Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Como aprender a desenhar do zero?

Como aprender a desenhar do zero?

Olá, leitor!

Desenhar costuma ser uma atividade muito praticada na infância. Contudo, essa habilidade nem sempre é retomada ao longo da vida adulta. Mas nunca é tarde para retornar e aprimorar suas técnicas de desenho. Acompanhe este texto e saiba como aprender a desenhar do zero.

Como aprender a desenhar do zero?

Aprender a desenhar do zero

Fonte: Reprodução

Você quer aprender a desenhar, mas não sabe por onde começar? Então veio ao lugar certo. Abaixo, trazemos dicas e cursos que podem te ajudar nesse processo.

O principal problema que os iniciantes em desenho enfrentam é transpor figuras da imaginação para o papel. Por exemplo, se você deseja desenhar um leão, mas não sabe exatamente qual é a aparência desse animal, será mais difícil organizar as linhas para criar a imagem de um leão. 

Portanto, antes de começar seus traços, pergunte-se: eu já observei a aparência da figura que vou desenhar? Já desenhei algo semelhante antes? Se as respostas forem não, é bom passar um tempo analisando o objeto que você deseja retratar e ver como ele foi representado por outros desenhistas.

Para criar um desenho realista, você deve memorizar e dominar o traçado das características mais marcantes de cada objeto, que podem ser agrupadas em seções especiais:

  • Gesto: a essência do objeto e a base da primeira impressão;
  • Estrutura: a base das proporções do objeto ou o esqueleto, no caso de figuras humanas;
  • Forma: o que o objeto parece quando despojado de todos os detalhes ou massas musculares, no caso de corpos humanos;
  • Detalhes: os detalhes da superfície ou gordura, pele e cabelos, no caso de pessoas.

Além disso, alguns tutoriais online de programas como Photoshop e Illustrator podem te ajudar a desenhar bem. Mas, para aprender com segurança, é preciso muito estudo e treino. Só assim você dominará as técnicas de desenho.

Como aprender

A prática regular é a chave para se tornar um bom desenhista. Mesmo que você sinta que está evoluindo a cada sessão de estudos, pratique os traços aprendidos regularmente, fazendo intervalos mais longos à medida que você se torna independente das referências.

Cada desenho precisa ser treinado. E é necessário muita paciência. Só avance para a próxima etapa quando tiver certeza de que já domina os conteúdos anteriores.

Cursos indicados

Abaixo, trazemos 2 cursos que são indicados para quem deseja aprender a desenhar. Se você é bom em inglês, há ainda mais cursos online que podem te ajudar a treinar seu traço. Confira!

1.  Drawspace

Este site, idealizado por Brenda Hoddinott, te ajuda a aprender a desenhar e possibilita a interação entre os estudantes. Além disso, a ferramenta possui um layout de fácil uso e traz mais de 500 lições sobre arte, divididas nos níveis iniciante, intermediário e avançado.

2. Arty Factory

Esse site é gratuito e ensina a desenhar, pintar e os princípios do design. A plataforma também tem tutoriais detalhados e abrange conteúdos que vão desde a arte tribal até a arte pop.

Quais são os benefícios de desenhar?

Sabia que desenhar pode trazer benefícios? Entre os mais comuns estão:

  1. Aumenta a autoconfiança;
  2. Melhora a percepção visual;
  3. Amplia o conhecimento sobre arte e cultura;
  4. Estimula a criatividade.

 Dicas para melhorar seu desenho

  • Comece desenhando figuras simples, isso é importante para aperfeiçoar seu traço;
  • Repare em outros desenhos. Assim, você aumenta seu leque de referências;
  • Trabalhe elementos básicos, como linhas, curvas e figuras geométricas.

Desenhar é uma forma de expressar sentimentos e proporciona momentos únicos. Por isso, continue aprimorando seu traço e incentivando os outros a desenharem.

E então? O que você achou desse artigo com dicas sobre como aprender a desenhar do zero? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até breve!

Para saber mais sobre como aprender a desenhar, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo