Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como a liderança em grupo pode transformar escolas?

Como a liderança em grupo pode transformar escolas?

Olá, professor!

Conhece o método de liderança em grupo? É um novo jeito de administrar e gerir a vida escolar de estudantes e professores. Todos trabalham juntos em prol de um mesmo objetivo na educação, que trás bons resultados para todos.

Um exemplo desse novo método acontece na Tubman Middle School, nos EUA. É o chamado Leadership Team (equipe de liderança) que transformou a escola sem recursos em um lugar de sucesso.

Equipe de liderança

Essa equipe de liderança conseguiu bons resultados através de reuniões semanais em que as metas são cuidadosamente definidas, cada membro tem seu papel a cumprir e a responsabilidade de todos fica bem clara e tem que ser seguida. O grupo ainda estabeleceu regras para trabalhar juntos e não ter conflitos, além de discussões saudáveis e produtivas para novas ideias.

O Leadership Team trabalha focado em seus objetivos principais e prioridades (que são apenas duas por vez), conferem o impacto do que fazem e ainda promovem mudanças quando veem que certas ações não estão gerando o resultado desejado. Todos aprendem juntos e ainda tem tempo para suas próprias reflexões.

Os membros desta equipe de liderança também sabem que seu grupo é o principal meio de garantir a eficácia de outros (como equipes de notas e departamentos, equipe responsável pelo sucesso dos alunos, equipe da justiça, etc). Coletivamente, eles sabem que tem o potencial de liderar a comunidade até onde quiser e eles lembram, diariamente, porque essa equipe precisa existir, porque precisa ser forte e o papel que tem na transformação das escolas.

A importância do trabalho em grupo

Segundo especialistas e professores, este é um tipo de trabalho que não pode ser feito sozinho. Ninguém sozinho consegue transformar escolas em lugares onde as crianças possam conseguir o que precisam todos os dias. Todos sabemos o quanto de trabalho é necessário ser feito e o quanto ainda temos que caminhar para uma educação ideal.

Temos que saber também de nossas limitações individuais, incluindo nossa capacidade de fazer a grande quantidade de trabalho necessário, nosso conhecimento e habilidade para tal.

Equipes tem maior potencial para resolver problemas em situações mais difíceis e desafiadoras. Todos têm – juntos – mais habilidades, conhecimento e experiências para trabalhar do que uma pessoa sozinha. Cada membro pode contribuir de uma forma diferente e criativa quando é preciso. Sabemos que uma equipe pode sair do controle e acabar não fazendo nada. O desafio é identificar o que é preciso para maximizar esse potencial todo do grupo.

Alguns podem ficar na dúvida se são mais fortes e efetivos em grupo do que sozinhos, mas não dá para saber se não tentar. As pessoas ficam apreensivas em arriscar ou confiar em um líder. Mas a equipe de liderança tem que ultrapassar esse obstáculo e ganhar a confiança de todos.

É possível trabalhar sozinho

Trabalhar em equipes não exclui a necessidade de atuar sozinho às vezes. Muitas pessoas precisam de calma, independência e liberdade de tarefas para contribuir efetivamente com o todo.

As equipes podem trabalhar com todo tipo de contribuição. Os mais introvertidos podem fazer sua parte sozinhos e depois o resto da equipe faz uma revisão. Existem alguns tipos de tarefas que são mesmo melhor executadas, sozinho. Nem tudo precisa ser feito em colaboração. Tudo depende do entendimento e do acordo feito entre os membros.

Liderar uma equipe é difícil e complexo. São habilidades que não são explicitamente ensinadas a ninguém. Isso pode desanimar o trabalho. Mas é importante relembrar a todos o papel que as equipes podem ter na real transformação das escolas. Temos que realmente acreditar em algo para trabalhar por ele.

A liderança em grupo pode mesmo transformar escolas, estudantes, professores e a educação em geral. Vamos colocar em prática?

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo