Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Certificado da língua inglesa: Qual é o mais apropriado para você?

Certificado da língua inglesa: Qual é o mais apropriado para você?

Olá, leitor!

Há muitos exames e certificados de proficiência em inglês e pode ser difícil saber qual é o mais apropriado fazer! As siglas TOEFL, IELTS ou CAE confundem até o estudante de inglês mais dedicado.

Alguns certificados da língua inglesa são mais requisitados na Europa, outros são mais conhecidos nos EUA e aqui no Brasil os mais populares são: IELTS e TOEFL.

E com tantas opções, será que todos atendem ao que você precisa? Continue lendo e veja as principais diferenças de cada teste de proficiência de inglês e decida qual é o melhor para você. Confira!

Principais certificados de proficiência em inglês

certificado_da_língua_inglesa_certificado_de_proficiencia_em_ingles_certificado_de_proficiencia_em_ingles_gratuito_certificado_de_ingles_toefl_certificado_ingles_online_teste_de_proficiencia_em_ingles_online

Os certificados de proficiência em inglês são desenvolvidos com base no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), que é um padrão internacional para avaliar as habilidades da fluência na língua inglesa de forma objetiva. Há vários tipos, confira os principais:

TOEFL -Test of English as a Foreign Language

Este teste de proficiência avalia a capacidade de aplicar e entender o idioma inglês em um ambiente acadêmico.

É um exame requisitado para admissão em universidades estrangeiras, agências governamentais, empresas multinacionais com sede em países de cultura inglesa, como os EUA.

Como funciona o TOEFL?

Este certificado da língua inglesa irá avaliar leitura, escrita, audição, fala e interpretação textual.  O exame tem duração de 3 horas, além de presencialmente pode ser feito também online, com pontuação de 0 a 120 pontos.

No teste de proficiência online são realizadas questões para avaliar a fluência no inglês com perguntas. Para avaliar a leitura e audição há questões de múltipla escolha, e para proficiência da capacidade de escrever em inglês são apresentados exercícios em que o candidato escreve sobre sua preferência sobre algo, faz comparações, expressa opiniões ou apresenta um tema.

A pontuação do TOEFL é valida por 2 anos. Dependendo dos seus objetivos, para fazer uma pós-graduação nos EUA com duração de 3 anos, por exemplo, você provavelmente terá que realizar o teste mais de uma vez.

As universidades ou organizações em que você apresenta o teste de proficiência irão considerar sempre o último resultado.

IELTS – International English Language Testing System

Assim como o TOEFL, o teste de proficiência do IELTS é indicado para formação acadêmica, a diferença é que ele tem o exame de proficiência “Geral”.

O IELTS Acadêmico é indicado para candidatos que querem estudar em universidades e outras instituições de ensino superior (EUA, Austrália, Inglaterra, Canadá, Irlanda), bem como aquelas pessoas que querem estudar ou trabalhar em um país de língua inglesa.

Já o IELTS Geral é indicado para pessoas que planejam viajar, como requisito de imigração (Austrália, Nova Zelândia e Canadá), para trabalhar ou fazer cursos livres (extracurriculares).

Como funciona o IELTS?

O teste de proficiência é aplicado por um examinador que irá avaliar leitura, escrita, audição e fala do candidato, a pontuação varia de 1 (sem conhecimento) a 9 (especialista). O nível aceito de inglês depende da instituição.

O exame pode durar cerca de 2 horas e 45 minutos, com sessões para avaliar a proficiência de leitura, audição e escrita. Para avaliar a fluência, o examinador pode conduzir perguntas durante 15 minutos.

Normalmente as instituições não aceitam certificados da língua inglesa IELTS com mais de 2 anos. É importante ressaltar que apesar desta prática não há uma data de expiração no certificado que o candidato recebe.

Cambridge Assessment English

O exame de proficiência em inglês Cambridge Assessment English atesta que o candidato é capaz de usar a língua inglesa escrita e também se expressar pela fala em um nível intermediário a avançado.

É indicado para quem tem objetivos acadêmicos ou de trabalho, é muito requisitado em universidades britânicas.

Como funciona o CAE?

Assim como o IELTS, o exame de Cambridge também é aplicado por um examinador e pode ser feito por meio de prova escrita ou online por meio de um computador e internet.

A pontuação está entre 0 e 100 e é baseada na pontuação total das cinco seções. Há também notas de letras e cada uma corresponde a um intervalo de numeração.

O teste FCE (First Certificate in English) tem o mesmo nível que as pontuações comuns para o exame de proficiencia TOEFL (B1-B2) e o candidato se aprovado, recebe o certificado em inglês em AC. É semelhante também ao IELTS (5.5-6.5).

Já o CAE (Certificate in Advanced English) classifica os candidatos nos níveis C1-C2 com nível avançado de fluência, compatível com o IELTS 6.5–8.0.

Ambas as qualificações levam cerca de 4 horas e são realizadas de uma só vez em um centro de exames autorizado.

Diferente dos outros tipos de certificados que apresentamos antes, o FCE e o CAE possuem 5 sessões para avaliar e não há data de expiração:

  • Leitura (1 hora);
  • Escrita (1h20mim);
  • Uso de inglês, uso de gramática, etc. (45 min);
  • Audição (40min);
  • Fala (14min).

Normalmente, o candidato precisa ter uma pontuação mínima de 176 para se qualificar para um programa de pós-graduação (isso é equivalente a 6,5 ​​no IELTS ou 90 no TOEFL).

Já se objetivo é fazer um curso que exige alto nível de fluência, talvez seja necessário pontuar 191 (equivale a 7,5 no IELTS ou 110 no TOEFL).

Pearson Test of English (PTE)

O PTE Academic ou o Professional, são testes de proficiência da língua inglesa aplicados pela empresa de certificação Pearson. Ambos os exames são aplicados com uso do computador num centro de avaliação.

São realizadas 3 sessões que irão avaliar as habilidades de fala, escrita, leitura e audição durante 3 horas de teste. O PTE Academic é indicado para jovens com objetivos de estudar em uma universidade ou imigrar, sendo a pontuação mínima para esse fim de 61 pontos.

Já o Professional é indicado para pessoas que pretendem comprovar sua fluência para objetivos de carreira e trabalho.

Após o teste o candidato recebe o relatório em até 5 dias úteis e o certificado da língua inglesa PTE é valido por 2 anos.

Informações importantes sobre os certificados de proficiência em inglês

Muitas pessoas acreditam que é necessário estar matriculado em uma escola de inglês presencial e tradicional para poder comprovar seu nível de proficiência no idioma.

A boa notícia é que qualquer pessoa seja ela autodidata, que estuda sozinha pela internet, ou faz um curso de inglês online ou já fez algum curso e não está matriculado atualmente, pode fazer um teste de proficiência.

Para isso basta estar preparado e procurar um centro autorizado para aplicar o certificado. Estes centros autorizados normalmente são aplicados por escolas de inglês credenciadas pelo British Council e seus professores possuem a qualificação DELTA (Diploma em Ensino de Inglês para Adultos) ou até a qualificação CELTA (Certificado em Ensino de Inglês para Falantes de Outras Línguas).

E outra boa notícia é que é possível saber qual é o seu nível de proficiência em inglês de forma gratuita! Os testes de proficiência exigem um investimento do candidato, então antes de escolher por um destes exames é interessante avaliar o seu nível e preparar um plano de estudos.

Uma das formas de fazer isso é por meio do teste online de inglês geral aplicado pela Cambridge.

O teste gratuito Cambridge possui 25 questões e não há limite de tempo. Por meio do resultado é possível ter um diagnóstico de como você domina as habilidades da língua inglesa, porém este teste não pode ser utilizado como um certificado de proficiência.

É apenas para o candidato se preparar, comparar seu nível de fluência e escolher qual certificado fazer.

Se você está pensando em fazer um dos certificados que apresentamos é importante criar uma estratégia eficiente para aprender e dominar o inglês, aplicando técnicas de estudo de pessoas de sucesso e seguindo um roteiro para melhorar sua fluência a cada dia.

Você está estudando muito inglês? Confira os artigos abaixo e prepare-se para qualquer um dos exames de proficiência em inglês.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo