Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » Cisco oferece 5 cursos on-line gratuitos de tecnologia e empreendedorismo

Cisco oferece 5 cursos on-line gratuitos de tecnologia e empreendedorismo

Olá, leitor(a)!

Os avanços tecnológicos que levaram à última grande revolução industrial (classificada como revolução digital), modificaram a organização da economia e do mercado de trabalho. A transformação digital é constante, ou seja, está sempre se atualizando, o que exige adaptações e novas habilidades dos(as) profissionais.

Pensando nisso, a Cisco, em parceria com a plataforma Eu Capacito, disponibilizou 5 cursos on-line gratuitos sobre tecnologia e empreendedorismo. O objetivo é capacitar profissionais para a economia digital em áreas que estão conectadas e em crescimento.

Cursos da Cisco

Tendo em vista a importância da tecnologia na revolução digital e na crescente presença do empreendedorismo no ramo tecnológico, os cursos abordam temáticas ligadas a essas áreas. Vamos apresentá-los a seguir:

5 cursos on-line gratuitos sobre tecnologia e empreendedorismo

Fonte: Reprodução

1. Internet das Coisas — Introdução

A Internet das Coisas (IoT) está revolucionando a maneira como sistemas digitais se conectam entre si e estabelecem um fluxo de dados. Essa tecnologia está presente em softwares de várias empresas, de diferentes setores, e a tendência é que sua utilização cresça ainda mais.

Logo, a demanda por profissionais qualificados(as) aumentará consideravelmente. O conteúdo possui carga horária de 20 horas e aborda os seguintes assuntos:

  • Transformação digital e oportunidades econômicas;
  • Transformação de processos comerciais;
  • Relação da IoT com sistemas operacionais e tecnologia da informação;
  • Segurança na implementação da IoT.

Clique aqui para acessar o curso.

2. Segurança Digital — Cybersecurity Essentials

Uma das consequências da revolução digital é o aumento dos crimes cibernéticos, a maioria deles ligados a roubo e/ou vazamento de dados. Para evitar esse tipo de problema, uma organização deve investir em segurança digital — principalmente contra ataques de hackers e vírus.

Dessa maneira, profissionais do setor de segurança serão muito requisitados(as) em um futuro próximo. O conteúdo possui carga horária de 30 horas e aborda os seguintes tópicos:

  • Controle de segurança para redes, servidores e aplicativos;
  • Como desenvolver políticas compatíveis;
  • Procedimentos para disponibilidade e sigilo de dados;
  • Pensamento crítico para a resolução de problemas.

Clique aqui para acessar o curso, que tem certificado de conclusão.

3. Conecte-se

A internet, os aplicativos e as funcionalidades das mídias sociais estabelecem várias relações entre si. Assim, entender os conceitos dessa rede e fazer essas conexões são habilidades que um(a) profissional do mercado digital deve dominar para ter mais oportunidades de emprego.

Esta formação ensina conceitos básicos do mundo digital e disponibiliza certificado de conclusão. O conteúdo possui carga horária de 30 horas e aborda os seguintes tópicos:

  • Contas no LinkedIn, Facebook e YouTube;
  • Como navegar e pesquisar na internet;
  • Microsoft Windows e o trabalho com pastas e arquivos;
  • Identificação de problemas e implementação de soluções.

Clique aqui para acessar o curso.

4. Negócios — Empreendedorismo

Para empreender não basta apenas ter uma ideia inovadora ou o desejo de impactar a realidade de um lugar, também é necessário ter conhecimento comercial, qualificações financeiras e a mentalidade certa para a situação.

Por isso, esta formação mostra diversos conceitos que todo(a) empreendedor(a) deve ter para obter sucesso em seu empreendimento. O conteúdo possui carga horária de 15 horas e aborda os seguintes tópicos:

  • Autoconfiança e ambição pessoal;
  • Investimentos em diversos tipos de negócio;
  • Habilidades de liderança e conhecimento financeiro;
  • Foco no cliente.

Clique aqui para acessar o curso.

5. Introdução à Cibersegurança

Essa formação é um complemento do curso mencionado no item 2, porém com um material mais amplo e básico voltado para segurança pessoal na internet (especialmente nas redes sociais). Além disso, mostra como preservar a privacidade no ambiente virtual e explica os desafios que grandes empresas enfrentam com relação aos crimes cibernéticos.

O conteúdo possui carga horária de 15 horas e aborda os seguintes tópicos:

  • Segurança cibernética;
  • Ameaças, ataques e vulnerabilidades mais comuns;
  • Como as empresas se protegem;
  • Tendências da segurança e por que ela continua crescendo.

Clique aqui para acessar o curso.

Inscrição e certificado

Para realizar os cursos, é necessário fazer um cadastro na plataforma. Se você já possui cadastro, clique no link referente ao curso, depois no botão “Faça Login” e em seguida insira os dados da conta.

Se você não possui cadastro, acesse o link referente ao curso, clique no botão “Inscreva-se” e preencha os campos com os dados solicitados. Para conseguir o certificado nos cursos que oferecem o diploma, o(a) aluno(a) deve concluir as aulas e realizar as atividades propostas.

Instituições envolvidas

Fundada em 1984, nos Estados Unidos, a Cisco é uma empresa do setor tecnológico que fornece serviços de inovação e tecnologia para empreendimentos de vários setores, auxiliando-os para os desafios do futuro. Pensando em unir a tecnologia com a educação, contribuindo para a geração de oportunidades na área, a Cisco lançou a Cisco Networking Academy.

A escola fornece capacitação em tecnologia para todos os públicos, de jovens a adultos, que desejam aprimorar as habilidades técnicas e/ou seguir carreira na área. Com mais de 30 anos de atuação, a Academy está presente em 180 países, com 12 mil academias e já impactou 15 milhões de alunos(as). Clique aqui para saber mais sobre a instituição.

A fim de aumentar o alcance dos cursos, a Cisco Academy promoveu uma parceria com a plataforma Eu Capacito. Criada em 2020, ela oferece capacitações on-line sobre tecnologia, negócios e assuntos ligados ao ambiente corporativo, formando profissionais para o mercado digital. Atualmente, a plataforma conta com mais de 800 mil alunos(as). Clique aqui para saber mais sobre a Eu Capacito.

Vamos ajudar a formar profissionais qualificados(as) para a economia digital? Então compartilhe este texto com os(as) amigos(as) que pretendem seguir carreira na área e realize os cursos com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo