Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como adaptar suas aulas em três passos simples

Como adaptar suas aulas em três passos simples

Olá, leitores!

Com o passar dos anos, muitas mudanças vem acontecendo diariamente na vida de todos, mudando desde coisas mais simples até procedimentos mais complexos. Tudo isso acontece devido ao avanço da tecnologia e o quanto ela pode nos beneficiar.

Nas salas de aula, o avanço da tecnologia vem fazendo parte do dia a dia dos estudantes e professores e, com isso, são precisos alguns ajustes e adaptações para que não haja nenhuma perda para ambos.

Uso de tecnologia em salas de aula

Apesar de ser algo muito discutido e com opiniões diversas, um fato não pode ser negado, a tecnologia está presente e precisamos aprender a conviver com ela e utilizá-la em nosso favor.

Muitos educadores acreditam que o uso de tecnologia em sala de aula pode afetar a aprendizagem dos alunos, porém, se for utilizada de forma correta ela não irá trazer nenhum malefício, podendo ainda ajudar e incentivar ainda mais os estudos entre os jovens.

Adaptações em três passos

criancas-felizes-em-um-foguete-em-forma-de-lapis

  • Atividades online

Muitas escolas proíbem o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula, e a maioria dos estudantes ficam frustrados com isso, já que a maioria quer estar conectado o tempo todo, mas eles não podem estar distraídos e deixar de absorver os conteúdos propostos pelos educadores.

Agora, se você puder passar aos seus alunos atividades online, onde eles podem utilizar os próprios aplicativos (celulares, tablets e notebooks) ou podem utilizar o laboratório de informática da escola, caso ela tenha um, isso pode fazer com que os estudantes fiquem ainda mais motivados em aprender.

Propor atividades online fará com que todos os estudantes fiquem interessados em participar das aulas e fiquem ainda mais motivados a participar dos exercícios que você propor. O ponto aqui é o equilíbrio e o controle, fazer a atividade online pode trazer benefícios aos alunos, porém é importante saber dosar a quantidade de tempo destinado a esse exercício.

  • Utilize aplicativos relacionados à educação

Todos os dias surgem aplicativos para celulares e tablets, e cada vez mais podemos utilizá-los no nosso dia a dia. Existem diversos aplicativos relacionados à educação que podem ajudar diariamente, aplicativos que fornecem dicas aos professores para melhorarem suas aulas, atividades interativas, dicionários, tradutores, além de inúmeros jogos que ajudam os estudantes a aprenderem muito mais.

Você pode fazer uma pesquisa entre os aplicativos existentes e ver quais são aqueles que você pode utilizar e tirar algum proveito. Verifique se algum aplicativo de jogo ou atividades interativas passam o que você tem em mente e dê a sugestão aos seus alunos para que eles baixem o aplicativo, isso pode fazer com que eles aprendam brincando.

  • Estimule e aproveite o uso de computação em nuvem

Existem alguns sites como o Google Classroom e o DropBox, que utilizam recursos da computação na nuvem, o que é um método simples e fácil de aumentar a interação entre professores e estudantes, facilitando ainda mais a troca de informações e conhecimentos. Essa troca de conhecimento e essa aproximação entre alunos e educadores podem ajudar ainda mais a aprendizagem e tornar todo esse processo mais prazeroso.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo