Você está aqui:Home » Livros Grátis » Diversos » CIA libera 13 milhões de documentos secretos

CIA libera 13 milhões de documentos secretos

Olá,

Depois de ser alvo de processos, a CIA, agência de inteligência dos Estados Unidos, liberou na internet mais de 800 mil arquivos que contém pesquisas, comunicados, estudos e experiências psíquicas e até relatos de óvnis. Ao todo, são 13 milhões de documentos disponíveis que podem ser acessados aqui.

A instituição MuckRock foi quem moveu a ação por mais de dois anos contra a Cia para obrigar que os arquivos fossem liberados. A ONG atua na defesa da liberdade de expressão.

Até então, eles podiam ser consultados desde 1990 apenas em uma biblioteca nos Arquivos Nacionais, em Maryland, das 9h às 16h30. O jornalista Mike Best já havia divulgado os conteúdo, quando fez uma ‘vaquinha’ na internet para arrecadar fundos e imprimir todos os documentos. No entanto, não era algo oficial. Ele foi até a biblioteca por vários dias e imprimiu um a um, após conseguir cerca de 15 mil dólares. A Cia não cobrava pela impressão, por isso ele doou o dinheiro à agência como forma de reembolso pelo prejuízo.

Polêmica

Entre os casos que constam nos documentos da CIA que mais chamam a atenção, estão os do chamado programa Stargate, que avaliou a capacidade mental de produzir poderes psíquicos e extrasensoriais.

As experiências feitas por Uri Geller em 1973 consistiam em reproduzir desenhos feitos por outras pessoas que estavam em sala fora do alcance dele. Os testes foram feitos algumas vezes e ele foi considerado um fenômeno paranormal, já que saíram quase que iguais. A partir desse estudo, o tema foi tratado com mais profissionalismo porque especialistas consideraram algo de credibilidade e verídico.

Os arquivos citam relatos de visões de discos voadores. Também constam diários e registros feitos pelo político Henry Kissinger, que atuou como secretário de Estado americano nos governos dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford. Aos que se aprofundarem nos conteúdos, existem arquivos de informações secretas e pesquisas científicas.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo