Você está aqui:Home » Dicas » Professores » CAPES oferece 250 mil e-books para Instituições de Ensino

CAPES oferece 250 mil e-books para Instituições de Ensino

Olá Amigos!

A biblioteca virtual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), conhecida como Portal de Periódicos, conta com um acervo de mais de 36 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

A boa notícia, além da disponibilidade de todo esse conteúdo, é que é possível acessar todo o acervo por meio do aplicativo, onde mais de quatrocentas instituições participantes vão poder acessar a biblioteca virtual com os conteúdos assinados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Com o aplicativo é possível fazer buscas rápidas por assunto, periódico, base e livro. O usuário também consegue navegar em websites referenciados pelo resultado de busca, além de exportar os artigos em formato PDF.

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza para instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele oferece mais de 36 mil títulos completos, além de mais de 250 mil  e-books, entre outros materiais.

O Portal de Periódicos foi criado com o objetivo de suprir a carência existente quanto ao acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

Essa ferramenta atende às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental e estimulando o aumento da produção científica nacional e o crescimento da inserção científica brasileira no exterior. É, portanto, uma ferramenta fundamental às atribuições da Capes de fomento, avaliação e regulação dos cursos de Pós-Graduação e desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil.

Com a missão promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível, as ações promovidas pela Capes por meio do Portal de Periódicos atenderão os seguintes objetivos:

  • A promoção do acesso irrestrito do conteúdo do Portal de Periódicos pelos usuários e o compartilhamento das pesquisas brasileiras em nível internacional;
  • A capacitação do público usuário – professores, pesquisadores, alunos e funcionários – na utilização do acervo para suas atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • O desenvolvimento e a diversificação do conteúdo do Portal pela aquisição de novos títulos, bases de dados e outros tipos de documentos, tendo em vista os interesses da comunidade acadêmica brasileira;
  • A ampliação do número de instituições usuárias do Portal de Periódicos, segundo os critérios de excelência acadêmica e de pesquisa definidos pela Capes e pelo Ministério da Educação.

Não existem mais desculpas para melhorar suas pesquisas, acesse CAPES utilizando seu desktop, ou também baixando aplicativo, que está disponível em IOS, Android e outros sistemas operacionais nas categorias Referência e Educação.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo