Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como aprender eletromagnetismo nas aulas de física

Como aprender eletromagnetismo nas aulas de física

Olá, leitores!

Seu professor passou a matéria de eletromagnetismo e você ficou perdido na matéria? Calma que vamos te ajudar, o nome é complicado mesmo, mas a matéria não é tão difícil assim. Para começo de conversa você precisa saber o que é eletromagnetismo, para seguir adiante com a matéria.

As aulas de física são sempre as mais complicadas, ela envolve cálculos, regras, leis e funções que não estamos acostumados a ver no dia a dia. É por isso que muitos alunos têm dificuldade nessa matéria e ficam confusos só de ouvir falar em alguns temas relacionados a ela. O tema eletromagnetismo é uma dessas aulas que deixa o aluno muito confuso, com dificuldade e sem saber o que fazer ou como fazer para estudar.

O que é Eletromagnetismo?

Esse é um estudo da física que relaciona eletricidade e magnetismo, ela baseia-se em alguns princípios como: variação de fluxo magnético produz campo elétrico e cargas elétricas em movimento geram campo magnético. É importante saber que a eletricidade e o magnetismo não são a mesma coisa, mas existe uma relação entre eles e por isso do estudo de eletromagnetismo.

Mas antes de falar sobre os dois fenômenos você precisa entender que o magnetismo é o poder de atração do ferro magnético, ele possui capacidade de se orientar na direção norte e sul, com um poder indutor. O magnetismo ocorre quando um elemento atrai pedaços de ferro, assim como o ímã, o seu professor já deve ter citado ele como exemplo, o ímã tem dois polos, norte e sul, que são inseparáveis.

Quando ocorre fenômenos de magnetismo na corrente elétrica é chamado de  eletromagnetismo. Deu para entender um pouco mais? Quem criou as regras do eletromagnetismo foi Maxwell, ele descobriu que os fenômenos elétricos e magnéticos da natureza poderiam ser representados por quatro equações. Além disso, o estudo também envolve a eletrostática, magnetostática, eletrodinâmica e circuitos elétricos.

O eletromagnetismo está no nosso dia a dia e por isso fica até mais simples de entender, os celulares, por exemplo, captam e geram campos eletromagnéticos, através de ondas. É por isso que você consegue falar com outras pessoas à longa distância. Outro exemplo é o microondas, ele também usa as leis de eletromagnetismo para funcionar, temos ainda as placas de energia solar, que são capazes de absorver a energia do sol e convertem em energia elétrica.

Com os exemplos fica mais fácil entender, não é mesmo? E ai, como estudar eletromagnetismo? Para começar, você precisa entender o conceito, assim que você entender tudo e conseguir dar exemplos de eletromagnetismo, já vai ficar muito mais fácil. Nessa matéria você precisa não só ler e saber o que significa, mas é importante também fazer exercícios.

Para estudar é importante fazer as equações e compreender os exercícios, não deixe de fazer bastantes exercícios, só assim você vai conseguir compreender a matéria e será bem sucedido. É importante aprender essa matéria, pois ela é cobrada em vestibulares, então tenha ela sempre na ponta da língua.

Os conceitos cobrados do eletromagnetismo pedidos em vestibulares são bem simples, podem aparecer alguns cálculos, mas nada muito diferente do que seu professor vai cobrar nas provas. Essa matéria é bem simples, mesmo tendo conceitos um pouco complicados e cálculos, se você já sabe o que é e sabe as equações, não terá dificuldade no vestibular.

Estude muito e faça os exercícios da matéria, pode ter certeza que você terá bons resultados se seguir nossas dicas.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo