Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Citação e paráfrase: escrever ou não escrever no vestibular?

Citação e paráfrase: escrever ou não escrever no vestibular?

Olá,

Quando se trata de redação são muitas as dúvidas que surgem, não é mesmo? Tem sempre alguma coisa que a gente fica sem saber se pode ou não pode fazer. Neste texto, falaremos sobre citação e paráfrase no vestibular, se devem ou não serem usadas e, caso sejam, como usá-las. Vamos lá?

Primeiramente, vejamos o que é citação e paráfrase

Citação e paráfrase: qual a diferença?

Citação e paráfrase

Fonte: Reprodução

Citação, ou citação direta, são transcrições literais, ou seja, feitas de forma integral, idênticas ao texto de referência. Desse modo, deve-se respeitar todas as características, como ortografia e pontuação original.

Já a paráfrase, também conhecida como citação indireta, é a apropriação da ideia de outrem. Não haverá transcrição literal das palavras utilizadas pelo(a) autor(a), mas trazer o sentido do texto. Ou seja, você irá dizer ou informar ao leitor o que ele(a) quis dizer naquele trecho ou obra.

Importante: Em ambos os casos devemos citar a fonte, ou seja, informar quem é o autor. Outro detalhe é que a citação direta deve sempre vir acompanhada de aspas (na ABNT, para citação acima de 3 linhas, precisamos isolá-la em um parágrafo sem aspas). Enquanto que a paráfrase dispensa o seu uso, visto que as palavras utilizadas são suas.

Citação e paráfrase: usar ou não usar no vestibular?

Essa questão é uma dúvida recorrente de muitos alunos: posso ou não usar citações e paráfrases em meus textos?

A resposta é: sim, você pode usá-las, mas é preciso ter cautela.

Agora que você já sabe que pode usar citações e paráfrase em seu texto, veja as dicas que elaboramos para orientá-lo sobre quando e como usá-las:

  • Primeiramente, tenha em mente que qualquer citação ou paráfrase dentro de seu texto deve ser usada para reforçar seus argumentos. Portanto, de nada adiantará você citar, por exemplo, autores renomados se a citação não acrescentar nada ao seu texto.
  • Tenha consciência de que o texto que está sendo escrito é seu; logo, o uso de trechos de outros autores deve ser moderado, para que você mostre que é capaz de desenvolver suas ideias e argumentar sozinho.
  • Evite usá-las na introdução e na conclusão do texto. Lembre-se de que as citações são um recurso utilizado para fundamentar seus argumentos, portanto, use-as no desenvolvimento.
  • O uso de citações e paráfrases demonstra que o autor tem repertório cultural (lê livros e jornais, assiste a filmes e peças teatrais, etc.), contudo os professores e examinadores geralmente percebem quando um aluno ou candidato as usam apenas para embelezar o texto ou tentar impressioná-los. Logo, ao empregá-las mal, você pode acabar se prejudicando.
  • Outro ponto positivo é que, se bem empregadas, as citações e paráfrases indicam que você é capaz de relacionar e assimilar ideias e pensamentos diferentes.
  • As citações e paráfrases também são indícios de que você tem boa capacidade de interpretação; pois, se foi capaz de retirar um trecho de outro texto e de empregá-lo para enriquecer o seu, isso quer dizer que você interpretou bem o texto do trecho citado.
  • Embora esteja usando palavras de outras pessoas, o uso correto de citações e paráfrases demonstra boa capacidade de se expressar.
  • As citações e paráfrases podem ser indícios de que você é uma pessoa que se interessa e interage com o mundo a sua volta.
  • Dependendo da citação utilizada, ela indicará também que você tem interesse por assuntos cotidianos, o que é superimportante no mundo em que vivemos.

Exemplos de citações e paráfrases

Citação ou citação direta

Como disse Machado de Assis em seu romance Ressurreição: “Nem todas as almas podem encarar as grandes crises.”

Paráfrase ou citação indireta

Machado de Assis, em seu romance Ressurreição, dizia que nem todos os homens são fortes o bastante para enfrentar as grandes crises.

Conclusão

Você viu neste artigo se deve ou não escrever citações e paráfrases em seus textos no vestibular. Agora que você sabe que pode e como deve fazê-las, use-as para enriquecer seus textos e aumentar a nota nas redações que fizer.

Um grande abraço, e até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo