Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como acompanhar a produção de artigos científicos rapidamente

Como acompanhar a produção de artigos científicos rapidamente

Olá, leitores!

Você já publicou ou gosta de acompanhar a publicação de artigos científicos? Com a grande quantidade de trabalhos postados atualmente, fica difícil saber todas as novidades. Então veja aqui como acompanhar a publicação de artigos científicos em sua área de pesquisa.

Como cerca de seis mil artigos são publicados por dia, a checagem de e-mails e alertas da internet para novos textos fica cada vez mais sobrecarregada. Aí fica a pergunta: com essa montanha de informações, qual é a melhor maneira de se manter atualizado sobre as novidades da área?

Como acompanhar a publicação de artigos científicos

O escritor Moreno Barros deu algumas dicas no site BSF (Bibliotecários Sem Fronteiras). Confira abaixo:

Google Acadêmico

Utilize os alertas do Google Acadêmico. Depois de logar na sua conta do Google, clique sobre o ícone na barra superior para criar um alerta. Depois você escolhe uma palavra-chave ou conjunto de palavras e indica um e-mail que receberá as notificações.

Tome cuidado quando for colocar a palavra-chave: não seja muito genérico ou específico demais e procure utilizar os termos e jargões da área. Outro ponto a ser considerado é se vai procurar por palavras em inglês, a língua global da ciência, ou somente em português. O Google faz a busca por essas palavras-chave no título e resumo dos artigos. Se não gostar, os alertas podem ser criados ou desativados a qualquer momento.

Outro recurso do Google Acadêmico é poder acompanhar as publicações de um pesquisador, ou até mesmo todos os trabalhos secundários que citam esse autor. Para isso, é só digitar o nome do autor no campo de busca e verificar se ele já possui um perfil no Google Acadêmico. O único porém dessa ferramenta é justamente se o autor não tiver esse perfil, pois nesse caso, ele não será achado por essa pesquisa.

Os links para os artigos que foram encontrados referentes aos alertas que você solicitou, serão enviados para sua caixa de e-mail.

Outros recursos de acompanhamento

lupa-procurando-livro

Existem outras ferramentas de alertas além do Google Acadêmico. Você pode criar notificações a partir de bases de dados multidisciplinares ou que focam em áreas específicas, como o PubMed, Compendex, Scopus, EBSCO, Sage, etc.

Quase todas essas opções oferecem a possibilidade do usuário criar uma conta e criar algum tipo de alerta na busca por autor, assunto, citação ou acompanhar o lançamento das edições das revistas contidas na base (se for sua escolha, fique atento para sua área de interesse).

Se você for acompanhar uma lista muito grande de revistas, a dica é utilizar agregadores de feeds de publicações, como o JournalTOCs, Zetoc, Faculty of 1000 Prime e Mendeley.

Um jeito mais simples de saber as novidades é seguir os colegas nas redes sociais e ver o que cada um acha para saber o que vale a pena. A sugestão é utilizar um agregador de feeds no Twitter. Para isso, basta criar uma conta nova e direcionar feeds para lá.

Sistemas de recomendação de leitura

Segundo Moreno Barros, para resultados mais abrangentes, você pode usar os novos sistemas de recomendação de literatura científica. Eles não só filtram a grande quantidade de artigos, como também oferecem sugestões personalizadas, de acordo com cada usuário. Veja algumas opções:

  • Mendeley: gerenciadores de referência com mecanismos de recomendação.
  • PubChase: recomenda artigos de acordo com as bibliotecas de usuários com interesses semelhantes.
  • Sparrho: usuário faz seu sistema de recomendações e o mecanismo aprova ou rejeita sugestões.
  • Faculty of 1000 Prime: envia alertas sobre artigos, usando as classificações de 5.000 cientistas.
  • Twitter: twitterbots automatizados podem rastrear palavras-chave ou os usuários podem seguir colegas.
  • Nowomics: usuários “seguem” palavras-chave biológicas.
  • Scizzle: facilita o processo de fazer várias pesquisas no PubMed com palavras-chave e filtros, e permite que os usuários salvem os artigos relevantes.
  • ReadCube: um meio fácil e rápido para localizar suas pesquisas.

Pronto. Agora com essas dicas, esperamos que fique mais fácil acompanhar a publicação de artigos científicos em sua área de pesquisa.

Boa sorte.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo