Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » Canon oferece tutoriais em vídeo para amantes da fotografia

Canon oferece tutoriais em vídeo para amantes da fotografia

Confira nossa dica incrível de curso grátis de fotografia oferecido pelo site da Canon através de tutoriais em vídeo. As aulas são muito fáceis de se acompanhar e o aprendizado acontece de forma dinâmica e eficiente. Saiba mais informações sobre o curso grátis de fotografia da Canon a seguir!

Olá, leitor!

Além dos cursos presenciais fornecidos pela sua universidade, a coreana Canon, também conta com dezenas de vídeos tutoriais, dos mais diversos níveis, desde o fotógrafo amador até o fotógrafo que procura se especializar.

Os vídeos são classificados de diversas formas. Na categoria tutorial, temos vídeos que ensinam desde a introdução da fotografia até as particularidades e recursos específicos das câmeras Canon, como técnicas específicas para fotografar nas mais diversas condições de luz e até mesmo climáticas.

Fotos ao ar livre, fotos de macros para insetos e flores, fotos de animais, fotos de casais e fotos para os mais diversos tipos de festas, para citar apenas alguns exemplos.

Apesar de se encontrar na categoria tutorial, os vídeos são bem completos, não focando apenas no básico. Além de expor as técnicas específicas que são usadas pelo fotógrafo, eles ensinam tanto o amador quanto profissional a desenvolver a criatividade e o senso artístico do mesmo.

Muitos tutoriais são voltados para trabalhos profissionais, como de fotojornalismo ou até mesmo o jornalismo para documentário. Confira a seguir, informações imperdíveis de como a Canon oferece tutoriais em vídeo para amantes da fotografia!

Como funcionam os tutoriais em vídeo do curso grátis de fotografia da Canon?

canon-oferece-tutoriais-em-video-para-amantes-da-fotografia

Diferentemente dos cursos oferecidos pela Canon, estes são vídeos curtos, objetivos, gratuitos e não é necessário cadastro. Apesar de você poder acessar pelo site, que funciona muito bem e de forma fluída, sem travar o vídeo, sem você enfrentar nenhum problema, mesmo se sua conexão não for das melhores, você pode encontrar eles facilmente e com qualidade no YouTube.

Ou seja, você pode assistir de qualquer dispositivo, como notebooks, tablets, computadores e celulares. Inclusive, você pode assistir (apesar de não ser recomendável, já que consiste em um treinamento da Canon) do próprio celular que você usa para tirar fotos.

Muito embora o cadastro não seja necessário, é interessante fazê-lo, dessa forma, você pode organizar os vídeos na sua biblioteca, da forma que você preferir. Você pode compartilhar ou salvar em seus favoritos, salvar para assistir mais tarde, caso você esteja sem tempo agora, ou seja, não é obrigatório, mas é recomendável fazer o cadastro no site da Canon.

Ou tutoriais são sempre rápidos e fáceis, porém, muito bem explicados.

Os tutoriais são dinâmicos e atualizados!

Os vídeos são relativamente recentes. O primeiro vídeo data de 2014, porém dado o número de conteúdo, é possível ver que eles estão sempre atualizando o material. Atualmente o conteúdo conta com vídeos de nível básico e intermediário. Não constando nenhum vídeo de nível avançado.

Apesar de que muitas das técnicas são profissionais; como por exemplo, o uso correto de uma lente olho de peixe, que não deforma a imagem ou uma foto astronômica, que sem a técnica adequada, não é possível ser feita.

Inclusive, ao profissional que busca se especializar para fotografar algum evento social ou empresarial, pode se tornar um profissional treinado por uma empresa de renome. Ele adquire as noções básicas e, logicamente, dependendo da prática da atividade, este consegue ter uma noção de como fotografar o evento da forma correta.

Portanto, se trata de um material muito bom, feito e desenvolvido por fotógrafos profissionais, de fotógrafo profissional para fotógrafo em formação, visando logicamente destacar as qualidades dos produtos da Canon.

Vale ressaltar que, apesar de todos os professores serem fotógrafos, todos eles falam com a mesma desenvoltura de um apresentador de documentário ou de um narrador, de forma didática, sucinta e dinâmica, sem atropelar o conteúdo, e também deixando o conteúdo interessante para o aluno.

A escolha sobre o que aprender está em suas mãos!

O aluno que decidiu fazer a introdução, e depois uma técnica específica para conhecer melhor o equipamento dele, tem a possibilidade de ir diretamente ao vídeo específico que precisa, sem qualquer problema, pois, estes são independentes.

É importante dizer que os tutoriais não focam apenas nas técnicas. Eles dão atenção especial também aos equipamentos que o fotógrafo utiliza, como os vários tipos de lentes, cada uma para uma ocasião ou uma condição específica de trabalho, e também aos acessórios diversos e indispensáveis para o transporte e manipulação das câmeras.

Um ponto importante de se dizer é que, mesmo que de forma muito menor do que a fotografia, os tutoriais também ensinam como usar o recurso de vídeo das câmeras, afinal, muitas câmeras digitais, hoje, têm esse recurso que não deve ser de forma alguma, ignorado e sim integrado à arte da fotografia.

O curso grátis de fotografia da Canon oferece certificado?

Por esses tutoriais não serem apresentados na forma de um curso, eles infelizmente não conferem um certificado ao fotógrafo, porém o conhecimento agregado a eles, com o respaldo de uma empresa centenária como a Canon, já é um benefício enorme.

Uma empresa com credibilidade reconhecida mundialmente, oferece a eles um conhecimento muito maior e um reconhecimento em seu currículo, afinal, apesar de este conhecimento estar acessível a todos, como foi descrito mais acima, não é todo fotógrafo que pode dizer que tem um treinamento dado pela Canon.

A empresa percebeu que apesar de ter as vantagens de utilizar uma plataforma própria para passar algum conteúdo para o aluno, ela focou numa plataforma um pouco mais integrada com outras plataformas que é o YouTube.

Ou seja, o aluno vai poder usar todos os recursos que usa no YouTube, como compartilhar, dar a sua nota, comentar e integrar o vídeo a outros serviços de outras redes sociais, que ele usa como Twitter, Facebook, Pinterest ou qualquer outra que ele se sinta confortável.

É um conteúdo que apesar de estar preso a plataforma do YouTube, pode ser utilizado em diversas outras.

Conteúdos extras para todos os amantes da fotografia

Outro recurso interessante, é que além do próprio conteúdo do vídeo, no site são apresentados os equipamentos que foram utilizados no tutorial, caso o aluno queira adquirir estes equipamentos ou mesmo já os possuir e saber como usar e poder repetir os mesmos resultados apresentados no vídeo.

Como foi dito, os conteúdos estão separados tanto por técnicas como tutoriais ou cotidiano, quanto por níveis como o básico, intermediário e, futuramente, técnicas ainda mais avançadas. Todo o conteúdo está muito bem classificado em tags, ou seja, você vai encontrar o conteúdo que você quer, procurando pelo assunto que você tem mais interesse ou mais necessidade em aprender, seja para o seu trabalho ou para lazer, uma motivação pessoal ou um hobby .

Visando sempre a melhoria contínua de seus alunos, a Canon também oferece uma extensão aos tutoriais, que consistem nos cursos presenciais dela, porque ela percebe que apesar de extremamente completos esses tutoriais, alguns alunos podem sentir a necessidade de terem um aprendizado um pouco mais pessoal e um pouco mais tradicional, de um curso presencial de fotografia e este sim oferecerá certificados.

Tutoriais especializados em modelos de câmeras diferentes

Como a Canon é uma é uma empresa focada na fabricação e venda de câmeras, também é possível que você busque tutoriais através do modelo da câmera que você tem ou que pretende comprar.

Assim, você vai conseguir adaptar os conhecimentos e as técnicas apresentadas para o seu próprio equipamento ou o equipamento que você tem mais facilidade e mais acesso.

Os vídeos trabalham com quatro modelos de câmeras, no momento. Logicamente, como todo o material está sendo expandido, num processo de melhoria contínua, vão ser apresentadas outras câmeras, assim como novas técnicas.

A fotografia é uma arte que funciona como um organismo vivo, que está sempre em evolução, sempre mudando, sempre sendo aperfeiçoada. E a Canon, buscando democratizar esse conhecimento e o espalhar para o maior número de pessoas possíveis, usa seu material, muito bem feito, de forma profissional, de forma clara e objetiva para que o maior número possível de pessoas, possam desenvolver-se na fotografia, seja ela de forma profissional ou seja de forma recreativa.

Vídeos curtos e fáceis de entender!

Vale dizer que os tutoriais em si, apesar de contar com diversos tutoriais, não vão tomar muito tempo do aluno, pois se tratam de vídeos curtos. Não seria ousado afirmar que um fim de semana focado do aluno, possibilitará a assistir todos os vídeos.

Destacando que o processo de aprendizado não consiste apenas em assistir os vídeos, mas também em praticar a arte da fotografia.

Porém, como não existe um tempo limite para se assistir os tutoriais, sendo estes conteúdos que vão estar sempre disponíveis a qualquer pessoa, o aluno tem a possibilidade de assisti-los e praticar da forma que achar melhor no tempo que tiver disponível. Porém, por se tratar de um material de fácil absorção, ele não vai sentir dificuldades em avançar de uma parte para outra.

Então, vale a pena fazer esses curso grátis de fotografia da Canon?

A conclusão que podemos tirar é que, é um material que vale a pena você consultar, vale a pena você dispor do seu tempo e até de um certo dinheiro para adquirir os equipamentos, caso você sinta necessidade, porque é um material certificado por uma das maiores empresas de fotografia do mundo.

Ela está oferecendo algo que vale até mais que os equipamentos dela, que são de excelente qualidade. Está oferecendo gratuitamente este conhecimento, o qual o aluno pode usar da forma que achar melhor E logicamente, usar esse conhecimento para desenvolver suas próprias técnicas e sua própria linguagem através da fotografia.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo