Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Coaching de carreira para adolescentes

Coaching de carreira para adolescentes

Olá, leitores!

A cada dia que passa, o Coaching se  populariza no Brasil como um conjunto de metodologias e recursos para atingir metas pessoais ou profissionais, que além de trazer resultados, possibilita o desenvolvimento humano em um nível profundo. Suas ferramentas são tão flexíveis que podem ser aplicadas em qualquer contexto – espiritual, profissional, familiar, financeiro, social, enfim, para as  pessoas de todas as idades.

Mas o Coaching, apesar de muito pontual, nem sempre consegue mudar a vida de uma pessoa da noite para o dia, e nem é este o seu objetivo. Trata-se de uma forma bastante assertiva de definir pontos individuais que o indivíduo considera importantes, aumentar a autoconfiança, pôr em xeque as crenças limitantes que fazem com que as pessoas não vejam oportunidades de organização e efetivação de  metas de forma objetiva e muito mais.

Quando falamos em trabalhar com a autoconfiança e definir coisas para o futuro, é fácil lembrar de uma fase da vida em que isso fica ainda mais em destaque: a adolescência. Neste período da vida, é difícil definir uma profissão, quais cursos escolher, como lidar com temperamentos e atitudes que não levam a lugar algum e como planejar as coisas de forma organizada. É um período confuso para a maioria dos jovens.

pessoas-enfileiradas-ensino-na-lousa

Coaching de carreira entre os adolescentes – Quais as vantagens?

Muitos adultos, principalmente os pais de adolescentes, quando ficam sabendo o que são e como funcionam as sessões de Coaching, e em todas as vantagens agregadas ao processo, refletem sobre como seria ótimo se em suas épocas pudessem receber um auxílio como este, para lhes ajudar a fazer escolhas mais saudáveis e positivas em suas vidas.

Em um mundo acelerado e bombardeado de informações, cheio de oportunidade, as sessões de Coaching de carreira são inclusive necessárias. É difícil falar em propósito de vida com uma faixa etária tão jovem – sendo que muitas pessoas passam uma vida buscando o seu.

Mas o Coaching coloca em perspectiva diversas variações sobre a carreira – o que você gosta de fazer; o que é rentável e conseguem pagar por seus sonhos e estilo de vida; que profissão ou função tem a ver com seus valores pessoais; quais as oportunidades e necessidades do mercado; quais as suas aptidões e interesses profissionais; quais os riscos da profissão escolhida; quais as suas fraquezas, fortalezas, competências técnicas e gerais, habilidades e motivações; quais os requisitos do cargo ou função escolhidos; como colocar suas escolhas em ação – com prazos, aspectos compatíveis e incompatíveis, ajustes e ações estratégicas para cada fase; quais os recursos que precisa ter para realizar os seus objetivos e metas e como fará para tê-los, etc.

Tudo isso é abordado em sessões graduais e o Coach (profissional) pode fazer uso de ferramentas específicas para preparar o adolescente não apenas para o primeiro emprego, mas mapear as suas competências e fazê-lo se autodescobrir e pensar no futuro. Não se trata de terapia ou aconselhamento, mas de uma preparação de alta performance baseada em suas características e anseios pessoais.

Do desenvolvimento das habilidades e competências ao preparo para a entrada no mercado de trabalho, da construção de uma imagem profissional à descoberta do propósito de vida, o Coaching de carreira tem muito a oferecer aos adolescentes de hoje, assim como a profissionais em diferentes fases de suas vidas profissionais e pessoais. Além disso, possibilita o atingimento de metas em até 80% do tempo, dependendo da pessoa, e traz recursos importantes para que o jovem invista melhor seu tempo e dinheiro fazendo aquilo que gosta, com muito sucesso e destaque profissional. Vale a pena conferir esta solução!

Confira 10 filmes que valem por uma sessão de coaching.

Até mais!

comentários (1)

  • Leticia

    Olá! Muito boa a matéria! Concordo contigo nas formas que o coaching pode ajudar na escolha de um caminho profissional e como esta ajuda é muito bem vinda na adolescência. Sou coach de carreira e tenho clientes nesta faixa etária que iniciam as sessões sem ideia do que fazer da vida e ao finalizar o processo tem não só ideia, mas um plano dos próximos passos!

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo