Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Capes: tudo o que você precisa saber

Capes: tudo o que você precisa saber

Olá, leitores!

Os programas de auxilio a formação acadêmica está crescendo a cada dia , facilitando a realização dos que sonham em cursar uma faculdade, ou qualquer grau de ensino desejado pelo estudante.

Hoje também existem outros programas dedicados ao apoio ao aluno em sua formação como por exemplo o Fies, ProUni, Ciência sem Fronteiras, Cnpq e Capes. Esse programas são voltados para o ensino superior e também para a pós – graduação.

O Ciências sem fronteiras, o Capes e o Cnpq são programas úteis, que contam com a parceria de instituições internacionais de ensino, que leva alunos para o exterior para trabalhar e estudar, em alguns casos a bolsa de estudos cobre 100% do curso.

Cada programa tem as suas regras, portanto é de suma importância procurar mais acerca do programa escolhido para não ter problemas no futuro. Abaixo segue uma descrição sobre o que é o Capes, como funciona e quem pode participar.

Capes

diploma-e-capelo-formatura

A Capes significa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e é um programa mo Ministério da Educação.

Esse programa oferece bolsas para alunos de pós-graduação, no Brasil ou no exterior.

A Capes possui outros programas junto a ele, entre eles temos o “Dinter novas fronteiras”, programa de Demanda Social, Programa Nacional de pós- doutorado, plano nacional de pós-doutorado e outros onze fazem parte da lista em andamento.

Esses programas são importantes para ajudar a iniciar uma graduação e para continuar seus estudos, permitindo uma carreira promissora, além da realização profissional e pessoal em concluir e seguir a linha de estudos, criando um curriculum cada vez maior e mais rico.

Inscrições

As inscrições do capes são feitas através do próprio site do capes.

É necessário ficar atento a época de inscrição.

Os documentos necessários para a inscrição do capes são currículo “Lattes” atualizado, plano de pesquisa no exterior aprovado pelo coorientador brasileiro no exterior constando o cronograma das atividades, carta do orientador brasileiro justificando a necessidade do estágio, é necessário comprovar que o aluno possui domínio da língua estrangeira e um currículo resumido do coorientador estrangeiro.

Também é preciso um termo de compromisso devidamente assinado, os dados bancários no país para o depósito do auxílio deslocamento, instalação e seguro saúde em formulário. Não é permitido que o candidato possua dívidas, portanto é imprescindível ter consigo o extrato bancário e declaração do bando provando que não há débitos.

Prêmios

A Capes é um programa educacional ofertado pelo MEC, e oferece boas chances do aluno ingressar e ter mais sucesso em sua carreira profissional.

Além de todos os benefícios e vantagens a Capes oferece prêmios para os alunos destaques em diferentes temas como  Emerald/Capes, prêmio Vale-Capes de ciência e sustentabilidade, prêmio Capes-Interfama, prêmio Capes/Proquest e  prêmio Capes natura.

A premiação consiste em passagem aérea inclusa, valores e certificados ao ganhador.

Cada concurso é voltado para finalidades diferentes, com diferentes roteiros, destinados à diversas áreas que o candidato sonha em ingressar.

A Capes é um programa muito utilizado pelos alunos, que são muito bem recompensados pela participação no programa, ele foca muito para o avanço da carreira profissional, fator relevante uma vez que o Brasil é um país com poucas oportunidades em algumas áreas, mas principalmente em assuntos que envolvem ciência, medicina entre outros temas.

O programa garante que o Brasil tem um bom reconhecimento em determinadas áreas no exterior por conceder constantemente bons profissionais.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo