Você está aqui:Home » Livros Grátis » Ciências Humanas e Sociais » Coleção de e-books gratuitos aborda fábulas indianas milenares

Coleção de e-books gratuitos aborda fábulas indianas milenares

Olá, leitor(a)! 

Nas últimas décadas, as produções cinematográficas de Bollywood (indústria de filmes em língua hindi) têm feito muito sucesso ao redor do mundo. Além de ser um recurso inestimável para a economia do país, o cinema indiano viabiliza o fortalecimento de uma identidade nacional e possibilita que a cultura e as tradições da Índia sejam amplamente conhecidas.  

Diferentemente do que se possa imaginar, contudo, os costumes e os valores dessa nação — que pode vir a se tornar a mais populosa do mundo — influenciaram o Ocidente muito antes disso, por meio da literatura. É possível afirmar, inclusive, que as narrativas indianas contribuíram para a consolidação da fábula enquanto gênero.  

Essas informações estão na coleção de e-books com fábulas indianas milenares, organizada por pesquisadoras da Universidade de São Paulo (USP) e disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da instituição. Nela, temos acesso a 3 volumes traduzidos do sânscrito, que trazem histórias populares da Índia na Antiguidade.  

Coleção Pañcatantra 

Coleção de e-books gratuitos aborda fábulas indianas milenares

Fonte: Reprodução

Considerado um idioma morto, sem falantes que o utilizem de forma natural no cotidiano, o sânscrito já foi a língua oficial da Índia e do Nepal. Ele faz parte da mesma árvore linguística que contém a maioria dos idiomas utilizados na Europa e possui muita importância na literatura, especialmente a clássica. Por isso, e para compreender crenças e civilizações antigas, muitos trabalhos e estudos científicos ainda se debruçam sobre essa língua.  

Foi justamente assim que surgiu o projeto de tradução que originou a coleção Pañcatantra, das pesquisadoras do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo). Os desafios para traduzir as histórias dessa coletânea são descritos na introdução dos livros, pelas autoras: Maria da Graça Tesheiner, Maria Valíria Aderson de Mello Vargas e Marianne Erps Fleming.  

Os textos são classificados como fábulas, porque sugeriam quais deveriam ser as condutas éticas e morais da sociedade indiana. Eles datam do século I e, por isso, são importantes produções da literatura clássica da Índia. Abordando temas como ambição, influência, amizade, diferenças, bem comum e muito mais, as narrativas estão reunidas em 5 livros, compactados em 3 volumes digitais: 

  • Pañcatantra – Cinco Tratados – Livro I 
  • Pañcatantra – Cinco Tratados – Livros II e III 
  • Pañcatantra – Cinco Tratados – Livros IV e V 

Para ter acesso à coleção completa de fábulas indianas, clique aqui.  

Portal de Livros Abertos da USP 

Criado em 2016 pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP), o Portal de Livros Abertos da USP funciona como uma espécie de editora digital. Nele, são distribuídas diversas produções acadêmicas e científicas da instituição, em todas as áreas do saber, como agronomia, comunicação e teologia. 

O catálogo conta com centenas de obras digitais, organizadas por categorias e séries, desenvolvidas por professores(as) e funcionários(as) da Universidade. O acesso é aberto e gratuito, com e-books disponíveis em formato PDF. Para saber mais sobre os materiais e baixar as obras de interesse, clique aqui.    

São muitas histórias incríveis para conhecer, não é mesmo? Compartilhe nosso artigo e inicie essa viagem literária pela Índia Antiga com os(as) amigos(as)!  

No Canal do Ensino, leia também: 

Boa leitura e até breve! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo