Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Como aprender a ler melhor?

Como aprender a ler melhor?

Olá, caro leitor!

Você sabia que, no Brasil, o índice de leitura por pessoa é de menos de 2 livros por ano? Em países mais desenvolvidos, como a França, esse número é de 7 livros por pessoa ao ano! Isso retrata como nós lemos pouco. Mas, para saber como mudar esse quadro, leia nosso artigo!

Como estamos de leitura?

Dicas para ler melhor

Fonte: Reprodução

Segundo a pesquisa Retratos do Brasil, em 2008, o índice nacional de leitura por pessoa era de 1,8 livros por ano. Em outros países, como Estados Unidos e Inglaterra, esse número era bem maior, estando em torno de 5 livros por pessoa por ano.

Um dos motivos do baixo índice de leitura do Brasil é a incompatibilidade entre os preços altos dos livros e os salários baixos de grande parte da populaçãoOutra causa que pode ser  levantada é o fato de a leitura ser geralmente encarada como obrigação. Poucos associam o ato de ler com algo prazeroso.

Ainda em relação à pesquisa, quando questionadas sobre a razão de lerem pouco, muitas pessoas alegaram falta de tempoLogo, observa-se uma questão cultural: no Brasil, não há muito incentivo à leitura.  A ONU recomenda que se tenha 1 livraria para cada 10 mil habitantes, mas em terras brasileiras há 1 livraria para cada 71.000 habitantes, sendo a maioria delas localizada na região sudeste.

A política pública de acesso aos livros que permanece em vigor é o PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola), executado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), por meio do qual é composto o acervo das bibliotecas públicas que servem à Educação Básica.

Em 2013, mais uma política de incentivo à leitura foi implantada. O PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) atua em uma linha semelhante à do PNBE, selecionando os livros que serão fornecidos para as bibliotecas que compõem a Educação Básica.

Apesar dessas iniciativas, ainda há muito a ser feito. Mais do que estarem nas estantes das bibliotecas, os livros precisam ser lidos. Por isso, nesse artigo trazemos técnicas e dicas que podem te ajudar a melhorar sua leitura. Confira!

Este texto também pode te interessar: Analfabeto funcional: conceitos e 6 alternativas para reduzir o analfabetismo

Técnicas de Leitura

Desenvolver o hábito da leitura

Para ler melhor, é preciso primeiro desenvolver o hábito da leitura.  É importante adquirir gosto por ler, começando com livros mais curtos e sobre temas que sejam do seu interesse. Em seguida, vá aumentando gradualmente o tamanho e a complexidade dos textos.

Além disso, procure ler em lugares tranquilos, acompanhado por pessoas queridas e ouvindo músicas agradáveis. Isso ajuda a associar a leitura a momentos de prazer. Outra dica interessante é cultivar a leitura em grupo, como leitor ou ouvinte. Essa prática trará muitos benefícios, tanto na questão da socialização quanto na concentração, imaginação e compreensão do que foi lido.

Quem tem filhos, deve ler para eles desde cedo, incentivando nos pequenos o gosto pelos livros. Para ler em voz alta, é importante cuidar da voz e da respiração, para não perder o fôlego e quebrar o ritmo da leitura.

Você pode gostar desses artigos:

A importância da leitura em voz alta

Segundo o cronista, jornalista e filólogo Silveira Bueno, em seu Manual de Califasia, Califonia e Calirritmia e  Arte de Dizer, a leitura em voz alta educa os músculos da fonação, regulando assim os movimentos respiratórios.

Para ele,  o cérebro retém mais as informações que foram ouvidas do que aquelas lidas em silêncio. Além de facilitar a fixação dos conceitos, a leitura em voz alta melhora a elaboração de ideias e a argumentação.

Durante as leituras, é muito importante se preocupar com a entonação da voz, as sílabas tônicas, o ritmo das frases e a respiraçãoA respiração é fundamental, pois auxilia a manter a atenção de quem ouve e não causa desgastes ou cansaços além do normal.

Organizar momentos de leitura em voz alta com a família e os amigos também é uma forma de adquirir gosto pelo ato de ler.

Benefícios

Muitos são os benefícios da leitura em voz alta. Essa prática melhora a segurança e a autoconfiança, além de incentivar a socialização, já que reúne um grupo no qual existe atenção e respeito mútuo.

Talvez você se interesse por:

21 dicas para estudar interpretação de textos

5 canais no Youtube para estudantes de literatura

Leitura silenciosa

Até a Idade Média, a leitura em voz alta era uma prática comum. Era considerado um ato de cortesia que possibilitava às pessoas ao redor acompanharem a leitura. A leitura silenciosa passou a ser mais aceita na Idade Moderna, quando a invenção da prensa facilitou o acesso aos livros.

Assim, o leitor ganhou um momento particular para refletir sobre o livro, formulando questionamentos e aprimorando sua percepção de mundo. Contudo, a leitura silenciosa requer um certo grau de concentração. Pessoas que se distraem facilmente ou sofrem com barulhos, luzes e movimentos talvez tenham mais dificuldade para ler em silêncio.

Você pode gostar de: A importância do incentivo à leitura no ensino fundamental

Dicas para aprender a ler melhor

Faça exercícios físicos

Atividades físicas são essenciais para manter a concentração durante a leitura. Ter um corpo saudável ajuda a ter uma mente focadaExercícios aeróbicos, por exemplo, fortalecem a respiração e o sistema cardiovascular. Atividades direcionadas para a voz também são bem-vindas. Além disso, esteja atento à saúde das pregas vocais, dos olhos e dos aparelhos respiratório e circulatório.

Seja seletivo

Comece a ler de acordo com seus interesses, mas sempre procure compreender totalmente o conteúdo dos textos. Devido às dificuldades de interpretação, o Brasil está nas primeiras posições do ranking mundial de analfabetismo funcional.

Para mudar essa situação, precisamos investir em leituras de qualidade. Por exemplo, se você gosta de ler postagens em redes sociais ou notícias em jornais e revistas, tenha sempre o cuidado de verificar as fontes. 

Sempre que tiver uns minutos…

Para gostar de ler, não é preciso ficar horas a fio lendo. Pelo contrário, aproveite os poucos minutos que você tiver. Em um tempo reduzido, é possível ler um bom texto e ter assunto para conversar na fila do banco ou no horário de almoço.

Contudo, independentemente do lugar onde você estiver e do tamanho do texto, é fundamental ler com concentração. Mas, não se preocupe se você tiver dificuldade de se concentrar: a leitura é ótima para treinar essa habilidade.

Escreva sobre o livro

Outra sugestão para melhorar sua leitura é escrever sobre o que leuPor exemplo, se você gosta de redes sociais, faça uma publicação sobre um livro que você leu, citando os pontos mais impactantes da obra. Também há a possibilidade de escrever uma redação e enviar para um amigo ou familiar, pedindo a opinião dele.

Mesmo que você não se identifique com nenhuma dessas alternativas, é importante manter um caderno ou bloco de anotações com considerações sobre suas leituras. Assim, você reforça o aprendizado que adquiriu com cada livro.

Aproveite ao máximo

Aproveite ao máximo tudo que você ler. Se for um livro, não deixe de ler o prefácio, a dedicatória e as resenhas. Se encontrar palavras, nomes e conceitos desconhecidos, não se esqueça de anotar e pesquisar a respeito. E não deixe a leitura parar em você. Passe adiante, emprestando o livro e conversando sobre a obra com seus amigos e familiares.

Para encontrar mais dicas sobre leitura, viste também:

Essas foram nossas sugestões para você aprender a ler melhor. Se você tiver alguma outra ideia, não se esqueça de deixar um comentário!

Boa leitura e até breve!

Para saber mais sobre o aprendizado da leitura, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo