Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » Como a tecnologia é usada no esporte?

Como a tecnologia é usada no esporte?

A tecnologia que nos acompanha no dia a dia é, também, fundamental em alguns esportes

Olá, leitores!

A tecnologia está cada vez mais presente na nossa vida. Na rua, em casa, na faculdade, na escola ou no trabalho, não importa onde estamos, sempre nos conectamos ao mundo por meio de redes sociais ou sites de notícias.

Diante de um cenário onde as pessoas estão tão ligadas à smartphones, notebooks, tablets, relógios multifuncionais e aparelhos de música modernos, não é difícil que a tecnologia seja utilizada em diversas frentes como alternativa para algumas situações. No esporte, por exemplo, ela desempenha um papel importante e ajuda os mais diversos atletas, seja na preparação, na divulgação de torneios e resultados ou nas roupas.

Hoje em dia é comum, principalmente em jogos de futebol, a utilização de pontos eletrônicos por árbitros, com o objetivo de garantir ações mais assertivas. Se antes havia uma dificuldade muito grande em marcar um impedimento, hoje em dia a chance de erro é bem menor, visto que a decisão pode ser baseada não apenas na visão, mas também em uma análise mais rigorosa de quem está do lado de fora do jogo.

Estatística eletrônica

atleta-correndo

Além disso, os técnicos também estão usando equipamentos eletrônicos para ajudar a tomar decisões. Enquanto o jogo acontece, de futebol, basquete ou vôlei, um dos auxiliares utiliza um computador para preparar as principais estatísticas do jogo, como passes certos e errados, pontos, entre outros, tudo em questão de segundos, com alto poder de informação.

Tops e coletes

Para ajudar os atletas a se adequarem às diversas condições de clima, foram desenvolvidos tops e coletes com uma tecnologia para resfriar ou aquecer o corpo nos intervalos dos jogos. Em alguns casos, como no utilizado recentemente pelo clube Palmeiras, eles servem para monitorar a movimentação dos atletas e ajudar em alguns estudos e estatísticas sobre os jogadores, proporcionando um melhor aproveitamentos dos atletas nos jogos.

Há também os maiôs tecnológicos, que repelem a água e são capazes de comprimir os músculos devido ao tecido ultrafino. Isso garante menos esforço e resultados mais rápidos. Apesar dos seus benefícios, a utilização de equipamentos eletrônicos no esporte traz diversas críticas, já que enquanto uns acham que a tecnologia ajuda na decisão, outros encaram isso como desvantagem em alguns casos.

A utilização do maiô, por exemplo, foi altamente julgada porque favorecia uns nadadores e outros não. No caso do ponto eletrônico, um incidente de 1991 também causou alvoroço, quando um jogador do Corinthians foi orientado dentro de campo pelo treinador que falou por meio da tecnologia.

É preciso avaliar muito bem os prós e os contras, mas é inegável que, uma hora ou outra, esses equipamentos altamente tecnológicos vão invadir os campos, as quadras e as piscinas.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo