Você está aqui:Home » Livros Grátis » Diversos » Capes oferta mais de 600 livros gratuitos sobre relações internacionais

Capes oferta mais de 600 livros gratuitos sobre relações internacionais

Olá, leitor!

O estudo de relações internacionais tem se tornado cada vez mais importante no cenário acadêmico e profissional brasileiro e do mundo. Essa área trata da comunicação entre povos e culturas diferentes. No atual mundo globalizado, nada poderia ser mais fundamental.

Existe uma formação de bacharelado em relações internacionais. No entanto, os profissionais dessa área precisam estar em constante aprendizado. Como o cenário sócio-político e econômico global está sempre mudando, é preciso se atualizar.

A leitura é essencial nesse caso. O portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibilizou recentemente um vasto acervo de material gratuito para download.  As obras abordam conteúdo acadêmico sobre relações internacionais e história diplomática do Brasil e estão disponíveis nos principais formatos de publicação digital.

Além dos profissionais da área, o conteúdo também é essencial para concurseiros e estudantes. Afinal, os temas abordados são atuais e podem cair tanto em concursos públicos como em redações.

A seguir, você encontra mais informações sobre a área de relações internacionais e o conteúdo disponível no portal Capes. Confira:

O que são relações internacionais?

relacoes_int_Prancheta 1

Esse é um setor de mercado que está em constante expansão. Os temas de estudo vão muito além das relações comerciais, englobando a comunicação política, social, militar e cultural. O profissional de relações internacionais está preparado para avaliar o risco de conflitos e a situação política entre as nações. Além disso, analisa as possibilidades de parcerias, negócios e cooperação.

São esses profissionais, também, que possibilitam os acordos de importações e intercâmbios. A articulação entre governos e empresas de diferentes países possibilita os investimentos internacionais.

Profissionais da área trabalham em ministérios, embaixadas, ONGs, prefeituras e no governo estadual. As empresas privadas também contam com esse colaborador para firmar acordos internacionais.

Como o cenário de relações internacionais está sempre mudando, é preciso estar sempre atualizado. Tanto em últimas notícias do mundo quanto no conteúdo acadêmico, o profissional da área não pode parar de estudar. Os livros gratuitos oferecidos pelo Capes, portanto, representam uma ótima oportunidade de aguçar os conhecimentos.

E o material não é interessante apenas para profissionais de relações internacionais. Esse é um tema em evidência que pode trazer um grande diferencial para sua carreira. Entender as esferas políticas, econômicas e culturais de diferentes países é essencial para aqueles que desejam construir carreira em multinacionais.

Além disso, essas são temáticas que são frequentemente abordadas em concursos públicos e vestibulares. Os conteúdos disponibilizados gratuitamente pela Capes contam, inclusive, com alguns livros da série manual do candidato.

Um bom conhecimento dos acontecimentos sócio-políticos e econômicos do mundo é mais do que essencial para concurseiros. Como existe muito material disponível para as matérias bases, as atualidades são uma ótima chance de diferencial perante aos outros candidatos.

O que é a Capes?

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (Mec). Ela atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todo o país. A Capes é o órgão responsável pela avaliação e padronização desses cursos.

Além disso, é a referência brasileira em informação científica, contribuindo desde 2000 com o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. Entre as missões da fundação, está a disseminação do conhecimento científico e a acessibilidade de conteúdos educacionais.

A Capes tem mostrado grande apoio ao desenvolvimento pessoal e aprimoramento do conhecimento. A fundação disponibiliza o portal eduCapes, que busca trazer material educacional voltado para alunos e professores. É possível encontrar conteúdo para educação básica, ensino superior e pós-graduação.

O portal conta com download de livros, artigos de pesquisa, teses, dissertações, videoaulas, jogos, áudios e imagens. O acervo é composto de material licenciado de maneira aberta ou que está sob domínio público.

É possível também enviar o seu próprio material para o portal, que conta com a colaboração de autores e educadores para a expansão de seu banco de dados. Existem também diversas parcerias com outras instituições para a disponibilização de conteúdos, como foi o caso dos materiais sobre relações internacionais. Entre os parceiros do portal estão Khan Academy, a Universidade Aberta do Brasil, a UNESP e a Sociedade Brasileira de Matemática.

Através dessas ferramentas, o Capes busca tornar o conhecimento mais acessível para todos. A disponibilização de material de estudos gratuito é o carro-chefe da iniciativa. Através dos conteúdos interativos, tanto estudantes quanto os profissionais da educação podem aprimorar os seus conhecimentos.

Não deixe de visitar o portal e conferir os outros materiais disponíveis, além dos livros gratuitos sobre relações internacionais. Certamente você encontrará muitas ferramentas extremamente úteis para sua evolução pessoal, profissional e acadêmica.

Conteúdo disponível

Recentemente, a Capes realizou uma parceria com a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag). A fundação está vinculada ao Ministério das Relações Exteriores e visa promover atividades culturais e pedagógicas na área. O órgão divulga a política externa brasileira, disseminando informação sobre relações internacionais e a história diplomática do Brasil. Seus objetivos incluem a formação de uma opinião pública sensível aos problemas de convivência internacional.

O acervo de mais de 600 livros gratuitos compartilhados pela Funag através do portal eduCapes, abordam conteúdos acadêmicos sobre relações  internacionais e história diplomática do Brasil. As obras estão disponíveis em português, inglês e espanhol.

Entre as temáticas estão manuais de preparação para ingresso na carreira diplomática e estudos sobre tópicos como não-proliferação nuclear. Você também encontra manuais de estudo para geografia, inglês, francês, espanhol, economia e política internacional. Esses conteúdos são especialmente voltados para candidatos, te ajudando a se preparar para provas de concursos públicos e vestibulares.

Além dos livros gratuitos resultantes dessa parceria, é possível encontrar no eduCAPES muitos outros materiais educacionais. O site conta com conteúdo multimídia nas mais diversas áreas da educação.

Como acessar mais de 600 livros gratuitos da Funag

Para encontrar os livros disponíveis, basta acessar o portal eduCAPES e buscar a sessão “Livro Digital” entre os tipos de mídia. Você será direcionado para essa página com esses e muitos outros livros disponíveis para download.

Outra forma de encontrar o conteúdo é através da sessão “Acesse Também”, que apresenta as parcerias do portal no final da página. A biblioteca completa da Funag pode ser encontrada diretamente nesse link.

É possível fazer download dos conteúdos nos formatos epub, mobi e pdf, garantindo a compatibilidade com a grande maioria dos leitores digitais disponíveis. Entre os destaques de conteúdo, você encontra temáticas como a obrigação mundial do desarmamento nuclear e o relacionamento entre Brasil e China.

Os livros abordam inúmeros temas extremamente atuais e relevantes para a política mundial. Na sessão eventos é possível encontrar materiais explicando os mais importantes acontecimentos em relações internacionais dos últimos anos. É possível encontrar também conteúdos mais acadêmicos em temáticas como história diplomática e memória diplomática.

Estar inteirado das dinâmicas políticas atuais é essencial para qualquer cidadão. Esses temas têm muita chance de cair em redações e perguntas de concursos públicos, por exemplo. Além disso, provas como o Enem costumam a abordar temas importantes da atualidade em suas sessões de Estudos Sociais e na redação.

No acervo, você pode buscar pela série Manual do Candidato, que oferece material para estudo em diversos temas. As matérias de econômica, história do Brasil e mundial e Geografia, por exemplo, são cobertas por esses livros.

A sessão Em Poucas Palavras oferece livros curtos que são ideais para se inteirar da situação política e econômica atual de diversos países. Além disso, os livros também acompanham temáticas como desarmamento, desenvolvimento sustentável e organizações comerciais.

Conclusão

Estudar e compreender as comunicações políticas, econômicas e culturais entre os países é essencial em um mundo globalizado. A Funag, fundação vinculada ao Ministério das Relações Exteriores busca promover o conhecimento dessas áreas. Através de uma parceria com o portal eduCAPES, foi disponibilizado um vasto acervo de livros gratuitos para download.

Os materiais englobam conteúdos atuais e relevantes, tanto para profissionais da área de relações internacionais quanto para estudantes e concurseiros. As temáticas sócio-políticas, econômicas e culturais são importantíssimas para a sociedade atual. Se atualizar quanto às comunicações e relações entre as maiores potências do mundo é fundamental para qualquer cidadão.

O conteúdo é de fácil acesso, e existem livros disponíveis em três línguas. Além disso, o portal eduCAPES conta com outras parcerias e um vasto acervo de materiais educacionais multimídia em diversas áreas.

Vale a pena conferir sempre o portal para se manter atualizado nos mais diversos assuntos. Além disso, o site também disponibiliza material referente a várias matérias base e idiomas.

Que mais livros gratuitos para baixar? Leia também esses outros artigos disponíveis no Canal do Ensino:

O estudo das relações internacionais pode ajudar a sua carreira a crescer e te oferecer vantagens em concursos e vestibulares. Você concorda com a importância de estudar relações internacionais? Deixe sua opinião sobre esse assunto nos comentários e aproveite para perguntar se ficou com alguma dúvida.

Boa leitura!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo