Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Centro Cultural Banco do Brasil oferece diversas mostras e recursos on-line gratuitos

Centro Cultural Banco do Brasil oferece diversas mostras e recursos on-line gratuitos

Olá, leitor(a)!

Ana Mae Barbosa é uma das mais relevantes educadoras do Brasil e defende que a arte e a cultura são elementos imprescindíveis para uma educação completa e de qualidade. Segundo Ana Mae, a exploração desses campos por meio de ações educativas auxilia as pessoas a desenvolverem inúmeras habilidades, intelectuais e emocionais, em distintas áreas do conhecimento.

Seguindo a mesma linha de pensamento, e para democratizar ainda mais o acesso à arte e à cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) disponibiliza várias mostras e recursos on-line gratuitos. O material mistura diferentes linguagens artísticas e busca alcançar todos os públicos, com conteúdos dedicados a crianças, jovens e adultos(as).

Mostras e recursos on-line gratuitos do CCBB

O CCBB intensificou suas atividades virtuais durante o isolamento social, devido à pandemia de Covid-19, e ainda mantém uma programação digital ativa. Playlists, vídeos, exposições virtuais e ações educativas são alguns dos recursos on-line disponíveis na plataforma do Centro Cultural.

Além disso, o CCBB realizou uma parceria com o Google Arts & Culture e elaborou um acervo on-line com várias coleções, histórias e fotografias. Também é possível explorar, por meio da ferramenta Street View, alguns espaços dos Centros Culturais de São Paulo e do Rio de Janeiro. A programação virtual completa pode ser acompanhada neste link, mas selecionamos 4 conteúdos para você conhecer:

CCBB oferece diversas mostras e recursos on-line gratuitos

Fonte: Reprodução

1. Eu e o Monstro

No início de 2022, o Centro promoveu, em algumas de suas unidades presenciais, uma mostra de cinema voltada para pais e filhos(as). Nela, foram apresentados vários curtas e longas-metragens de animações. O Eu e o Monstro é um deles e está disponível on-line, na seção de vídeos da plataforma.

Produzido em 2008 pela diretora suíça Claudia Rötlin, o curta-metragem conta a história de uma menina que morre de medo de monstros e vê eles o tempo todo. A produção foi feita com a técnica de animação stop motion (em português, quadro a quadro) e tem duração de 3 minutos e 20 segundos. Para acessar, clique aqui.

2. Guinga e Vozes Femininas

Na seção musical, entre as várias playlists do Centro Cultural, encontramos a Guinga e Vozes Femininas. Essa playlist foi especialmente criada para comemorar os 70 anos do músico e compositor brasileiro Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar, mais conhecido como Guinga.

O projeto tem a participação das cantoras Anna Paes, Gioia Persichetti, Leila Pinheiro, Mônica Salmaso e dos violonistas Jean Chanaux e Thiago Amud. Juntos(as) tocaram e cantaram 10 marcos da carreira de Guinga. A playlist tem duração de 36 minutos, clique aqui para acessar.

3. Exposição Acervos do Brasil: História, Cultura e Cidadania

Na parte de exposições virtuais do CCBB, vemos alguns dos trabalhos que estão ou estiveram expostos nas dependências dos Centros. Em Acervos do Brasil: História, Cultura e Cidadania é possível ter acesso a 200 anos de memória da história do Brasil.

A proposta da exposição é estimular o público a refletir sobre setores que compõem a nossa sociedade, a partir da reunião de histórias, documentos, fotografias e obras. Além disso, acompanhamos a associação feita entre o desenvolvimento do país e o do Banco do Brasil. Para acessar, clique aqui.

4. Exposição O Corpo é a Casa

Exposta presencialmente em 2017, em Brasília, essa mostra teve a curadoria de Marcelo Dantas e reúne as obras do artista austríaco Erwin Wurm. O Corpo é a Casa faz inúmeras provocações estéticas e discute o corpo não apenas como algo físico, mas também espiritual e psicológico.

Para criticar o modo de vida contemporâneo, em uma das instalações realizadas, vemos objetos domésticos colocados do lado de fora da parede de uma estrutura de concreto. Desse modo, Wurm convida o(a) visitante a olhar, sob outra perspectiva, coisas que estão no nosso cotidiano. Para conhecer as experimentações do artista, clique aqui.

Centro Cultural Banco do Brasil

O CCBB é uma iniciativa do Banco do Brasil que enxerga arte e cultura como caminhos a serem trilhados para a criação de vínculos na sociedade. Nesse sentido, e para tornar as produções desses setores acessíveis a todos os públicos, os Centros Culturais divulgam e realizam diversos projetos e atividades (presenciais e virtuais).

A iniciativa explora os mais variados campos artístico-culturais, das artes plásticas ao teatro, e possui quatro unidades para realização de eventos e visitação: Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Por sua constante e excelente atuação no âmbito artístico cultural, os espaços se tornaram referências nacionais e internacionais. Para saber mais, clique aqui.

Que tal aproveitar o fim de semana para enriquecer sua bagagem artística e cultural? Convide os(as) amigos(as) para fazer o mesmo e compartilhe nosso texto com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Bom entretenimento e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo