Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como a educação age na democracia?

Como a educação age na democracia?

Olá,

A educação tem um papel fundamental na construção e preservação de uma sociedade democrática, uma vez que ela tem a responsabilidade social de formar indivíduos sociais, que vivem e atuam em uma sociedade com igualdade e respeito à alteridade.

O que é democracia?

O termo “Democracia” surgiu na Grécia Antiga para ressaltar a importância da participação popular no que se refere às tomadas de decisões sobre o funcionamento da sociedade em todos os aspectos.

Em uma sociedade democrática, portanto, o poder não fica concentrado completamente nas mãos de uma pessoa, um gestor, mas dilui esse poder a todas as dimensões sociais através de uma organização representativa da população, como uma partilha do poder a todas as pessoas. Dessa maneira, democracia implica uma sociedade em que todos os participantes tem poder e/ou influência sobre as decisões tomadas e todos tem liberdade de atuar e expressar-se em sua particularidade, desde que não ultrapasse os direitos dos outros.

Como a educação se relaciona com a democracia?

Pode-se dizer que a escola, ou o processo educativo no geral, é um ambiente formador de indivíduos sociais, que vivem e atuam em uma sociedade plural. Dessa forma, a educação tem um papel decisivo na formação de pessoas democráticas, que respeitam a liberdade de expressão e ação dos demais.

O ambiente educacional relaciona-se com a democracia estabelecendo em si políticas a serem aplicadas em situações sociais que são capazes de implicar na melhoria das condições de vida de todos os presentes. Como um espaço democrático, a escola se relaciona com a democracia de forma a criar um espaço de convivência e representatividade de todas as partes e de todas as singularidades de cada um dos que a frequentam. Pode-se dizer que a escola é um dos principais meios da sociedade na formação de cidadãos democráticos.

Como exercer uma boa democracia?

O exercício de uma boa democracia inicia-se na descentralização dos poderes e interesses. No ambiente educacional essa descentralização expressa-se na diluição da figura hierárquica como definidora de leis e regras, mas na construção desse código de conduta, da construção das grades escolares por meio da participação de todos os envolvidos através da representatividade de suas necessidades e interesses.

Em uma educação democrática, o processo de ensino / aprendizagem vai além de uma mera transmissão de informações e chega a uma perspectiva construtiva e plural, em que o conhecimento é construído na situação de comunicação entre professores e alunos e todas as demais composições escolares.

Qual o papel do cidadão para exercer sua cidadania

No exercício de sua cidadania, o indivíduo primeiramente tem consciência de que vivem em uma sociedade plural em que todos tem os mesmos direitos e deveres que ele. Também tem consciência de que suas ações tem implicações diretas e indiretas na sociedade, estas que devem ser elucidadas.

Apartir dessas consciências de mundo, um bom cidadão constrói um modo de vida com responsabilidade social, reconhecendo a responsabilidade de manter a representatividade plural de todas as pessoas através de suas ações, eximindo-se de atitudes de força e imposição de poder sobre o outro. A noção de cidadania está atrelada a uma gama de outras reflexões filosóficas, principalmente a ética e o compromisso social.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo