Você está aqui:Home » Livros Grátis » Ciências Humanas e Sociais » Como aplicar métodos filosóficos na escola

Como aplicar métodos filosóficos na escola

Olá, leitores!

Você possivelmente conhece muitas formas de ensinar e já tem algum conhecimento em Filosofia. Sabe como essa Ciência pode ser aplicada à Educação?

A filosofia estimula o pensamento lógico e crítica. É uma ciência que ensina a fazer ciência e, para isso, ela se pauta em métodos criados a partir do Método Filosófico. E se a escola é um local de construção do conhecimento e o conhecimento é um saber filosófico, então só é necessário sistematizá-lo. Portanto, é necessário saber como aplicar os métodos filosóficos na escola.

O que é o Método Filosófico?

A Filosofia assim com outras áreas do conhecimento, ou ciência, possui um objeto e um método de estudo.

O objeto de estudo da filosofia são os conceitos básicos que usamos nas ciências, nas artes e nas religiões, como o bem moral, a arte, o conhecimento, a realidade, a verdade, etc.

O método vem da palavra grega Methodos (meta= através de, e hodos= via, caminho). Fazer uso de um método é seguir ordenadamente um caminho em busca de uma finalidade. O método é o meio e ou o caminho pelo qual se busca a finalidade, por meio da troca de argumentos, da discussão de ideias e da reflexão.

O método, portanto, pode ser definido como um instrumento racional para adquirir, demonstrar e verificar conhecimentos.

Por que precisamos de um método?

Precisamos de um método porque o falso, a ilusão e a mentira rondam o conhecimento. Sendo assim, o pensamento precisa de regras e procedimentos que permitam ao sujeito, conhecer e controlar aquilo que se propõe conhecer.

O método é necessário:

  • Para conduzir o desconhecido até a verdade;
  • Para verificar a legitimidade dos conhecimentos e saber se são verdadeiros;
  • Para demonstrar uma verdade já conhecida e prová-la.

Quais são os métodos filosóficos?

Platão utilizava o diálogo como método, onde os interlocutores se guiam por perguntas centrais, examinando suas respostas e opiniões, para a partir daí, confrontar ideias e descobrir as contradições. Este é o Método Dialético, onde ocorre o confronto de ideias e dos argumentos contrários.

No entanto, Aristóteles considerou a dialética inadequada ao pensamento, pois não oferecia um conhecimento seguro. Para ele, o conhecimento deveria ser “Demonstrativo”, realizado pela reflexão e observação sensível. Aristóteles utilizava o Método Dedutivo e Indutivo, sendo comprovado por uma conexão de ideias, ou premissas, conhecido como Silogismos.

Veja um exemplo de dedução por premissas:

1ª premissa: Todos os brasileiros falam português.

2ª premissa: Os cariocas são brasileiros.

Conclusão (dedução): Logo, os cariocas falam português.

Apesar de existirem diferentes métodos filosóficos para se conhecer o objeto, todos possuem características em comum. Todos são: reflexivos, críticos, descritivos e interpretativos.

Entre os principais métodos filosóficos estão:

  • Dialético – conflito de ideias e argumentos para se chegar a um consenso;
  • Hermenêutico – interpretação e análise do contexto histórico, social e da linguagem;
  • Analítico – analisa internamente as estruturas da linguagem.

O Método Filosófico na educação

filosofia-e-arte

O Método Filosófico quando aplicado à educação, na forma de prática sistematizada da filosofia, desenvolve a inteligência dos alunos em todos os seus aspectos. Através do cultivo do pensamento de ordem superior, eleva-se o potencial dos estudantes, levando-os, desta forma, à uma significativa melhora no desempenho dentro e fora da escola de uma maneira geral.

A filosofia nos últimos anos tem marcado presença na educação em relação às questões motivacionais dos alunos. Pontualmente nas instituições existe um trabalho pedagógico de contextualização de conteúdos, pautados nos conhecimentos prévios dos alunos.

O tratamento didático descontextualizado e apresentado pronto, priva os estudantes de pensarem e conhecerem o percurso feito para se alcançá-lo enquanto teoria científica.

Um dos grandes dilemas atuais da educação é a falta de participação dos alunos durante as aulas. Percebe-se, desta forma, o quanto pode ser desmotivador o aprendizado por simples obrigação. Frequentemente os alunos são impelidos a fazerem bem pouco uso de suas aptidões, uma vez que estes conhecimentos apresentados pelo professor não estão atrelados à suas vidas cotidianas.

Quando Sócrates diz que a sabedoria consiste em saber que nada se sabe, nos remete ao pensamento de que o professor que consegue notar a relatividade que seu conhecimento é capaz, desta forma, de permitir que seus alunos compreendam o mundo por seu intermédio. Quanto mais o professor julga que é ele quem ensina, mais distante se torna da verdadeira educação. Nas palavras de Martin Buber: “A essência da atividade do educador é ensinar sem perceber como tal, uma vez que quem realmente educa é o mundo”.

Aplicações do Método Filosófico no cotidiano escolar

De maneira geral, o Método Filosófico quando aplicado na educação, desenvolve nos estudantes a capacidade de pensamento e reflexão, o senso crítico e o gosto pela descoberta, capacitando-os assim para desafios intelectuais e, principalmente, para o exercício da cidadania e o respeito aos semelhantes, de forma democrática e ampla.

Podemos destacar as seguintes vantagens do Método Filosófico na metodologia de ensino:

  • Através do pensamento sistematizado, desenvolver nos alunos novas habilidades e competências;
  • Promover os trabalhos em grupo, o intercâmbio de ideias e a integração entre os alunos;
  • Estimular os questionamentos, tornando as aulas mais prazerosas e desafiadoras;
  • Integrar o conhecimento entre várias disciplinas;
  • Exercitar a criatividade e a curiosidade;
  • Capacitar os alunos para a autonomia e o conhecimento aplicado à escola e à vida.

Você conhecia os métodos filosóficos enquanto metodologia do ensino? Concorda que sem a construção do conhecimento a educação se transforma em mera transferência de informação? Deixe seu comentário ou opinião.

Até logo!

comentários (1)

  • Valdir Porto Freire

    Concordo a filosofia e a arte de viver.
    E cada aluno deve saber interpretar esta arte que e a Vida?
    Cada um já trás esta arte dos seus Grupos.
    Não Existe grupo sem filosofia.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo