Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Informática e Internet » Catho e Let’s Code oferecem formação on-line gratuita de programação para mulheres

Catho e Let’s Code oferecem formação on-line gratuita de programação para mulheres

Olá, leitora! 

Ainda que isso venha mudando nas últimas décadas, as áreas que envolvem tecnologia são predominantemente ocupadas por homens. Comprometidas em transformar esse cenário, a Catho e a Let´s Code firmaram uma parceria para oferecer um curso on-line e gratuito de programação especialmente para mulheres.  

Por meio de um processo seletivo, o projeto selecionará 25 candidatas para a formação, que durará 9 meses. Só poderão concorrer às vagas mulheres maiores de 18 anos, que moram no Brasil e concluíram o ensino médio. O curso, com inscrições abertas até 6 de fevereiro de 2022, não só disponibilizará certificado, como também oferecerá a oportunidade de entrar para a equipe de tecnologia da Catho.  

Projeto DevEL{AS} e conteúdo programático

Catho: formação on-line e gratuita de programação para mulheres

Fonte: Reprodução

Em pesquisa realizada pela Rocketseat, conforme artigo da Exame publicado em janeiro, verificou-se que o mercado de desenvolvedores tem apenas 12% de mulheres ocupando a função. Quando se trata de pessoas não binárias (que não se identificam com os gêneros feminino e masculino), este número cai para apenas 1%.  

Diante dessa disparidade, uma das maiores plataformas de busca de emprego, a Catho, estabeleceu parceria com a Empresa-Escola Let’s Code, focada no ensino de conteúdos da área de tecnologia, e ambas lançaram o projeto DevEL{AS} — voltado para mulheres cisgêneros e transgêneros. 

A ideia é formar desenvolvedoras Web Full Stack e, consequentemente, contribuir para a equidade de gêneros na área de tecnologia. Para isso, serão oferecidas 25 bolsas, financiadas pela Catho, para as mulheres aprovadas no processo seletivo que explicaremos mais adiante. Os conteúdos abordados ao longo dos 9 meses serão:   

  • Lógica de programação 
  • Programação orientada a objetos  
  • Estrutura de dados  
  • Banco de dados  
  • Técnicas de programação 
  • Programação web  
  • Arquitetura de software 
  • Testes automatizados 

A formação não requer conhecimento prévio, o intuito é justamente preparar mulheres desde os tópicos básicos da programação até os mais avançados. O material do curso será oferecido por meio de uma plataforma digital e o equipamento para acesso é de total responsabilidade das discentes.  

Inscrição e processo seletivo

Para participar do treinamento em desenvolvimento Web Full Stack, é preciso se inscrever na página da Let’s Code, clicando em “Inscreva-se agora”, e preencher o formulário. Depois disso, serão realizadas 4 etapas eliminatórias:  

  • Teste de Lógica Let’s Code (07/02): avaliação de múltipla escolha, com 20 questões que devem ser respondidas no período de 60 minutos.   
  • Envio de vídeo de apresentação (11/02 a 14/02): vídeo com limite de 3 minutos, em que deve ser feito um resumo do histórico pessoal e profissional mais a resolução de um problema enviado no e-mail de aprovação da etapa anterior.  
  • Dinâmica com os especialistas (21/02 a 23/02): atividade em grupos de até 10 participantes, com duração de 30 minutos, que avaliará as habilidades de cada candidata e a afinidade com a cultura da Catho. 
  • Curso preparatório (08/03 a 24/03): formação de 3 semanas, com diversos componentes avaliativos e eliminatórios, via Google Meet.  

A lista de aprovadas será divulgada em 28 de março, e o curso terá início no dia 4 de abril. Com previsão de término para dezembro de 2022, a formação contará com 324 horas de aulas síncronas (ao vivo) — que ocorrerão às segundas, quartas e sextas-feiras.   

Após concluir o curso, e ter tido presença mínima de 80%, a aluna receberá um certificado de participação. Além disso, as 15 estudantes que mais se sobressaíram terão a oportunidade de ingressar na equipe de tecnologia da Catho.  Para ler a regulamentação completa, acesse o site.  

Catho e Let’s Code

A Catho, que em 2021 liberou acesso gratuito a todas as vagas de emprego oferecidas em sua plataforma, é uma instituição privada de tecnologia voltada para a disponibilização de currículos on-line, funcionando como uma versão digital de classificados. Precursora na área, a empresa tem o propósito de trazer as melhores soluções no que diz respeito à oferta e à busca de vagas de emprego. Para mais informações, clique aqui.  

Por sua vez, a Let’s Code é uma organização comprometida com a disseminação da educação na área de tecnologia. Seu principal objetivo é dar sentido ao processo de ensino e aprendizagem, a partir do formato digital, com métodos que priorizam as necessidades dos(as) alunos(as) e os(as) colocam como protagonistas do saber. Para conhecer mais, acesse este link 

Pronta para se tornar uma grande desenvolvedora? Compartilhe este texto nas suas redes sociais para que mais mulheres tenham oportunidades na área de tecnologia!  

No Canal do Ensino, leia também: 

Boa sorte e até breve!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo