Você está aqui:Home » Vídeo Aula » Empreendedorismo » Como aprender empreendedorismo fora da sala de aula

Como aprender empreendedorismo fora da sala de aula

Olá, leitores!

O assunto empreendedorismo está se tornando cada vez mais comum nas escolas, existe muito incentivo por parte do governo e até empresas como o Sebrae para desenvolver um perfil empreendedor nas crianças e adolescentes. Esse assunto é importante, mas ele não deve ficar restrito apenas nas escolas, por isso, vamos mostrar como aprender empreendedorismo fora da sala de aula.

Antes de explicar como levar o empreendedorismo para fora da escola você precisa entender o motivo de ser um empreendedor e incentivar isso. Existem bons argumentos, o brasileiro tem um “sangue” empreendedor, você já deve ter observado a criatividade de muitos, eles criam produtos, inovam na forma de vender e fazem a diferença, existem muitos casos assim. Além disso, empreender é muito legal, veja alguns fatores que qualificam essa área:

  • É uma boa forma de ganhar dinheiro e ser bem sucedido;
  • É divertido criar sua própria empresa;
  • Você será o patrão e fará as regras;
  • Vai trabalhar para você mesmo e poderá controlar seu destino;
  • Você receberá toda a recompensa do seu trabalho, não outra pessoa;
  • O pior que pode acontecer é perder algum dinheiro e tempo;
  • Vai construir um negócio para sua família e pode até trabalhar com eles.

Ser empreendedor tem muitas vantagens, por isso, desde cedo, as crianças e adolescentes precisam começar a aprender, dessa forma elas podem evitar muitos problemas, pois já estudaram e sabem como lidar com os imprevistos.

Empreendedorismo fora da sala de aula

Não será complicado ensinar seus alunos em outro ambiente, existem muitas formas de ensinar, uma delas é dentro da sala, essa é a mais tradicional, mas não é a única. Uma ótima forma de ensinar empreendedorismo fora da sala de aula é visitando uma empresa empreendedora. Não precisa ser uma empresa grande, mas uma visita técnica e até mesmo uma palestra com esse empreendedor será muito legal.

Conhecer uma empresa que deu e estar dando certo é um grande incentivo, além disso é possível aprender muito com a experiência de outras pessoas. É claro que nem todos os alunos vão ter uma “veia” empreendedora, mas incentivar esse tipo de trabalho é sempre muito bom e importante. Levar o empreendedorismo fora da sala de aula é uma ótima forma de instigar nos alunos esse espírito.

Não podemos esquecer também os aplicativos gratuitos sobre empreendedorismo, muitos empreendedores usam aplicativos para ajudar no trabalho, essa pode ser uma forma também de sair da sala de aula. Seus alunos podem fazer trabalhos através deles e até criar empresas fictícias, aprender empreendedorismo é muito legal e os aplicativos podem deixar os estudos ainda mais divertidos.

É claro que também existem muitos empreendedores de sucesso que criaram aplicativos, essa também é uma forma de empreender, podemos citar aplicativos como o Uber, Easybeer, iFood e muitos outros. Empreender não é apenas criar uma empresa, seus alunos precisam entender que é possível empreender criando um produtos legal.

Existem muitas vantagens do empreendedorismo como matéria escolar, esse assunto é atual e a inserção dessa matéria na escola é importante. Se você é professor não deixe de conversar na sua escola e mostrar como o empreendedorismo pode ser importante para os alunos, a escola precisa fazer a diferença na vida do aluno, o papel dela não é apenas preparar para o vestibular no ensino médio.

Se tiver alguma dúvida sobre esse assunto ou deseja compartilhar algo que já faz na sua escola e como leva o empreendedorismo fora da sala de aula, não deixe de comentar, você pode ajudar outros professores.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo