Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Ciências Humanas » Como abordar a filosofia no Ensino Médio?

Como abordar a filosofia no Ensino Médio?

Temas importantes de filosofia no Ensino Médio: os principais aspectos da filosofia que devem ser passados aos jovens dessa idade

Olá, leitores!

O estudo da filosofia já vem desde a Grécia Antiga. Sua função é a de analisar as situações do mundo e da sociedade de uma forma mais ampla.

A filosofia estuda os fatos que ocorreram, ocorrem e ocorrerão, desde a sociedade antiga até a moderna, sempre visando uma melhor análise das situações mais pertinentes que vivemos no cotidiano social.

Mesmo com o decorrer das gerações, a filosofia adequa-se e enfatiza os temas sociais presentes na vida em sociedade, ao mesmo tempo em que analisa e compara essas relações atuais com as do mesmo enlace em seus primeiros estudos e fatores históricos. Sendo assim, trabalhar o que acontece hoje em dia é o novo desafio da filosofia.

Os jovens se deparam com a filosofia no Ensino Médio. Isso acontece porque eles necessitam ter uma idade mais avançada para se depararem com questões filosóficas que exigem mais raciocínio e senso crítico. Estudar filosofia é importante para que os jovens aprendam a refletir melhor sobre os aspectos da vida e para despertar o senso crítico e a opinião própria.

Os estudos dos aspectos filosóficos sociais garantem novas reflexões e pontos de vista aos jovens. Portanto, estudar filosofia no Ensino Médio é importante para que esses jovens tornem-se capazes de chegarem as suas próprias conclusões em diversos assuntos.

Com a mente mais aberta e a iniciação do florescimento e maturação do senso crítico, os jovens devem estudar filosofia no Ensino Médio. A verdade, é que noções de filosofia poderiam ser aplicadas mais cedo, contudo, existe muito preconceito sobre a temática. Entretanto, o maior medo dessas pessoas que abominam o estudo das questões filosóficas, é que as pessoas passem a pensarem por si próprias.

Além da filosofia no Ensino Médio, onde mais podemos aplicá-la ou encontrá-la?

A era contemporânea é a mais heterogênea possível. As variações de aplicação ou estudo da filosofia crescem e se expandem nos diversos aspectos do cotidiano.

Podemos encontrar filosofia em quase todos os aspectos de nossas vidas. Movimentos sociais, aspectos educacionais, redes sociais, internet, novas tecnologias, etc. Em todos esses lugares existem temas ligados à filosofia.

Hoje vemos nossa sociedade mais crítica devido ao fluxo de ideias sendo repassado de pessoa para pessoa. Seja através de conversas ou através da própria escola. Contudo, o fenômeno da internet propagou e muito essa questão da veiculação de ideias e exercício do senso crítico e a formação de opinião.

A rede social Facebook é um grande exemplo disso. Recebemos informações e ideias constantemente de amigos, conhecidos e desconhecidos. Podemos concordar, discordar, compartilhar e curtir o pensamento de outras pessoas. Podemos debater sobre diversos aspectos nessas plataformas. Mas, para isso, precisamos primeiramente saber expor nossas ideias através de opiniões, pontos de vistas e argumentos coerentes.

Portanto, estudar a filosofia no ensino Médio ajuda-nos a expor nossas ideias de forma mais sensata e coerente, como também influencia em nossa busca por conhecimento e pela procura da verdade nos fatos acima de tudo.

Por isso, estudar filosofia no Ensino Médio auxiliará o jovem em diversos aspectos e momentos da vida.

Como abordar a filosofia no Ensino Médio?

quadro-de-filosofia

Agora que já falamos sobre a importância da filosofia no Ensino Médio, passamos para alguns temas que devem ser abordados pelos professores durantes esses estudos filosóficos.

Os professores, primeiramente, para atrair a atenção dos alunos para a filosofia, pode utilizar-se de ferramentas modernas. O dever dos docentes é visar a união da tecnologia junto ao raciocínio crítico dos estudantes, demonstrando temas modernos junto da intertextualidade dos filósofos antigos. Sendo assim, cabível de deixar uma aula mais prazerosa e dinâmica para os alunos e para o professor.

Com a abordagem da criticidade, podemos pegar grandes títulos como “O Banquete” de Platão, “Discurso sobre a origem da desigualdade” de Rousseau e “Além do bem e do Mal” de Nietzsche, e abordar os temas cotidianos da nossa sociedade atual que estão presentes nestas obras.

Não pode deixar de lado os conceitos de filosofia primários, explicar e gerenciar uma aula com seus conceitos, antes de tentar implementar novas linhas de pensamento.

O ensino deve ser gradativo, você deverá ver quando seus alunos podem entrar nessas novas linhas de pensamento cognitivos. Sendo assim, a complementação e a estruturação da filosofia no Ensino Médio passam a ser mais receptível aos jovens.

Com essa transição de pensamentos, a filosofia consegue transitar e evoluir a mente dos jovens entre sua existência e sua criticidade.

Dicas de temas importante de filosofia no Ensino Médio

Os principais conceitos de filosofia no Ensino Médio, que devem ou deveriam ser passados aos jovens, são:

  • Saber relacionar os aspectos sociais do pensamento filosófico à sociedade moderna;
  • O conceito de se reconhecerem capazes de formarem sua própria opinião e aflorar o senso crítico;
  • Reconhecerem-se como produtores de cultura e ideias diante da sociedade;
  • Entender a produção do pensamento e como o enfrentar dos desafios da vida e da humanidade;
  • Compreender o papel da reflexão filosófica;
  • Saber arquitetar “mundos” históricos de distantes tempos em seu pensamento, sem ser preconceituoso, também estar aberto as análises filosóficas sociais de cada época;
  • Estabelecer-se como cidadão no mundo em que vive, apreendendo junto do seu caráter histórico e a sua dimensão de liberdade;
  • Compreender o conhecimento como possibilidade de libertação social;
  • Envolver o pensamento do mundo como sumário de distantes culturas antecedentes e concomitantes a ele;
  • Elaborar criticamente seu próprio pensar a partir de notícias/análises de jornais/revistas e de suas vivências.

Devem criar um respeito sobre o estudo dessa matéria, pois ela está presente na vida das pessoas. A filosofia cria cidadãos críticos e contestadores, interessados em melhorias sociais e diversos aspectos da vida em sociedade.

É um dever ensinar filosofia no Ensino Médio, porque é nessa fase onde o jovem começa a se tornar adulto e um completo cidadão.

Esperamos tê-los ajudado, até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo