Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Informática e Internet » Canal no YouTube oferece diversos cursos gratuitos sobre games

Canal no YouTube oferece diversos cursos gratuitos sobre games

Olá, leitor(a)!

Com a revolução tecnológica do século XXI, os games se espalharam por todo o mundo. As novas tecnologias também facilitaram o desenvolvimento de novos jogos para várias plataformas, de navegadores de computador até consoles mais modernos. Isso aumentou a demanda por trabalhadores(as) para esse setor que tende a crescer ainda mais no futuro.

Pensando em ampliar a formação em games, o grupo de extensão Fellowship of the Game (FoG), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos, oferece diversos cursos gratuitos sobre games em seu canal do YouTube. O conteúdo é voltado para pessoas que estão começando a ter contato com cursos de programação e estão interessadas em aprender sobre o desenvolvimento de jogos digitais.

Cursos do FoG

Os cursos disponíveis no canal estão no formato de lives e são ministrados por alunos(as) do ICMC que integram o grupo de extensão, cada um(a) atuando na sua área de especialização. A carga horária das formações varia entre 1 hora e meia e 4 horas — dependendo do nível de dificuldade do assunto — e não há certificado de conclusão. Entre os cursos do canal, nós selecionamos 7 deles e vamos apresentá-los a seguir:

Canal no YouTube traz diversos cursos gratuitos sobre games

Fonte: Reprodução

1. Desenvolvendo um jogo de plataforma 2D com a Unity

Esse curso vai mostrar como utilizar a Unity para desenvolver um jogo de plataforma 2D. A Unity é uma das engines, conjunto de funcionalidades que compõem o jogo, mais utilizadas no mundo para jogos AAA e indies.

O conteúdo aborda desde a criação do primeiro objeto até a build — conjunto final dos recursos do jogo. O curso tem carga horária de 3 horas e 15 minutos. Para acessá-lo, clique aqui.

2. Introdução ao design de jogos

Um dos fatores mais importantes para atrair a atenção do(a) usuário(a) é a estética do jogo. Cores, tipografia, cenários, luz, entre outros elementos, compõem a ideia que o(a) desenvolvedor(a) quer passar para o(a) jogador(a).

O conteúdo vai abordar os princípios básicos de design para o desenvolvimento de jogos, desde a ideia até a execução. O curso tem carga horária de 2 horas e 13 minutos. Para acessá-lo, clique aqui.

3. Desenvolvimento de jogos 3D em Unity

Partindo para uma área mais avançada, este curso é uma continuação da formação de desenvolvimento de jogos 2D. A criação de jogos eletrônicos atingiu um patamar relevante no segmento industrial, o que modificou suas dinâmicas e processos em jogos 3D.

Com isso, o conteúdo busca abranger as competências necessárias para desenvolver jogos eletrônicos 3D em Unity. O curso tem carga horária de 4 horas e 18 minutos. Para acessá-lo, clique aqui.

4. Introdução à composição de trilhas sonoras para jogos

A trilha sonora pode ser considerada a alma de um jogo, capaz de melhorar a experiência e gerar grande identificação no(a) jogador(a). Este curso vai mostrar o básico sobre as trilhas sonoras em games.

Para isso, o conteúdo vai utilizar a LMSS, uma ferramenta gratuita de criação de músicas. O curso tem carga horária de 2 horas e 14 minutos. Para acessá-lo, clique aqui.

5. Animação 2D para jogos

Um dos elementos da parte gráfica de um jogo é a animação. Este curso vai mostrar como fazer a animação (movimentos de um personagem do jogo, por exemplo), de forma clara e expressiva, em jogos 2D.

Além disso, vai introduzir o(a) aluno(a) aos problemas e soluções computacionais nos jogos eletrônicos. O curso tem carga horária de 2 horas e 38 minutos. Para acessá-lo, clique aqui.

6. Blender básico

O jogo 3D exige a utilização de ferramentas de modelagem, que também são utilizadas em outras áreas, como o cinema e a engenharia. Um dos softwares de modelagem mais utilizados no mundo é o Blender, em função dos recursos que oferece e o acesso gratuito.

O conteúdo dessa formação vai ensinar como utilizar o programa durante o desenvolvimento de um game 3D. O curso tem carga horária de 3 horas e 53 minutos. Para acessá-lo, clique aqui.

7. Como publicar seu primeiro jogo

Depois de fabricar o jogo, é necessário publicá-lo em alguma plataforma. O último curso da lista vai mostrar como realizar essa publicação para que os(as) jogadores(as) tenham acesso ao jogo.

Além disso, a publicação é essencial para fazer um portfólio e conseguir entrar no mercado de trabalho. O curso tem carga horária de 3 horas e 25 minutos. Para acessá-lo, clique aqui.

O grupo FoG

Criado em 2004, o Fellowship of the Game (em português, Sociedade dos Jogos) é um grupo de extensão, sem fins lucrativos, vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. O objetivo do grupo é desenvolver jogos eletrônicos de código aberto e multiplataforma a partir da aplicação dos conhecimentos aprendidos ao longo da graduação.

A equipe do FoG é composta por mais de 70 integrantes de diversos cursos da área da computação, mas estudantes de quaisquer cursos da Universidade podem participar. Pessoas que não estão matriculadas em instituição de ensino superior também podem participar, basta apenas ter mais de 18 anos e vontade de aprender.

Você pode acompanhar o trabalho do grupo pelo Facebook, Instagram, Twitter e o próprio YouTube. Para acessar a página de jogos criados pelo FoG, clique aqui.

O que acha de criar um game do seu jeito para jogar a qualquer momento com os amigos(as)? Compartilhe este texto com os(as) amigos(as) gamers e comece a fazer os cursos com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite os cursos e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo