Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como aprender alemão sozinho e em menos tempo

Como aprender alemão sozinho e em menos tempo

Olá, leitor!

Aprender uma nova língua é sempre um desafio, principalmente quando sua meta é fazer isso sem a ajuda de um professor. O alemão, em específico, costuma intimidar bastante. Afinal, é uma língua considerada difícil, com a pronúncia e estilo de escrita bastante diferente do que estamos acostumados no português.

Infelizmente, se você mora em lugares mais afastados das grandes capitais, pode ser muito difícil encontrar um curso regular de alemão. Para muitas pessoas, a única opção acaba sendo aprender sozinho.

A fama de idioma difícil do alemão pode assustar muita gente. No entanto, aprender essa língua é como qualquer outro tipo de estudo: você precisa apenas de dedicação, persistência e boas fontes.

Aprender alemão sozinho não é impossível. Munido de materiais de qualidade e algumas dicas especiais, certamente você conseguirá encarar esse desafio!

Aprender um novo idioma é sempre recompensador. Além disso, também é um incrível diferencial no mercado de trabalho, e pode ser o fator responsável para alavancar sua carreira.

Nesse artigo, reunimos algumas dicas para quem quer aprender alemão sozinho, além de alguns materiais de qualidade para você começar! Basta continuar lendo para descobrir como dar os primeiros passos, e sair falando alemão em menos tempo! Confira:

Aprender alemão sozinho: perdendo o medo

aprender_alemao_sozinho_

A primeira reação dos novos estudantes de alemão normalmente é a mesma: “Consoantes, quantas consoantes!”

A estrutura ortográfica do alemão pode mesmo assustar. No entanto, é importante não deixar que isso te segure. Pense da seguinte forma: quantas regras arbitrárias de ortografia existem no português?

Você não aprendeu com sucesso coisas como acentuação, quando usar s, ss, c ou ç, sílabas tônicas não identificadas na grafia, entre outras? Você é capaz de aprender no alemão também!

Outra coisa que normalmente assusta é a pronúncia: o alemão tem fama de ter fonéticas duras e ásperas. A fama vem da grande frequência de palavras terminadas em consoantes pronunciadas na língua.

Isso produz um som mais fechado, em geral. Como estamos acostumados com os sons de vogais no final das palavras, isso pode causar estranhamento.

O importante é saber que, mesmo que você tenha algumas dificuldades com essas características tão diferentes no começo, tudo é uma questão de treino. Com as dicas que você encontra nesse artigo, certamente será mais fácil se acostumar com o alemão mais rápido.

Mas o primeiro passo sempre é se livrar de crenças do tipo “é muito difícil” e “não consigo sozinho”.

Dicas para aprender alemão sozinho

Para começar a aprender qualquer idioma sozinho, você precisará de um método. A maioria das pessoas procuram evitar as apostilas usadas em cursos. Isso porque a maioria delas assume que você terá um professor para te explicar o conteúdo, e por isso não contém todas as informações que você precisa.

É importante contar, pelo menos, com um dicionário e uma ferramenta para tradução. Você pode encontrar ambos online. Além disso, confira essas dicas para organizar seus estudos:

Estabeleça metas e cronogramas

É difícil aprender qualquer coisa sozinho sem estabelecer metas. Normalmente, no aprendizado de idiomas se utiliza a seguinte denominação de níveis:

  • Básico: A1 e A2;
  • Intermediário: B1 e B2;
  • Avançado: C1 e C2.

Você pode encontrar o que é esperado do estudante em cada nível, no Goethe Institut. Identifique qual é o seu nível de alemão, e procure seguir os conteúdos estudados a partir da ordem apresentada nos níveis.

É importante também definir quanto tempo você dedica aos estudos de alemão. Para se organizar melhor, separe um horário específico para isso na semana, como se você fosse comparecer a um curso. Vale lembrar que, apesar da flexibilidade que você tem de trocar o seu horário de estudo, ele seja respeitado.

Não deixe esse espaço de tempo livre na sua agenda. Ele deve ser tratado como se você realmente tivesse uma aula de alemão marcada e não pudesse perdê-la.

Outra dica é fazer exercícios todos os dias, pelo menos por dez minutos. Isso ajuda na fixação e naturalização do conteúdo, tornando o aprendizado muito mais rápido.

Muita, muita exposição

Ao aprender qualquer língua, é extremamente importante que você se exponha ao idioma. Trazer o conteúdo para o seu dia a dia tornará o aprendizado mais rápido e eficiente.

Confira algumas dicas de como trazer o alemão para a rotina:

  • Ouça podcasts e rádios em alemão (você encontra vários na internet).
  • Assista vídeos de youtubers alemães.
  • Troque a linguagem de menus dos seus aparelhos eletrônicos, como computadores, televisores e celulares.
  • Assista séries e ouça músicas em alemão.
  • Quando tiver pequenas interações sociais durante seu dia, se pergunte como você falaria aquelas frases em alemão. (Por exemplo, ao dar bom dia para o porteiro do seu prédio ou pedir um café para um barista.)
  • Use post-it para colar nos objetos da casa o nome para eles em alemão.
  • Quando começar a se acostumar com a estrutura das frases, mantenha um diário onde você descreve seu dia com um parágrafo curto em alemão.

Aprendendo vocabulário

Expandir o vocabulário é uma das coisas mais importantes ao aprender um novo idioma, e também costuma a ser uma das tarefas que mais assustam.

Para aprender alemão sozinho, a dica é jogar fora a lista alfabética. Esse sistema de organização não é bom, pois não trabalha com relações entre o novo conteúdo e informações que já existem na sua mente. Veja alguns métodos mais eficientes de estudar vocabulário em alemão:

  • Agrupamento por raiz da palavra: em alemão, muitas palavras possuem o mesmo sufixo ou prefixo. Encontrar a raiz da palavra e estudar suas variações em grupo, é uma forma eficiente de aprender. Veja o exemplo.

Fahren (ir, conduzir, dirigir)

abfahren: sair

Fahrer: motorista

Fahrzeug: veículo

losfahren: mover para fora

  • Agrupamento por campo semântico: a ideia nessa técnica é escolher um tema e agrupar nele o máximo possível de palavras relacionadas. Isso ajuda na fixação, pois, trabalha diretamente com os esquemas associativos que já estão presentes na sua memória. Veja o exemplo:

Raubtier (Felinos)

der Kuguar: puma

der Panther: pantera

der Löwe: leão

der Leopard: leopardo

der Katze: gato

der Jaguar: jaguar/onça

der Gepard: cheetah

Frases prontas x Palavras soltas

Ao aprender alemão sozinho, você pode cair na tentação de começar estudando apenas vocabulário. Enquanto é importante fazer os exercícios citados no item anterior, você precisará se dedicar a aprender frases prontas.

Isso ajuda na naturalização das regras gramaticais, como ordem do sujeito, verbos e substantivos na sentença.

Outro fator que dá a esse aprendizado uma enorme importância é que dificilmente você conseguirá se comunicar apenas com palavras soltas. Você não chegaria em uma padaria e diria para o atendente apenas: “pão, leite, ovos”, certo? Aprender frases completas é importante para se comunicar com eficiência. Veja algumas frases básicas:

  • Olá, Bom dia:  Hallo, Guten Morgen.
  • Como está?:  Wie geht´s?
  • Bem, obrigado/a: Gut, danke.
  • Como se chama?: Wie heißen Sie?
  • Por favor: Bitte.
  • De nada.: Bitte schön.
  • Até mais.: Bis bald.
  • Não falo alemão muito bem.: Ich spreche nicht gut Deutsch.
  • Fala português?: Sprechen Sie Portugiesisch?
  • Não entendo.: Ich verstehe nicht.
  • Onde é o banheiro/a casa de banho?: Wo ist die Toilette? / Wo ist das WC?

Perceba que é possível identificar o significado único das palavras, mas você está aprendendo mais do que isso: em pouco tempo, poderá comunicar o básico em alemão.

Acostumando-se com a fonética

Se acostumar com a fonética de um novo idioma é sempre difícil. Para estudar alemão sozinho, você precisará de exemplos de pronúncia. É importante começar pela pronúncia do alfabeto em alemão. Isso te ajudará a entender melhor a estrutura das palavras e qual padrão adotar para termos novos.

Além disso, a melhor coisa a fazer é escutar mídias em alemão. Isso te ajudará na pronúncia, mesmo que no começo você não entenda o significado das palavras. A repetição ajuda o cérebro a se acostumar com o som, e certamente suas habilidades vão melhorar muito rápido!

Como um bônus, a técnica da exposição também ajuda a naturalizar regras mais arbitrárias, como a utilização dos gêneros de pronomes.

Onde conseguir materiais para aprender alemão sozinho

Para aprender alemão sozinho, você precisará de material para se guiar. Existem lugares onde você pode encontrar lições, exercícios e muito mais. Dê uma olhada nesses sites que selecionamos:

  • Aprender alemão: O site conta com vasto material teórico, como regras gramaticais e ortográficas.
  • Babbel: O site traz exercícios de fixação para diversas línguas, inclusive o alemão. É perfeito para treinar alguns minutos todos os dias.
  • Duolingo: Um dos aplicativos mais usados para o treino de novos idiomas, ele é ótimo para exercitar seu vocabulário e pronúncia.
  • Germanofonia: Voltado para estudantes da língua, o site traz inúmeras dicas e recursos para aprender alemão sozinho.
  • Goethe Institut: O instituto conta com uma lista de referências online onde você pode treinar o seu alemão por conta própria.
  • Alpadia: Nesta lista, você encontra cursos online de alemão e outras ferramentas importantes para seu aprendizado, como podcasts e exercícios.

Conclusão

Aprender alemão sozinho não precisa ser uma tarefa assustadora! Com os recursos certos e bastante dedicação, você pode sim começar a falar alemão em pouquíssimo tempo!

Não deixe de aplicar as dicas que trouxemos e conferir os materiais. Certamente eles vão te ajudar muito nessa jornada!

Está interessado em aprender inglês? Confira: 10 dicas para turbinar o aprendizado em um novo idioma.

Quer mais dicas para aprender idiomas? Leia também esses outros posts no Canal do Ensino:

E você, que estratégias utiliza para aprender alemão sozinho?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo