Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Clube do livro: 7 dicas para criar o seu

Clube do livro: 7 dicas para criar o seu

Olá, leitor!

Quem gosta de ler sabe que não existe coisa mais prazerosa, que após finalizar a leitura de um bom livro, discutir seus detalhes com amigos que são tão apaixonados quanto você por uma boa leitura, então porque não fundar um clube do livro?

Um clube do livro é uma forma bastante interessante de reunir um grupo de amigos para falar mais sobre determinada obra, expor seus pontos de vistas e considerar os pontos de vista do autor sobre determinado assunto.

Além disso, quando participamos de um clube do livro, estimulamos ainda mais a nossa memória e raciocínio, isso porque, pensamos mais sobre o assunto para discutirmos com nossos amigos que fazem parte do grupo.

A partir do momento que você pensa mais sobre o assunto para discutir no clube do livro, automaticamente você memoriza a história, seus personagens e alguns pontos centrais que compõem a estrutura do texto.

Confira a seguir mais informações!

Existe limite de idade para montar um clube do livro?

clube_do_livro

Muitas pessoas acham que só a partir de uma determinada idade é possível montar um clube do livro. Há aqueles que falam que somente adolescente podem realizar esse tipo de atividade, por outro lado, tem aqueles que afirmam que para se fazer parte de um clube do livro, é preciso ter uma idade mais avançada, pois, a experiência de vida conta muito durante as discussões.

Vamos deixar claro aqui, esses dois pontos de vista estão completamente errados. Não existe uma norma que determina uma idade específica para se fazer parte do clube, a única norma é: a pessoa tem que gostar muito de ler, e levar a sério os encontros do grupo.

Para você ter uma ideia de que realmente não há limite de idade para se montar um clube, recentemente saiu uma notícia no jornal “O Povo”, de que um grupo de garotas de 12 anos, com a ajuda de suas mães, criaram um clube de leitura.

Veja que basta poucos detalhes, mas fundamentais, para montar um clube do livro:

  • Gostar de uma boa leitura;
  • Gostar de falar com amigos sobre livros lidos recentemente;
  • Levar a sério essa atividade para não dispersar em conversar paralelas.

Você gostou da ideia de montar um clube do livro, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, nós preparamos algumas dicas para que você monte o seu e aproveite cada momento com seus amigos – e seus livros.

7 dicas de como montar seu clube do livro

Dica 1: Escolha as pessoas certas para fazer parte do clube

Primeiro você precisa determinar o número de pessoas que vão participar, sugerimos que esse número seja entre 4 e 6 pessoas, isso porque, se passar desse número os horários vão começar a divergir e o risco de conversas paralelas será maior.

Escolha pessoas que você sabe que realmente gostem de ler, se a sua melhor amiga ou amigo não gosta de ler, não convide, pois, ela pode distrair o grupo e vocês não conseguirão fazer o que deseja, e então as pessoas que realmente tinham interesse em fazer parte deixarão de participar.

Mas você pode escolher uma pessoa que não tem o hábito da leitura para fazer parte do seu clube, isso porque, você percebe que ela tem real interesse em fazer parte desse tipo de atividade, apenas não teve a oportunidade ainda.

Dica 2: A escolha dos livros

Não é porque você fundou um clube, que somente você poderá escolher os livros para leitura, certo? Sejamos democráticos!

Uma sugestão bastante democrática para a escolha dos livros a ser discutido, é a cada encontro sortear uma pessoa que faz parte do grupo, e ela escolher o livro, ou cada um sugerir um livro e o grupo faz um sorteio ou votação para escolha da obra.

Vocês ainda podem montar uma lista, através de sorteio, no qual já fica determinado a sequência em que cada participante irá sugerir uma leitura.

Outra sugestão é escolher um autor que todos gostem e escolher uma sequência de livros que ele escreveu para discutir. Claro que o clube do livro não deva ter somente livros desse autor. Quando terminar de ler a trilogia de um escritor, escolham outro, por exemplo.

Dica 3: Como escolher quem abre o estudo do livro

Essa dica é mais simples e até um pouco lógica. Para determinar quem irá apresentar o livro antes das discussões, basta escolher o leitor que indicou essa leitura, e a justificativa é bem simples:

Para ele ter indicado o livro, possivelmente ele leu essa obra antes, gostou e gostaria de compartilhar com os amigos. Para apresentar o livro, ele terá que ler novamente, então, ele terá lido pelo menos duas vezes a mesma obra. Quer pessoa mais recomendada para fazer as apresentações?

Em seguida, determine uma sequência para que cada pessoa fale sobre o livro, ou se preferirem, deixe o espaço aberto para discussões e exposições dos pontos de vista sobre a obra, talvez até surja conversar mais acaloradas.

Outra sugestão interessante é que o leitor que escolheu o livro, elabore algumas perguntas, e após as discussões, ele as faça. Apesar de parecer um pouco estranho, e você pensar que é uma chamada oral como sua professora fazia na escola, na verdade, essa é uma forma de chamar a atenção de todos para alguns pontos que talvez não tenham sido discutido anteriormente.

Dica 4: Exija compromisso de todos os integrantes

Quando você escolher e convidar as pessoas que farão parte do seu clube, tenha certeza de que cumpram os compromissos e não desmarquem a reunião em cima da hora.

Não que o clube do livro tenha que ser algo cansativo ou obrigação. A ideia aqui é se divertir com uma atividade diferente, mas não é por isso que tenha que ser desorganizado.

Uma sugestão para manter as reuniões do seu clube do livro sempre em dia é montar um calendário com as reuniões mensais para o ano, assim todos poderão se organizar e não marcar nenhum compromisso para essas datas.

Dica 5: A escolha do local para o clube

Essa pode ser uma tarefa um pouco mais complexa, mas nós, do Canal do Ensino, preparamos algumas sugestões para que vocês possam se reunir em seu clube.

A primeira sugestão é escolher a casa de um dos integrantes como um ponto fixo para as reuniões, assim vocês terão um espaço reservado especialmente para desenvolver essa atividade.

Outra sugestão é, que a cada mês a reunião aconteça na casa de um dos integrantes do grupo, essa é uma forma das pessoas conhecerem um pouco mais sobre a pessoa que compartilha o gosto pela leitura.

Caso um dos integrantes more perto de um parque e a reunião de vocês é nos domingos no final da tarde, vocês podem se reunir nesse parque. Essa é uma excelente forma de respirar ar puro, discutir um bom livro e ficar com os amigos.

Atenção: ao escolher o local para as reuniões do seu clube, tenha certeza de que não haverá interrupções ou fatores que tirem a concentração do grupo, como por exemplo, a televisão ligada ou uma música alta.

Dica 6: A escolha de um mediador

É interessante que vocês determinem uma pessoa para ser o mediador das discussões, aquela pessoa que, quando a conversa ficar mais quente, consiga colocar as coisas em ordem e tranquilizar o ânimo de todos. O mediador também pode ficar responsável por organizar as datas das reuniões.

O grupo pode determinar que o fundador do clube do livro seja o mediador, mas caso ele não tenha esse perfil, o integrantes do grupo pode fazer uma votação para escolher a pessoa que tenha o perfil que se encaixe nessa tarefa.

Se preferirem, para a responsabilidade não ficar apenas com uma pessoa, podem realizar um sorteio a cada reunião, um integrante fica com a função de mediar as discussões.

Lembre-se o clube do livro é para ser uma atividade divertida e não algo que deixe as pessoas cansadas e com várias obrigações.

Dica 7: Não esqueçam os comes e bebes

Ninguém consegue pensar direito com fome. Então nada mais justo do que ter comes e bebes nas reuniões do seu clube, afinal, como diz o ditado “saco vazio não para em pé”.

Para não ficar muito caro, cada um pode levar um prato de doce, salgado ou uma bebida que agrade a todos, dessa forma, durante a reunião do clube, além de aprender algo novo com a leitura e ficar com seus amigos queridos, vocês ainda poderão fazer um lanchinho saboroso e super animado.

Ficou com vontade de montar um clube do livro, aproveite essas dicas e monte já o seu, depois compartilhe conosco sua experiência.

Se você já faz parte de um clube do livro, deixe sua dica ou sugestão para aqueles que estão começando!

Até a próxima!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo