Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Coaching para concursos públicos – O que é? Funciona?

Coaching para concursos públicos – O que é? Funciona?

Olá, leitores!

Uma nova modalidade de serviço que tem atraído os concurseiros é o Coaching para concursos públicos. Aliando as técnicas de Coaching e motivação, buscando conhecer as fraquezas e fortalezas do candidato, é possível criar estratégias de estudo capazes de trazes bons resultados e uma ótima posição no processo seletivo. Mas será que funciona para todos? Confira mais sobre o Coaching para concursos públicos.

O que é o Coaching e o que ele pode fazer pelo candidato?

pessoa-e-a-palavra-coaching

O Coaching é um conjunto de técnicas e recursos usados em algum proposito do desenvolvimento humano, seja em grupo ou individualmente. O termo surgiu, na sua concepção mais recente, nas áreas esportivas – sendo o Coach um treinador – e chegou aos recursos humanos das empresas e incorporações a fim de desenvolver líderes e colaboradores como um todo, bem como equipes, de modo a garantir os melhores resultados e o melhor posicionamento no mercado.

Não demorou muito para as pessoas se interessarem por estas técnicas e recursos de modo pessoal, buscando-as para atingir metas e objetivos de vida de modo mais assertivo e em menor tempo. E como passar em um concurso público é o sonho de muitas pessoas, há uma modalidade de Coaching voltada para este propósito.

Através do Coaching para concursos públicos, o candidato passa a atuar em um processo de aprimoramento e descobertas significativas, sobre suas reais intenções com suas escolhas, sobre quais seus maiores desafios e contingências – e como superá-los – suas fortalezas, seus recursos (materiais, físicos, emocionais, etc.) e quais estratégias farão diferença para o seu caso em específico.

Serão várias sessões (semanais ou em outra frequência), em que cada uma terá uma resolução, um plano de ação que deixará o candidato mais perto de seu objetivo. Todo o processo é personalizado e o sucesso depende muito da capacidade do estudante cumprir as atividades alinhadas em seu processo de Coaching.

Como escolher o Coach mais adequado?

O Coach, especialista em Coaching, neste caso, além de ter uma grande vivência com as técnicas de Coaching e desenvolvimento humano em diferentes situações, e ser conhecedor de diferentes ferramentas de aprimoramento e motivação pessoal, deve ter expertise em concursos públicos – em geral, este profissional foi ou é um professor nas disciplinas que em geral são exigidas nas seletivas, possuem obras publicadas sobre concursos públicos e atende nesta área há um bom tempo.

Ele será um treinador pessoal, oferecendo soluções que abrangem as condições técnicas para passar, bem como os aspectos emocionais e psicológicos de seu cliente. Muitas pessoas já tiveram resultados significativos com o uso do Coaching nos seus estudos para concursos públicos. Qualquer pessoa pode se beneficiar com estas técnicas, desde que esteja comprometida com o seu próprio processo de desenvolvimento.

Veja algumas dicas sobre como identificar fraquezas e fortalezas no processo de estudo para concursos públicos.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo