Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como a semiótica pode ajudar na aprendizagem

Como a semiótica pode ajudar na aprendizagem

A semiótica é o estudo dos significados e sua inclusão na grade escolar pode abrir a gama de conhecimentos dos alunos

Olá, pessoal!

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de semiótica. O termo, que foi citado pela primeira vez em 1670, tem sido cada vez mais utilizado por empresas, comunicadores e, principalmente, por profissionais da área de educação.

Atualmente, diversos estudos revelam que a mente humana atua por meio de representações e que o cérebro é capaz de criar imagens e sensações com base em um objeto ou situação original. Em outras palavras, as pessoas tendem a dar um significado a tudo que as cercam.

E é justamente nesse contexto que a semiótica atua. Derivada do grego, essa ciência nada mais é do que o estudo e a interpretação de símbolos e sinais em todas as suas formas, sejam elas linguísticas ou não –  música, fotografia, teatro, artes visuais, textos, religião, entre outros. Além de conceitos, ela também estuda ideias, situações e, claro, a forma como essa significação acontece culturalmente.

Por que apostar na semiótica?

semiotica-imagem

A fim de expandir os horizontes e a visão das pessoas, conforme mencionado anteriormente, muitas pessoas tem apostado na semiótica como estratégia de venda. No entanto, o que mais tem chamado a atenção é o investimento na ciência na área pedagógica.

Muitos especialistas educacionais acreditam e apostam na semiótica como disciplina. A ideia é fazer com que os estudantes analisem, reflitam e entendam sobre o tema e sobre o processo de significação das coisas, ampliando os horizontes e, claro, a gama de conhecimento. Além de um lado histórico e cognitivo, é possível mostrar contextos sociais, econômicos, culturais, políticos, entre outros, fazendo com que o lado crítico das pessoas seja aguçado.

Alguns profissionais, inclusive, acreditam que é possível desenvolver a consciência e uma identidade cultural, bem como o sentido de multiculturalismo, pouco enraizado no processo de aprendizagem brasileiro. Para eles, ao entender as origens, é possível entender o contexto em geral do país, dos signos, das imagens e de todo o resto.

Apesar de o conceito estar cada vez mais presente no nosso dia a dia, ainda é difícil para os professores incluir o tema em suas aulas. Abaixo, selecionamos algumas ideias para que os alunos possam aprender com a semiótica e desenvolver novas habilidades. Confira.

  • Aposte em pesquisas, entrevistas com comunidades locais e profissionais, bem como em tarefas a serem realizadas em família. Ao incentivar essa troca de conhecimento e de informações, é possível compreender melhor o histórico e o contexto ao qual determinada situação ou objeto se encaixa;
  • Árvores genealógicas. Faça com que os alunos criem as suas próprias árvores para que conheçam a sua história de perto e vejam melhor de onde vem os seus pais, tios e tantos outros familiares. Ao abrir esse leque, além de histórias, as pessoas se redescobrem;
  • Invista em passeios culturais. Museus e centros culturais são sempre bem vindos e uma ótima pedida para que os alunos debrucem na história e compreendam determinadas situações;
  • Aposte em jornais, murais, debates, discussões, entre outros. Compartilhar conhecimento é sempre rico para ambos os lados.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo