Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como administrar tablets em sala de aula

Como administrar tablets em sala de aula

Olá leitores do Canal do Ensino!

Uma sala de aula cheia de tablets e outros aplicativos pode se transformar em uma grande confusão. Conheça algumas dicas para que isso não aconteça.

Se uma escola decide optar pelo uso de tablets em sala de aula, deve considerar diversas questões, desde a metodologia de uso à forma como irão armazenar os equipamentos. Pensar nisso é muito importante, pois esses fatores influenciam diretamente o sucesso ou fracasso do investimento realizado. Além disso, alunos e educadores devem estar com objetivos e estratégias de ensino e aprendizado alinhados. Dessa forma, os regulamentos serão respeitados e aula poderá render com eficiência garantida.

Conheça algumas dicas para o uso de tabletes em sala de aula:

1) Armazenamento
Use gabinetes e armários seguros para guardar os aparelhos. Eles devem ser móveis, para que a sala tenha eficiência ao buscar os tabletes e eles possam ser transportados para outros locais. Se for possível, a escola pode disponibilizar dois armários para cada sala, assim os alunos não perdem tempo quando forem buscar os aparelhos.

2) Segurança
Além de um armazenamento seguro, a escola deve expressar claramente quais são as normas e expectativas em relação ao uso dos tablets. Os alunos devem saber como usar os aparelhos, em quais situações e com que tipo de restrições e regras.

3) Preparação
Não basta ter os aparelhos, é necessário saber utilizá-los. Para isso, deve haver a instrução de professores e alunos quanto ao uso dos tablets. Dessa forma, o investimento não será desperdiçado e sim, feito de maneira mais eficiente.

4) Outros recursos
Além do aparelho, a escola deve pensar em outros recursos exigidos para a utilização dos tablets. Por exemplo, como as baterias serão recarregadas? Que tipo de sincronização será utilizada? O uso da internet será permitido? A rede da escola possui capacidade para suportar essa demanda? Todos esses questionamentos devem fazer parte da estratégia e decisão da escola sobre o uso de tablets em sala de aula.

Até mais!

Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo