Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Centro Cultural Banco do Brasil oferece exposição on-line gratuita sobre o Egito Antigo

Centro Cultural Banco do Brasil oferece exposição on-line gratuita sobre o Egito Antigo

Olá, leitor(a)!

Conhecer a história da civilização de determinadas sociedades é uma ótima forma de compreender a evolução da humanidade. Além disso, é uma maneira de descobrir como os povos antigos eram organizados sem as tecnologias de hoje.

Diante disso, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) disponibilizou uma exposição on-line gratuita sobre o Egito Antigo. A mostra é composta por 140 peças vindas do Museu Egípcio de Turim, na Itália, o segundo maior acervo sobre o Egito do mundo.

Banco do Brasil oferece exposição on-line gratuita

Fonte: Reprodução

Exposição Egito Antigo CCBB

A exposição Egito Antigo: Do cotidiano à eternidade conta com amuletos, pinturas, registros escritos, esculturas e pedaços de cerâmica para explicar de forma didática e interativa a historiografia da civilização egípcia. O material está dividido em 3 seções: vida cotidiana, religião e costumes funerários.

Cada seção possui fotos em alta definição das peças enviadas pelo Museu, na Itália, e uma explicação em áudio sobre a história e a utilidade do objeto (escultura ou estátua, por exemplo) para a sociedade egípcia. Além disso, o CCBB produziu pequenos vídeos para introduzir as temáticas abordadas nas seções, como o do papel dos escribas na sociedade e do pensamento sobre a eternidade.

O tour possui narração de Pieter Tjabbes, curador do CCBB e responsável por guiar os(as) visitantes. A exposição também disponibiliza audiodescrição e tradução para a linguagem brasileira de sinais (Libras), de modo a garantir maior acessibilidade para os(as) usuários(as).

A fim de melhorar a experiência digital e oferecer uma abordagem completa do conteúdo da mostra, Pieter fez uma palestra virtual contando os bastidores da exposição e destacando as principais peças vindas da Itália. Os itens possibilitaram a elaboração de um guia educativo voltado para educadores(as) e alunos(as), que pode ser utilizado como complemento durante as aulas sobre o tema. Para acessar a exposição completa, clique aqui.

Centro Cultural Banco do Brasil

Com o objetivo de fomentar a cultura para conectar as pessoas com o contexto social, promovendo a cidadania, o Banco do Brasil investe há mais de 30 anos no setor cultural por meio dos Centros Culturais Banco do Brasil. Os Centros estão localizados em Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Eles foram criados para aumentar o acesso da população a obras de arte e incentivar a cultura, tanto no ambiente físico como no digital. Os CCBBs, onde foram realizados mais de 4 mil projetos, já receberam mais de 100 milhões de visitantes para presenciar exposições, peças de teatro, mostras de cinema e muito mais. Para saber mais sobre os Centro Culturais Banco do Brasil, clique aqui.

Vamos ajudar a promover a cultura e a história do Egito Antigo? Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) e faça o tour com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite o passeio e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo