Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como aprender a ler em outro idioma?

Como aprender a ler em outro idioma?

Olá, leitor!

Aprender um novo idioma é um processo cumulativo. O que você estuda durante uma aula ou sozinho pela internet será baseado no conteúdo que você assimilou anteriormente. Por isso, é necessário muita dedicação para se tornar fluente em uma língua estrangeira.

Ao estudar um novo idioma, é importante aprender mais sobre a cultura por trás dessa língua e adquirir vocabulário que vai além do cotidiano. Assim, a leitura de livros no idioma estrangeiro é muito importante.

No artigo de hoje, vamos compartilhar dicas e estratégias para você aprender a ler em outro idioma e treinar as habilidades de ouvir, falar e escrever ao mesmo tempo.

Dicas para aprender outro idioma de forma eficiente

Aprender a ler em outro idioma

Fonte: Reprodução

Antes de falarmos sobre as dicas para ler em outro idioma, considere as estratégias abaixo para obter um bom rendimento no processo de aquisição da linguagem:

Carregue um dicionário de bolso ou baixe um aplicativo

Tenha sempre em mãos um minidicionário para consultas rápidas. Outra forma imediata de acessar palavras e termos desconhecidos é utilizando aplicativos no seu smartphone ou tablet. Isso ajuda a procurar significados durante as leituras.

Tenha um bom guia de gramática

Dominar a gramática do seu próprio idioma ajudará a entender as regras de sintaxe da nova língua, facilitando as associações. Por isso, é interessante ter um guia de referência gramatical à mão enquanto você faz leituras em outro idioma.

Use mapas mentais ou aplicativos

Quando utiliza recursos visuais, fica mais fácil organizar o vocabulário e fixar o aprendizado do idioma. Você pode usar pequenos pedaços de papel ou de cartolina para escrever a palavra nova de um lado e a tradução no verso. Organize os cartões e os consulte frequentemente.

Também há aplicativos do tipo Spaced Repetition Software, como o Anki e o Memrise. Eles ajudam a revisar o conteúdo, pois mandam lembretes para resgatar palavras quando você está prestes a esquecê-las.

Carregue um bloquinho de anotações

Quando estiver lendo em outro idioma, reserve um caderno para anotar frases, trechos, comentários, palavras novas e tudo que puder ajudar no seu aprendizado. Aplicativos como o Evernote também possibilitam a criação de notas com texto, áudio, listas de verificação e links.

Como começar a ler em outro idioma?

Quando se deseja aprender a ler em outro idioma, principalmente sozinho pela internet, é comum não saber por onde começar. Sugerimos que inicie com textos de linguagem mais fácil. As ideias abaixo podem te ajudar a dar o primeiro passo para uma leitura produtiva e prazerosa em língua estrangeira:

Quadrinhos

Em vez de ler uma coleção inteira de livros longos e complexos, o que pode ser um pouco assustador para quem está no nível básico do idioma, procure gibis e revistas em quadrinhos.

Assim, você irá ler com mais facilidade, associando o texto com as imagens. Os quadrinhos também ajudam a aprender conversação e vocabulário básico, já que a história se baseia principalmente no diálogo entre os personagens.

Receitas culinárias

Ler receitas em outro idioma é uma forma simples e eficaz de praticar a leitura, principalmente quando se está aprendendo sozinho. Se você gosta de cozinhar, ler receitas ajudará a memorizar vocabulário e irá te motivar a ler conteúdos mais complexos.

Sites e blogs

Pesquise portais de notícias internacionais e leia blogs sobre temas de seu interesse no idioma estudado. Salve seus artigos preferidos em PDF e imprima para fazer uma leitura com foco e atenção, sem correr o risco de se distrair no site. Ao ler, procure grifar as palavras novas e fazer anotações.

Agora que você já está familiarizado com essas leituras mais simples, confira nossas dicas para aprender a ler livros em outro idioma.

Passos para ler livros em outro idioma

1) Leia livros sobre temas do seu interesse

Selecione livros com linguagem mais fácil e sobre assuntos dos quais você goste, já que quando você se interessa pelo que está lendo, seu cérebro capta novas palavras com mais eficiência.

A neurociência explica que, em geral, aprendemos melhor quando combinamos emoções e temas relevantes para nossa vida. Portanto, o livro pode ser uma história de ficção e aventura ou uma comédia romântica, desde que seja interessante para você e de acordo com seu nível de fluência no idioma.

2) Coloque metas para finalizar cada capítulo

Coloque metas para ler pelo menos de 15 a 30 páginas, ou capítulos inteiros, por dia. Isso irá te motivar a concluir a leitura.

3) Faça um mapa mental do livro e resuma os capítulos

Sua leitura será mais proveitosa se você fizer um resumo dos capítulos. Experimente fazer um mapa mental para organizar suas anotações. Assim, a cada capítulo, você irá ter uma visão geral dos personagens, locais e episódios que compõem o enredo.

Quando terminar o livro, transcreva suas anotações para o idioma que está aprendendo, fazendo um mapa mental bilíngue. Isso te ajudará a construir associações e a memorizar novas palavras mais facilmente.

4) Releia para aumentar a compreensão

Se você tiver muitas dúvidas ao terminar um capítulo, volte e leia o trecho novamente, consultando seus mapas mentais e fazendo novas anotações. Porém, não se preocupe em entender tudo, ao longo da leitura seu cérebro irá se acostumando gradualmente com o novo idioma.

5) Procure entender as palavras no seu contexto

Ao se deparar com uma palavra desconhecida, procure compreender seu significado por meio do contexto em que ela está inserida. Evite interromper a leitura para fazer pesquisas sobre novas palavras, mas anote os termos desconhecidos para consultar 0 dicionário posteriormente.

Estas estratégias irão te ajudar a avançar na leitura e a melhorar seu vocabulário, aplicando as palavras que você aprendeu em novos contextos.

6) Comemore seus avanços

Não fique triste por não conseguir entender e memorizar todas as palavras que você encontrar durante a leitura. Pelo contrário, procure comemorar o que já aprendeu e os capítulos que concluiu até agora. Cumprir cada meta estipulada traz benefícios para seu aprendizado, pois gera motivação para chegar até o fim da leitura.

7) Use várias habilidades para memorizar vocabulário

Ao fazer suas anotações sobre o novo idioma, procure organizar uma lista de palavras novas que você aprendeu com a leitura daquele dia e faça exercícios de fixação. Uma sugestão é seguir esse roteiro:

  • Selecione uma palavra que você aprendeu com a leitura do dia;
  • Leia e pronuncie a palavra em voz alta;
  • Soletre a palavra;
  • Procure seu significado no dicionário;
  • Anote o significado da palavra no seu bloquinho de anotações;
  • Use o novo vocabulário em uma frase;
  • Anote o termo no Anki (ou outro aplicativo para memorização) para organizar suas revisões.

8) Revise a leitura

Ao final de cada capítulo do livro, reserve algum tempo para rever e memorizar o vocabulário que aprendeu durante aquela sessão de leitura. Isso ajuda a fixar e acelerar o aprendizado.

9) Use o audiolivro da mesma edição para acompanhar o texto

Procure um livro que também tenha uma versão em audiobook. Ler o texto enquanto ouve o áudio irá utilizar 2 canais sensoriais ao mesmo tempo e ajudar a fixar o idioma. Isso também enriquecerá seu aprendizado, já que melhorará a compreensão oral e trará novos jeitos de experimentar a narrativa.

10) Assista a filmes e séries sobre livro

Assista a filme e séries com a mesma história ou tema do livro que está lendo em outro idioma. Você pode assistir antes de ler, para ter uma compreensão melhor sobre a narrativa, ou depois, para fixar os pontos principais do enredo. Isso irá depender do seu nível de fluência no idioma.

Veja o filme ou série com áudio original e sem legendas ou com a legenda na língua que você está estudando. Assim, você aumentará seu vocabulário de forma divertida e tornará sua leitura mais fácil.

Dica extra para conseguir ler em outro idioma

Seja paciente consigo mesmo e não desista

Para conseguir ler em outro idioma, você precisa de paciência para avançar no processo de aprendizado, criar o habito de ler em outra língua e conquistar cada meta de leitura.

Depois de ter lido cada capitulo inteiro, volte e releia para fazer exercícios de fixação, memorizar as palavras-chave, aplicar regras gramaticais e escrever frases. Mas, para chegar nesta fase, você precisará de paciência!

Lembre-se de que vai levar um tempo até que você se familiarize com as regras da nova língua. Utilize  o conhecimento que você adquiriu até agora e defina metas para atingir a fluência.

Não importa se você estuda em uma escola de idiomas ou se escolheu aprender sozinho pela internet, conhecer outra língua é sempre uma forma de ampliar seus horizontes. Por isso, não deixe de usar essas estratégias para se tornar um poliglota!

E então? Gostou de nossas dicas para ler em outro idioma? Você tem mais sugestões? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo