabalho. Coloque nos objetos que ainda não memorizou, ou não sabia o nome. Quando não esquecer mais, pode tirar. Se sua família não se incomodar, use em todos os cômodos da casa. Procure falar em espanhol ao se referir ao objeto.

Dando continuidade, procure conversar em casa espanhol, mesmo que tenha que traduzir em seguida. Uma sugestão reiterada por professores e estudantes de idiomas é justamente a imersão na língua. Viva o máximo possível o espanhol. Fale em espanhol, leia em espanhol, ouça músicas e notícias em espanhol, leia sobre a cultura espanhola, os países que falam espanhol, as diferenças entre eles. Quanto mais se envolver, mais rápido aprenderá.

Livros para aprender espanhol

Se você tem pouco contato com a internet, seja qual for o motivo, ou fica mais tempo em lugares cujo o acesso à internet ou a aparelhos como computadores e celulares é limitado, talvez seja a hora perfeita para recorrer ao bom e velho livro. Eles continuam sendo ótimos fornecedores de conhecimento. E os livros físicos dispensam a internet e energia elétrica.

Ao buscar seu livro de espanhol, procure verificar se está atualizado, mudanças ocorrem todos os dias e embora o assunto seja estudo de idioma, poderão ser utilizados textos sobre a história ou acontecimentos recentes, principalmente em relação à economia e à política.

Se informe sobre a qualidade do conteúdo do livro. Por que escolher determinado livro? Foi orientação de algum professor, site especializado, ou de algum conhecedor do assunto? Folheie o livro, veja se tem gabarito e tabela de pronúncia – uma vez que estudará sozinho, isso é importante.

Muitos livros vem com material disponível de áudio, ou possui um site onde você poderá buscar informações quando dispor de um computador, tablet ou celular. Verifique se tem, é um item bem interessante de se ter. Muitos exercícios, testes, diálogos e textos também.

Observe ainda qual o nível (iniciante, intermediário, avançado) e se possui os outros níveis, para que não precise procurar outro título depois, ou para não escolher mais ele caso não tenha gostado. Além disso, tem livros que se dedicam a ensinar um tema: conversação, expressões, para viagem, para negócios, técnico, entre outros.

Existem também e-books na internet, caso você queira estudar nos livros por opção mesmo. Livros digitais que você poderá acessar em seu computador, celular ou tablet. Alguns têm até mesmo recursos de áudio para que possa ouvir os textos. Valem a pena caso prefira estudar por livros.

Músicas para aprender espanhol

Voltemos a falar de música para aprender espanhol. Quem não gosta de música? Acreditamos que pouca gente. Professores  e cursos de idiomas também perceberam isso, por esse motivo, já há algum tempo, vêm usando músicas no ensino de línguas. Já está comprovado que o que alegra também ajuda a aprender.

Você pode começar com algumas melodias mais fáceis, porém conhecidas. Alguns cursos talvez ofereçam essa modalidade, mas caso não tenha, faça por conta própria. Escolha uma que você conheça. Escute o intérprete ou a banda tocar a música, tente cantar depois sem o som, lendo a letra.

Ouça novamente lendo silenciosamente. Nesse momento observe as pronúncias, se preciso dê pausa e anote em um caderno: a palavra em espanhol, como se pronuncia e a tradução em português.

Trabalhe a música. Tente traduzi-la por conta própria, depois veja a tradução oficial. Observe quais foram os equívocos que você possa ter cometido. Confirme em dicionários. Tente cantar a música pensando em espanhol. Quando estiver craque nela, passe para outra!

Para fazer esses exercícios você precisará de um aparelho que toque a música e pause quando quiser. Precisa ter acesso à internet para localizar a música, ou tenha em seus arquivos. Pode até seguir sugestões de cursos e professores. É possível usar os vídeos do Youtube também, com o benefício de poder seguir as legendas. Use também um caderno para anotar as letras e a tradução. Se quiser incluir curiosidades sobre a língua ou expressões, será  interessante.

Jogos para aprender espanhol

Por falar em aprender com prazer e diversão, os games também foram incluídos no ensino por esse motivo. Além do fato de servir como atividade de fixação de uma maneira dinâmica e lúdica. Muito bom para momentos em que o cansaço físico ou o sono estejam desmotivando seu estudo.

Os jogos encontram-se principalmente nos aplicativos, mas em sites também costumam ter. Existem alguns jogos que você poderá fazer entre colegas e familiares, mesmo sem um dispositivos eletrônicos. Por exemplo:

A forca: Essa você conhece né? Só que ao invés de usar palavras em português, use em espanhol. Com o auxílio de um dicionário espanhol – português uma pessoa decide a palavra enquanto a outra tenta adivinhar. Separe por temas por exemplo: cores, roupas, frutas, partes do corpo.

Jogo da memória: Esse você precisará de imagens repetidas duas a duas. Nesse caso será mais fácil imprimir, ou caso tenha revistas repetidas. Cole em cartolina ou papelão para ficar mais resistente e deixe virado as figuras. Cada um tem direito de virar duas vezes. Se errar, passa a vez. Se acertar continua.

Ganha quem virar tudo primeiro. Pode ser feito com horas também: associar a hora escrita em espanhol com a hora marcada em um relógio. Muitos jogos que existem com palavras em português poderão ser usadas com palavras em espanhol, como é o caso do “Quem eu sou?”, complete a frase, palavras cruzadas, entre outras.

Porém, hoje em dia o sucesso está nos jogos virtuais mesmo. Então divirta-se aprendendo espanhol com aplicativos como o Jogos para aprender espanhol ou em sites de jogos como o Quizzes de Espanhol Racha Cuca.

Sites para aprender espanhol

Assim como você deve ter cuidado ao escolher seus livros e materiais didáticos para estudar o idioma em questão, precisa ter também atenção ao procurar um site para aprender espanhol. Isso porque alguns sites oferecem pouco conteúdo gratuito, só para atrair sua atenção.

No entanto enquanto estiver estudando, quando precisar mudar de nível o site poderá oferecer um pacote por um preço que talvez não esteja nos seus planos… Portanto fique atento a isso quando visitar as páginas que lhe ofereçam cursos de espanhol.

O ideal é ter um conhecimento prévio sobre a plataforma: seja como sugestão de amigos e professores ou de páginas de sua confiança como o Canal do Ensino. Nós tomamos esse cuidado quando trazemos sugestões de sites e cursos para você. Se for gratuito, aproveite o que puder, se tiver que começar a pagar pare e pesquise antes de aderir.

Sites de instituições de ensino, gratuitas ou particulares, são mais confiáveis. Elas têm um nome a zelar principalmente se existem a muito tempo no mercado, no caso das particulares. Universidades Federais ou Centros de Ensino conveniados com o governo costumam oferecer uma margem de segurança maior também. É melhor que pesquise antes de iniciar seus estudos.

Dicas para aprender espanhol

Para você que pretende, ou já está estudando espanhol algumas dicas são extremamente úteis para facilitar sua aprendizagem. Algumas até já foram citadas como  vivenciar o idioma em seu dia a dia, enquanto conversa com familiares e amigos, dando nomes às coisas em espanhol e desenvolvendo diálogos mesmo que traduza depois.

Outra dica que também já dissemos é a de conversar principalmente com nativos, pela possibilidade de identificar a pronúncia das palavras, os sotaques, a colocação correta de determinado termo, além de desenvolver sua comunicação na prática e aprender um pouco mais sobre outras culturas que envolvem as regiões falantes do idioma espanhol.

Também falamos da importância de estudar com prazer, com alegria. Esse é o objetivo da inclusão dos jogos, das músicas e até de filmes na prática do estudo de espanhol. Isso já foi matéria de inúmeras pesquisas e vem sendo comprovado com o aumento de pessoas aprendendo mais e mais línguas. No caso do estudo de idiomas certamente é eficaz.

Assistir filmes espanhóis na língua é uma ótima dica. De preferência sem legenda, primeiramente. Enquanto assiste, observe se consegue entender, não importa em que nível está. Se for muito difícil, tente assistir novamente quando tiver avançado mais nos estudos. E assim vá fazendo.

Escolha pelo menos um filme por semana. Observe também a pronúncia, as expressões, os dialetos, se é uma linguagem antiga, se é do interior. Você verá que aprenderá muito com isso. Faça assim também com vídeos de Telejornais, áudios e músicas.

A última, mas não menos importante dica é: pratique muito. Todos os dias. Em todos os lugares. Leia, escute, veja, fale e escreva.

Como aprender espanhol no YouTube

Estamos chegando ao fim desse tutorial falando de um queridinho da internet: o Youtube. Nele mais cedo ou mais tarde você vai entrar, certo? E nós resolvemos lhe dar mais motivos para isso: estudando espanhol.

No Youtube além de procurar as músicas em espanhol como falamos anteriormente, assistir filmes e entrevistas no idioma, poderá fazer cursos completos através de vídeo aulas. Alguns sites têm canal no Youtube e deixam suas aulas lá, disponibilizando algumas gratuitamente.

Alguns canais oferecem cursos completos gratuitos. São professores ou amantes da língua que disponibilizam seu material para auxiliar a todos. Muitos colocam links de seus blogs ou material em pdf. Vale a pena dar uma boa pesquisada por lá. Nós já mostramos vários canais de estudo de diversos assuntos. Se preferir pesquise por aqui mesmo!

O ideal é aliar todos os tópicos aqui citados. Todos eles serão úteis na construção de seu aprendizado na língua espanhola. Não fique só nos vídeos. Leia, fale e escreva. Ao entrar em um canal do Youtube, lembre-se que tem a liberdade de escolher outro caso esse não lhe agrade, até porque são didáticas diferentes e nem todos são bons com vídeos, embora esteja bem intencionado.

Muitas vezes os vídeos dos cursos estão separados por playlist. Prefira seguir assim, para tornar seus estudos mais efetivos. Observe se estão em ordem para seguir corretamente. Caso tenha dúvidas, deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até breve!

 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo