Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Como aprender a desenhar: guia completo

Como aprender a desenhar: guia completo

Olá, leitor!

Você sempre gostou de desenhar, adorava as aulas de educação artística e aproveitava para colocar sua criatividade em prática? Apesar disso, nunca fez um curso sobre técnicas de desenho e agora deseja aprender a desenhar bem e, se possível, sozinho? Então você veio ao lugar certo!

Preparamos um guia com dicas para desenvolver e treinar habilidades básicas de desenho. Assim, você se sentirá mais confiante para esboçar seus primeiros rostos e paisagens.

Como aprender a desenhar?

Como aprender a desenhar

Fonte: Reprodução

Aqui, você vai encontrar um passo a passo para iniciantes, com dicas de sites e artistas profissionais. Em cada tópico, há sugestões e lições para treinar seu traço. Confira!

1-Prepare seu material de desenho

Ao começar uma ilustração, você deve ter todas as ferramentas de desenho à mão. Contudo, para quem está iniciando, pode ser desafiador montar um kit básico de desenho. Por isso, trazemos uma lista com os itens mais usados:

  • Papel: há diversos tipos de papel indicados para desenho, porém o mais básico é o papel ofício  tamanho A4, com gramatura de 75 g.
  • Lápis grafite: lápis grafite é a ferramenta de desenho mais utilizada, já que permite traços finos e suaves. Tenha pelo menos um lápis HB para começar seus primeiros esboços.
  • Lápis aquarela: esses lápis são projetados para uso com técnicas de aquarela e podem ser utilizados com ou ​​sem adição de água.
  • Tintas: existem muitas opções para trabalhar com tinta. Você precisará descobrir qual delas é mais adequada para seus desenhos.
  • Canetinhas: as canetas do tipo hidrocor permitem a produção de ilustrações coloridas com facilidade, sem precisar de água, pincéis ou paletas.
  • Apontador: você pode usar um apontador ou um estilete para deixar as pontas dos lápis bem finas.
  • Borrachas: prefira as borrachas que não deixem marcas no papel.
  • Prancheta: ajuda a fixar a folha de desenho. Lembre-se de escolher uma prancheta que tenha o mesmo tamanho que o papel.

Esta lista é suficiente para montar seu kit básico de desenho, mas não deixe de experimentar diferentes materiais em suas criações.

2-Aprenda a segurar o lápis corretamente

Ao posicionar a mão perto da ponta do lápis, você tem mais controle e consegue desenhar traços  pesados, fazendo marcas escuras no papel. Já se você segura o lápis perto do topo, você desenhará traços leves e com marcações claras no papel.

Para aprender a desenhar bem, você precisa ter consciência dos movimentos que faz com mão, punho e braço e segurar o lápis corretamente.

O pedagogo e professor de desenho Rafael Del Zotto fornece dicas gratuitas em seu canal Deuart. Entre elas, há uma lição que ensina o modo correto de segurar o lápis e traz exercícios simples para fortalecer o movimento da mão.

Após seguir estas etapas básicas, chegou o momento de desenhar. Por isso, os 3 próximos passos são parte essencial de qualquer processo criativo. Confira!

3-Faça esboços

A primeira etapa do desenho é o esboço. Por meio dele, o desenhista traça os pontos principais da figura que deseja retratar. Com linhas e figuras geométricas, é possível iniciar formas mais complexas e ricas em detalhes.

De acordo com professor Magno Brasil, o esboço funciona como o esqueleto do desenho e facilita o processo criativo, já que por meio dele o desenhista consegue gerar proporções, simetrias e dimensões que melhoram o resultado final e ajudam a reproduzir figuras a partir do zero.

4-Faça linhas pontilhadas ou traços leves e depois contorne

Depois de esboçar com traços suaves, você terá um mapa do desenho. Agora, você deve contornar essas linhas com traços mais nítidos, formando as figuras sem se preocupar com os detalhes. O contorno proporcionará volume ao seu desenho.

5-Finalize com detalhes

Depois de seguir os traços iniciais do esboço e contornar, chegou o momento de detalhar o desenho. Preencha os espaços, reforce linhas e curvas, pinte sombras e esfumace em cada parte que desejar. Essa etapa é essencial para definir as figuras.

Por exemplo, se você esboçou a forma de um cubo, pode criar um dado, traçando pontos circulares e sombreados, ou uma caixa de presentes, desenhando uma fita e um nó.

Para treinar estes 3 últimos passos, siga estas dicas simples:

  • Divida as retas longas em pequenos traços;
  • Desenhe formas geométricas básicas, como círculos, quadrados e cubos, com traçados suaves e pontilhados;
  • Segure o papel sem pressionar excessivamente e faça traços leves;
  • Depois de fazer os primeiros esboços com figuras geométricas simples, preencha os espaços entre as linhas, contornando com traços mais forte.
  • Finalize o desenho com detalhes.

Aprenda a desenhar com lições gratuitas na Internet

Mude a perspectiva para desenhar em 3D

O professor Pádua Bastos, do Arte e Cia Brasil, ensina como transformar qualquer desenho em uma figura 3D.

Ele fornece dicas para desenhar objetos, permitindo que você aperfeiçoe suas formas e traçados. Para praticar, tente desenhar o mesmo item em diferentes posições. Assim, você irá aprender muito sobre perspectiva e luz e sombra.

Lições para desenhar animais

O professor Pádua Bastos também mostra em seu canal como desenhar animais. Esse processo é diferente de desenhar figuras humanas, já que a textura e o volume de cada animal variam muito. Por isso, comece traçando bichos com os quais você tem mais familiaridade, como gatos e cachorros.

Como desenhar mangás e desenhos animados

Se você deseja desenhar mangás, irá gostar das lições do canal Crie seu mundo. A Mônica Yugi, idealizadora da plataforma, procura inspirar seus seguidores a criarem a própria história em quadrinhos. Ela ensina como desenhar diversos personagens famosos e dá muitas dicas sobre animes (animações japonesas).

Há lições, indicadas até para quem não é fã de mangá, em que Mônica ajuda a desenhar cabelos cacheados e texturizados a partir de linhas simples, mostrando como adicionar dimensão e profundidade a cada ondulação.

Lições sobre desenhos de paisagens com árvores

Desenhar árvores e paisagens é uma forma de treinar as técnicas de luz e sombra. O artista plástico Adilson Amaral disponibiliza várias lições no seu canal do YouTube, trazendo o passo a passo para fazer esse tipo de desenho.

Lições para desenhar figuras humanas

Você já praticou traços básicos de figuras humanas, aprendeu a desenhar um olho e até uma boca, mas não se sente pronto para colocá-los todos juntos em uma ilustração? Então, confira o canal da ABRA e veja as lições do professor Laerte Galesso, que ajuda a desenhar formas básicas antes de tentar construir um corpo ou um rosto humano.

Não desista…

Não desista de aprender a desenhar. Há informações sobre como aprender sozinho na Internet, mas é muito importante praticar e ser persistente.

É sempre benéfico obter feedbacks e trocar ideias com colegas. Por isso, não deixe de verificar se na sua escola, faculdade ou comunidade há alguma oficina de artes. Também compartilhe esse tutorial com seus amigos e forme um grupo para aprender a desenhar!

Sucesso e até breve!

comentários (3)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo