Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Coaching de carreira: o que é e como funciona

Coaching de carreira: o que é e como funciona

Olá, leitor!

A popularidade dos processos de coaching vêm crescendo muito. Por meio de técnicas baseadas na psicologia positiva, o coaching é como um treinamento. Existem muitas modalidades de coaching que podem te ajudar em diferentes áreas da vida.

Essa é uma metodologia cada vez mais presente no Brasil. Inúmeras pessoas e empresas buscam esse processo, a fim de ampliar suas habilidades e competências. O coaching também pode ajudar a definir metas, potencializar a performance e conseguir melhores resultados.

O coaching de carreira é um processo voltado para te ajudar a planejar sua vida profissional. Seja para definir sua trajetória de carreira ou para conseguir uma recolocação profissional, o método pode de ajudar.

No entanto, como o coaching é um processo relativamente novo, é normal que surjam muitas dúvidas. O que exatamente é o coaching, como é o processo e por que ele funciona?

Esse artigo visa esclarecer essas dúvidas e informar sobre o coaching de carreira. Continue lendo para entender melhor os detalhes desse processo e como ele pode te ajudar.

O que é coaching de carreira?

coaching-de-carreira-o-que-e-e-como-funciona-01

O coaching de carreira é uma especialidade da área de coaching focada em ajudar pessoas que estão passando por um processo de mudança em suas carreiras. A função do processo é ajudar o profissional a identificar seus objetivos e metas em sua carreira.

Com uma visão mais clara de onde pretende chegar, é possível que ele desenvolva estratégias e planos de ação para concretizar seus planos.

O coaching de carreira pode trabalhar tanto com pessoas quanto com empresas. A ideia é alinhar a vida profissional e pessoal com as metas a serem alcançadas. Todo processo de coaching proporciona melhor autoconhecimento e aumento da produtividade, potencializando seus resultados.

Além da atuação com o indivíduo, também é comum que o processo de coaching com carreira seja aplicado a equipes, a fim de alinhar objetivos, melhorar a comunicação e o relacionamento. O coaching também pode ajudar profissionais que não estão contentes com sua carreira atual e planejam a mudança de mercado.

Além disso, também é comumente procurado por pessoas que passaram algum tempo fora do mercado e buscam reinserção, ou até mesmo para inserção no mercado internacional.

Quais são os benefícios do coaching de carreira?

Em um cenário de mercado cada vez mais competitivo, o coaching de carreira tem se tornado uma ferramenta importante para os profissionais que buscam a excelência. O processo pode te trazer vários benefícios, como:

  • Definir suas metas e objetivos profissionais;
  • Traçar estratégias realistas para alcançar seus planos;
  • Melhorar sua capacidade de comunicação;
  • Aumentar sua confiança por meio do autoconhecimento;
  • Desenvolver habilidades de liderança;
  • Desenvolver assertividade;
  • Entender os obstáculos que você enfrentará e equipar-se para superá-los.

Como funciona o processo de coaching?

O coaching de carreira acontece em sessões, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Elas tem duração de cerca de uma hora, durante a qual você conversa com o seu Coach. O Coach é um profissional capacitado em técnicas e metodologias específicas que te ajudará no processo.

Essas metodologias incorporam conhecimentos de diversas áreas. Alguns exemplos são a psicologia positiva, recursos humanos, sociologia e administração. O foco de todos os tipos de coaching é provocar mudanças significativas na vida do coachee (cliente).

O primeiro passo do processo é definir as metas e objetivos. Entender qual é a mudança desejada é o primeiro passo para realizá-la. O cliente passará por uma fase autoconhecimento e aprendizagem para conseguir definir melhor esses objetivos.

Além disso, isso possibilita que se tenha uma visão mais clara de suas possibilidades, qualidades e pontos de melhoria. O coaching também ajuda a identificar crenças e comportamentos limitantes e ressignificá-los, a fim de incentivar o progresso.

O sucesso do processo de coaching não depende apenas do profissional. O cliente precisa estar profundamente envolvido na mudança e se mostrar disponível e motivado.

Como funciona o coaching de carreira?

No início do processo, é preciso que o coachee tenha em mente quais são seus objetivos e suas preferências profissionais. É muito comum, no entanto, que encontrar esses objetivos seja justamente o foco do coaching. Algumas das necessidades mais comuns das pessoas que procuram essa metodologia, são encontrar um rumo profissional, ascender na carreira, melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho e desenvolver habilidades de liderança de equipes.

Também é comum que o coaching de carreira seja procurado por pessoas que desejam mudar de área ou se recolocar no mercado.

