Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Informática e Internet » Cia de Talentos e Descomplica oferecem graduações e pós-graduações on-line gratuitas para mulheres

Cia de Talentos e Descomplica oferecem graduações e pós-graduações on-line gratuitas para mulheres

Olá, leitora!

Com a aceleração dos processos de transformação digital, impulsionada pela pandemia de Covid-19, o setor tecnológico passou a ter muitas demandas e abriu diversas vagas de emprego em diferentes áreas, do Big Data ao desenvolvimento de sistemas. Entretanto, ainda há uma grande lacuna a ser preenchida em função da pouca diversidade e mão de obra qualificada no setor.

Pesando nisso, o Grupo Cia de Talentos, em parceria com a Descomplica Faculdade Digital, lançou a 2ª edição do programa Protagoniza Aí. O programa oferece 100 bolsas de estudos on-line gratuitas para cursos de graduação e pós-graduação na área de tecnologia. Todos os cursos fornecem diploma e as inscrições vão até 11 de abril de 2022.

Protagoniza Aí – Mulheres em Tech

A 2ª edição do programa Protagoniza Aí é voltada para pessoas que se identificam como mulheres (cis, trans ou travestis) e pretendem seguir carreira no setor tecnológico. Na primeira edição, o programa foi direcionado para Pessoas com Deficiência (PCDs), LGBTQIA+, negras, maiores de 50 anos e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O objetivo da edição atual é incluir as mulheres nesse nicho de mercado e, consequentemente, aumentar a diversidade. De acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company, embora tenham mais da metade dos diplomas de ciência e engenharia, as mulheres representam menos de 20% das pessoas que trabalham no setor.

Segundo mapeamento divulgado em 2021, 57% da população trans da cidade de São Paulo não possui formação técnica para ingressar no mercado de trabalho. Esses números revelam a falta de diversidade e oportunidade que o setor apresenta atualmente, por isso a necessidade de capacitar mão de obra feminina para melhorar o mercado e atender suas demandas.

Além das formações, o programa oferece jornadas de desenvolvimento profissional, palestras e rodas de conversa on-line sobre carreira e um fórum para troca de experiência e conexão, a fim de otimizar a experiência e aprimorar o conhecimento das alunas. Vamos apresentar os cursos a seguir:

Cursos on-line gratuitos sobre tecnologia para mulheres

Fonte: Reprodução

Cursos de graduação

O Protagoniza Aí oferece 50 bolsas de estudo distribuídas em 5 cursos de graduação:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas — duração de 4 semestres;
  • Ciência da Computação — duração de 8 semestres;
  • Computação em Nuvem — duração de 4 semestres;
  • Jogos Digitais — duração de 4 semestres;
  • Sistemas de Informação — duração de 8 semestres.

Para realizar os cursos, a aluna deve ter concluído o ensino médio e ter acesso à internet e computador. Além disso, ela deverá comparecer, presencialmente, 1 vez por semestre em um dos polos da Descomplica — consulte a lista completa no site.

Cursos de pós-graduação

O Protagoniza Aí oferece 50 bolsas de estudo distribuídas em 8 cursos de pós-graduação, todos com duração máxima de 12 meses:

  • Análise de dados;
  • Análise e desenvolvimento de programas;
  • Gestão de produtos;
  • MBA on-line Big Data e Inteligência Competitiva;
  • Privacidade e Aplicativos Móveis Multiplataforma;
  • Projetos de Clouding Computing;
  • Segurança da Informação.

Para realizar os cursos, a aluna deverá ter concluído alguma graduação e possuir acesso à internet e computador.

Inscrição e pré-requisitos

Para fazer a inscrição no programa, é necessário atender a alguns pré-requisitos. Além dos citados acima, a candidata deverá:

  • Se identificar como mulher (cis, trans ou travesti);
  • Ter renda familiar igual ou inferior a 3 mil e 992 reais;
  • Ser uma pessoa comprometida e acreditar que a oportunidade é importante para o autodesenvolvimento.

Depois da inscrição, a equipe do programa vai analisar as informações e dar prosseguimento nas etapas seguintes, que consistem na resolução de testes online, dinâmica em grupo e, no caso dos cursos de graduação, um vestibular. Neste último caso, é possível:

  • Utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): a candidata pode utilizar sua nota do ENEM para concorrer à bolsa;
  • Fazer o vestibular elaborado pela Descomplica: a candidata deverá escrever uma redação sobre dois temas definidos pela Faculdade.

Após essas etapas, as candidatas mais bem classificadas vão preencher as vagas disponíveis em cada modalidade de curso. As candidatas que não atenderam aos pré-requisitos, e/ou não participarem de alguma das etapas, estão automaticamente desclassificadas.

Ao terminar a graduação ou a pós-graduação, a aluna receberá um diploma e, caso conclua as jornadas de desenvolvimento, um certificado de participação. Para se inscrever nos cursos de graduação, clique aqui. Já para se inscrever nos cursos de pós-graduação, clique aqui.

Cia de Talentos e Descomplica

Com presença em 15 países e mais de 2 mil empresas atendidas, a Cia de Talentos é uma empresa voltada para o recrutamento, seleção e gerenciamento de jovens talentos. Ela monitora as tendências do mercado e atua no desenvolvimento de programas e estratégias para potencializar novos talentos contratados por uma empresa, otimizando a experiência e o aprendizado deles. Para saber mais sobre a Cia de Talentos, clique aqui.

Fundada em 2011 como uma startup de educação on-line, focada em conteúdos preparatórios para o ENEM, a Descomplica Faculdade Digital tornou-se a 1ª grande empresa de educação virtual do Brasil. Com 40 polos presenciais e metodologia de ensino própria, que alia simplicidade, bom humor e qualidade, a Faculdade aumentou seu alcance e atende 5 categorias de ensino: escolas, vestibulares, universidades, concursos e pós-graduação. Par saber mais sobre a Descomplica, clique aqui.

Essa é uma grande oportunidade para começar a trabalhar e ajudar a diversificar o mercado tecnológico brasileiro. Então, compartilhe este texto com as amigas nas redes sociais e comece a estudar com elas!

No Canal do Ensino, leia também:

Bons estudos e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo