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Coleção on-line gratuita mostra como criar espaços makers em escolas

Olá, leitor(a)!

Criatividade e inovação foram essenciais para a construção de várias ferramentas, dispositivos e programas que, atualmente, facilitam a rotina de muitas pessoas, como os aplicativos de transporte. Essas características são pilares da cultura maker, que, a partir da troca de conhecimento, estimula as pessoas a tirarem suas ideias do papel e colocá-las em prática.

Diante desse cenário, a Associação de Laboratórios de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), disponibilizou a coleção on-line gratuita Maker Space IoT, com 3 volumes sobre como implementar espaços makers na escola. O material é voltado para educadores(as) e gestores(as) de escolas públicas.

Espaço maker e a educação

A criação de um espaço maker (makerspace) desenvolve uma cultura colaborativa no ambiente escolar. O local consiste em um laboratório onde o(a) estudante vai desenvolver suas ideias enquanto compartilha informações e conhecimentos com os(as) demais colegas.

Geralmente, o espaço é composto por computadores, materiais de desenho, artes e conjunto de montagens, mas isso varia de acordo com os interesses e recursos disponíveis. Esse espaço colaborativo alimenta o sentimento de reciprocidade entre os(as) participantes, que se ajudam na construção de suas ideias.

A criação desses espaços é uma alternativa ao estilo tradicional de aprendizagem em sala de aula, com métodos que, muitas vezes, desmotivam o(a) aluno(a). Em vez disso, o espaço maker oferece a união entre ensino e inovação, estimulando o aprendizado e despertando habilidades importantes para o futuro, como proatividade e liderança.

Coleção on-line gratuita ensina como criar espaços makers

Fonte: Reprodução

Coleção Maker Space IoT

A coleção de e-books Maker Space IoT (Internet das Coisas, em português) conta com 3 volumes gratuitos que mostram como implementar espaços makers tecnológicos em escolas públicas. Os materiais foram desenvolvidos após análise dos resultados obtidos a partir da instalação de 5 espaços makers, em 5 escolas de Ensino Médio público, no estado de São Paulo.

O material é voltado para professores(as) e gestores(as) da rede pública de ensino, que serão capacitados(as) com metodologias e práticas para a construção, com baixo custo, dos laboratórios. Para acessar e baixar os e-books, clique aqui.

Associação de Laboratórios de Sistemas Integráveis e Escola Politécnica da USP

LSI-TEC é uma associação sem fins lucrativos que está em operação desde 1999. Suas ações têm como objetivo aumentar a competitividade da indústria brasileira, por meio da elaboração de produtos, serviços e sistemas com tecnologia avançada.

A Associação faz parte da Escola Politécnica da USP, inaugurada em 1893 e anexada à Universidade de São Paulo em 1934. A Escola, considerada a faculdade de engenharia mais completa da América Latina, oferece 16 cursos divididos em engenharia civil, mecânica, elétrica e química; além de mestrado, doutorado e mestrado profissionalizante.

Para saber mais sobre a Escola Politécnica da USP, clique aqui. E para conhecer melhor o trabalho da Associação de Laboratórios de Sistemas Integráveis Tecnológico, clique neste link.

Esse modelo de aprendizagem pode melhorar muito a formação dos(as) jovens, não é? Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais e ajude a aumentar o alcance da cultura maker!

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