A cada sessão, o cliente recebe um plano de metas. Esses objetivos deverão ser cumpridos até o próximo encontro. Na próxima sessão, será definido um novo ponto de avanço e feita uma análise do quanto o objetivo geral do profissional foi atingido.

O coach ensinará ferramentas e métodos que ajudam o cliente a desenvolver as habilidades comportamentais necessárias para atingir o resultado pretendido.

O processo de coaching é bastante focado no objetivo específico apresentado. Problemas passados, por exemplo, não serão abordados nas sessões. É importante ressaltar que, embora empreste alguns conceitos dessa ciência, o coaching não é um tipo de psicologia.

Quais são os tipos de coaching de carreira?

O coaching de carreira tem diversas subdivisões, que usam métodos especializados para resolver problemas específicos. Como já mencionado, o processo é bastante focado, para que possa funcionar rápido.

Quanto mais específica for a necessidade do coachee, melhores e mais ágeis são os resultados. Por isso, o coaching de carreira se divide em algumas especialidades diferentes. Veja alguns exemplos:

  • Coaching de Liderança;
  • Coaching de Performance;
  • Coaching de Equipes;
  • Coaching de Carreira;
  • Coaching Empresarial;
  • Coaching Organizacional.

Quem pode se beneficiar do coaching de carreira?

Pessoas que estão insatisfeitas com a vida profissional, são ótimos candidatos ao processo de coaching de carreira. No entanto, o método também pode ajudar quem precisa definir com mais clareza onde quer chegar, quem quer crescer na sua carreira ou quem quer apenas aprimorar suas habilidades.

Porque coaching de carreira funciona?

É comum que as pessoas encarem o processo de coaching com certo ceticismo. Afinal, como ele difere de um simples aconselhamento? Bem, a grande vantagem do processo de coaching é que ele não oferece respostas prontas.

O Coach apresentará ferramentas para que você mesmo encontre as soluções e respostas para seus questionamentos. Afinal, essas são decisões importantes que afetarão diretamente sua vida. É importante que as respostas venham de você.

Por meio da estimulação do autoconhecimento, confiança e agência, o coaching é capaz de fortalecer a autoestima e melhorar as habilidades de tomada de decisão. A linha de questionamento do Coach também te estimula a ter uma visão mais completa e clara da situação. Isso possibilita decisões e objetivos mais realistas, assim como a definição da trajetória para alcançar a mudança desejada.

Um processo de coaching, em outras palavras, não te diz o que fazer, mas te ensina a descobrir.

O que o coaching provocará em você

Confira as principais habilidades que o coaching de carreira te ajudará a desenvolver:

  • Insight: aprofundamento da compreensão de si, dos seus objetivos e do que você busca na sua carreira.
  • Planejamento: capacidade de planejar e elaborar estratégias para alcançar suas metas e objetivos.
  • Ouvir a si e ao outro: melhora das habilidades de comunicação e entendimento das suas emoções e expectativas.
  • Assertividade: capacidade de estipular e manter seus limites perante os outros, de se comunicar com clareza e de dizer não quando preciso.
  • Priorizar: melhora o julgamento de quais tarefas ou habilidades, precisam ser priorizadas para atingir seus objetivos mais rapidamente.
  • Adaptação: capacidade de perceber dinamicamente seus pontos fracos ou ações que não estão surtindo o efeito desejado, além de modificar suas estratégias para ajustar os resultados.
  • Networking: melhora na capacidade de relacionamento interpessoal.
  • Inteligência emocional: capacidade de lidar melhor com suas emoções e frustrações para que elas não impeçam seu avanço.
  • Responsabilidade: melhora a disciplina, diminui a procrastinação e assume responsabilidades maiores sem o aumento descontrolado de ansiedade.

Conclusão

O coaching de carreira é um processo cada vez mais procurado por profissionais que querem melhorar suas habilidades e avançar em suas carreiras. Além disso, o processo é capaz de ajudar novos profissionais a definir seus caminhos com mais clareza.

Possibilita a recolocação profissional e a mudança de profissão para que sejam processos menos turbulentos.

Por meio de uma metodologia que incentiva o desenvolvimento pessoal, de habilidades e ferramentas que possibilitam a independência, o coaching de carreira se mostra extremamente eficiente e ágil na obtenção de resultados.

Tanto indivíduos quanto empresas podem procurar o processo. O coaching de carreira pode ser voltado para o desenvolvimento de habilidades de liderança, elaboração de plano de carreira, melhora da comunicação entre equipes e muitas outras situações.

Sua versatilidade e eficiência tem tornado o método cada vez mais popular no Brasil e no mundo.

Quer mais dicas para desenvolver sua carreira e avançar no mundo profissional? Leia também esses outros artigos do Canal da Educação:

E você, o que acha do coaching de carreira?

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo