Você está aqui:Home » Enem » Como aprender e estudar física?

Como aprender e estudar física?

Olá, leitores!

Não existe segredo para quem quer se preparar para a Física do Enem. O exame traz questões de dificuldade média, mas é necessário que o aluno tenha boa noção dos conteúdos ministrados durando o ensino médio. Não se preocupe em decorar todas as fórmulas, porque o Enem é simples e direto e o próprio exercício vai fornecer as explicações e/ou fórmulas necessárias.

Mas isso não quer dizer que você não deva saber aplicar essas fórmulas, pois o candidato precisa estar atento às notícias e que seja capaz de usar seu conhecimento em exatas para fenômenos que nos rodeiam rotineiramente. A maior dificuldade dos alunos não está no cálculo, mas sim na dificuldade da interpretação dos enunciados.

As dicas para se sair bem na prova de Física do Enem:

Entenda

Leia os dados apresentados no exercício com muita atenção, para você conseguir entender a situação e identificar o movimento.

Não aplique a fórmula cegamente

Decorar as fórmulas não significa que você vai conseguir resolver todos os exercícios. Quando você for usar a fórmula, deve pensar quando ela pode ser ou não aplicada, além de como ela foi obtida. Assim, você consegue deduzir a fórmula e não depende da sua memória para acertar a questão.

Leis de Newton

desenho-de-isaac-newton

Tudo que é estudado pela física deve seguir as Leis de Newton. Então, se você está em dúvida na questão, aplique as leis para saber as forças envolvidas.

Simplifique a questão

Se a pergunta possuir gráficos, anote os dados e quais fórmulas podem ser aplicadas.

Bons estudos e até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo