Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » Como a tecnologia ZigBee pode ser usado na educação?

Como a tecnologia ZigBee pode ser usado na educação?

Olá, leitores!

O ZigBee é um sistema de transmissão de dados sem fio em malha de baixo consumo de energia, grande área de cobertura e menor preço que outras tecnologia wireless. O sistema é um protocolo desenvolvido para aparelhos de baixo consumo, visando uma automação barata e eficiente.

Esse sistema de informação consiste em um sistema de comunicação entre dispositivos sem fio, quanto mais dispositivos, maior a sua malha e, por consequência, mais confiável e completo é a comunicação entre eles.

Esse tipo de automação permite que uma rede tenha total interação entre si. É ideal para utilização na Smart House, sistema de automação doméstica crescente na América do Norte. Com uma rede assim é possível ter um sistema de alarme contra incêndio e invasão completamente inteligente e autônomo, podendo trancar portas e janelas sem precisar de ação humana.

Devido ao seu alto alcance (cerca de 1 Km), os sistemas padronizados pelo protocolo ZigBee são também excelentes para automatizar ambientes maiores como industrias ou escolas, facilitando a transmissão de dados simples e controlo do espaço através de sensores (sensor de movimento ou de fumaça), ou para otimização de iluminação.

Aplicações mais comuns do ZigBee

Esse tipo de protocolo de rede foi feito em 2004 e apresentado ao público em 2005 e desde então vem se difundindo em inúmeras áreas do cotidiano. As melhores utilizações do ZigBee são em:

  • Ambientes que não há cabeamento;
  • Situações em que é necessário criar uma rede rápida de teste;
  • Quando o custo de manutenção for uma das prioridades do projeto.

O sistema de rede está presente em áreas como Saúde e ambiente doméstico, cada uma com aplicações distintas. Na área doméstica pode ser uma rede para controle de temperatura, iluminação, sensores e alarmes. Mas além de Smarthouses, também é possível utilizá-lo em áreas maiores.

ZigBee na Saúde

Uma das áreas de interesse nos estudos ZigBee é a saúde, onde ele pode ser usado para monitoramento de pacientes que precisam de um controle rigoroso com certos quesitos. Esse controle pode ser dividido em:

  • Episódico: Um monitoramento periódico em pacientes em estado não crítico acompanhando o avanço da doença. Nesse modo, sensores espalhados pelo corpo do paciente mandam informações para um computador que o armazena para futura consultas.
  • Contínuo: Para pacientes que necessitam de uma análise constante de seu estado. Ela funciona conforme o periódico porém sem uma pausa.
  • Alarme: Nesse modo os sinais vitais são monitorados e em caso de atingirem níveis pré-determinados (como insulina por exemplo), um alarme será disparado para alertar o usuário que algo está errado

ZigBee na manutenção da rede elétrica

O protocolo também tem utilização prática na rede elétrica em dois pontos principais, no poste e no relógio residencial.

  • No Poste: O ZigBee já tem presença em alguns postes, principalmente na América do Norte, para a facilitação da manutenção dos mesmos. Com um sistema de rede baseado no protocolo, o técnico apenas precisa de um PDA para identificar o problema e resolvê-lo de forma mais rápida e direta.
  • Nos relógios medidores: O protocolo atua na medição do consumo da casa. Quando o técnico tem de fazer a verificação ele pode fazer da rua, sem precisar de contato visual com o relógio. Isso aumenta a segurança do consumidor e a praticidade da empresa.

São inúmeras aplicações práticas que podem facilitar o dia a dia de empresas e pessoas físicas. A ideia ainda é pouco difundida no Brasil, porém o protocolo já tem certa expressão na educação, principalmente durante o ensino superior.

Como o ZigBee pode ser usado na educação?

elementos-de-tecnologia

A melhor aplicação do ZigBee na educação é na área de pesquisa científica, seja no ensino superior com cursos de TI ou até mesmo durante o ensino médio. É possível criar experimentos simples de baixo custo, ideal para o ambiente escolar.

O protocolo, junto com dispositivos como o Arduino, pode trazer experiências práticas para potencializar o estudo e a curiosidade dos alunos.

Já no ensino superior, o ZigBee é uma excelente opção para Trabalhos de Conclusão, projetos científicos. Com seu sistema simples é possível criar controladores de sensores e ações sem gastar muito, o que para um estudante de faculdade é o ideal, não é mesmo?

Uma opção barata, simples, confiável e eficiente, o sistema de rede com protocolo ZigBee é um forte aliado para estudantes do ensino superior de todo o mundo, tanto em áreas de TI como em cursos de engenharia, podendo controlar e auxiliar na captação de dados de pressão atmosférica, controle de velocidade de protótipos aéreos, controle de pressão em cima de determinados objetos ou até mesmo colunas de algumas obras, uma infinidade de possibilidades que felizmente se tornam mais acessíveis com o avanço dessa tecnologia.

E vocês, já conheciam o ZigBee? O que acham desse tecnologia?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo