Você está aqui:Home » Dicas » Artigos » Canal do Ensino participa de projeto sobre tecnologia na educação

Canal do Ensino participa de projeto sobre tecnologia na educação

Olá, pessoal!

Se você gosta de saber as novidades tecnológicas, principalmente ligadas à educação, vai gostar dessa notícia. O Canal do Ensino fechou uma parceria com a Hackademia, um portal com informações sobre iniciativas que estão transformando a forma como aprendemos e ensinamos.

Agora, em parceria não só com o Canal do Ensino, mas também com o Porvir, a Educare e a Bett Brasil Educar, o Hackademia está lançando o projeto Im.ple.men.to que fala exatamente sobre tecnologia na educação.

O que é o Im.ple.men.to

Após o sucesso do primeiro simpósio online sobre novas tecnologias educacionais em Março de 2015, quando debateu-se  e divulgou-se uma série de inovações em tecnologias educacionais que estão ocorrendo no Brasil e ao redor do mundo, o  Hackademia decidiu inovar novamente e aumentar os conteúdos exibidos gratuitamente na internet.

“O objetivo do Implemento é que nosso público conheça as transformações que passa a educação, causadas por meio das tecnologias mais recentes. Acredito no poder transformador da educação e nas imensas possibilidades que a tecnologia nos traz em termos de melhoria na qualidade, na democratização e aumento da eficiência.  Mas o que é a inovação sem implementação, sem um bom debate?”, pergunta Marcio Boruchowski, idealizador do Hackademia.

Em parceria com o Canal do Ensino, o Porvir, a Educare e a Bett Brasil Educar, o Hackademia traz toda quinta-feira, um novo vídeo sobre educação dividido. No total serão 48 vídeos, 4 por mês, divididos em 4 grandes temas:

Diário de Inovações (1ª quinta-feira de cada mês): são 12 experiências inspiradoras realizadas por educadores de várias partes do país, mapeadas com o olhar inovador do Porvir, portal brasileiro referência em inovação em educação. A seção Diário de Inovações dá voz a quem está na sala de aula e precisa constantemente reinventar o próprio trabalho, mostrando 12 educadores e suas inovações ao redor do Brasil. A partir de 01/10.

Congresso Educar 2015 (2ª quinta-feira de cada mês)

São 12 palestras sobre tecnologias educacionais realizadas no Congresso Bett Brasil Educar 2015, o maior evento sobre inovação educacional do país. A partir de 08/10.

Implementando nas escolas (3ª quinta-feira de cada mês)

Com o intuito de disseminar as boas práticas na implementação de tecnologias educacionais dentro das escolas, são 12 entrevistas com escolas e start-ups que implementaram ferramentas de tecnologia educacional para transformar a aprendizagem dos alunos. Levantando temas como dificuldades, escalabilidade, aprendizados e resultados. A partir de 17/09.

A educação do séc. XXI (4ª quinta-feira de cada mês)

Ao estilo de mesa redonda, são 12 Episódios com profissionais do segmento educacional discutindo e debatendo as principais novidades e tendências da educação no século XXI. A partir de 24/09.

No Implemento do Hackademia, cada palestra será exibida uma única vez, e ficará no ar por um mês completo, cada novo episódio será liberado toda quinta-feira conforme calendário de cada canal.

No portal do Hackademia é possível visualizar cada um das 48 start-ups, escolas e pesquisadores que farão parte do Implemento, além dos 4 canais que detalham os palestrantes e debatedores.  Cada canal tem um player de vídeo que exibirá a palestra do mês do canal específico.

Como participar do Implemento

O Implemento será realizado de maneira completamente online, totalmente gratuito no portal Hackademia, onde devem ser feitas as inscrições.

Empresas participantes

Entre os nomes que estão confirmados, destaque para:

  • Geekie – plataforma de ensino personalizado presente em mais de 500 escolas e vencedora do prêmio empreendedor social  da Fundação Schwab de 2015;
  • QMágico – plataforma educacional de ensino individualizado;
  • MindLab – empresa originalmente Israelense que conduz atividades extracurricular presente em mais de 1.000 escolas;
  • Evobooks – start-up que produz livros didáticos interativos para tablets.
  • Prof. José Moran doutor e pesquisador da Universidade de São Paulo;
  • Iberê Tenório, de um dos maiores canais do do Youtube, Manual do Mundo;
  • Prof. Manoel Pereira da Escola Shalom Centro Educacional de Pernambuco;
  • Profs. Klaus Schlunzen, Rafael Parente, Mila Gonçalves e Ana Penido debatendo o tema Como a tecnologia pode contribuir para renovar a educação”;
  • Profas. Luciana Allan, Ligia Leite e Joana Peixoto debatendo “As implicações positivas da tecnologia na capacitação continuada de professores”;
  • Profs. Dr. David Cavallo, Lucio Teles e Christian Di Maggio debatendo “O uso de tecnologias digitais e sua influência na formação de um pensamento critico”.

Sobre os idealizadores do Hackademia

Marcio Boruchowski, 43 anos, pai de duas filhas e fundador da Educare, uma start-up de tutoria continuada, reforço escolar e aulas particulares que atende escolas e alunos para melhoria do aprendizado.

Fabio Issao, pai de um menino e designer, que atua há mais de 10 anos em diversas iniciativas em educação.

Sobre os parceiros do Hackademia

Porvir: O Porvir é um programa de comunicação e mobilização social que mapeia e difunde conteúdos sobre inovações educacionais, com o propósito de inspirar políticas, programas e investimentos que melhorem a qualidade da educação no Brasil. É um dos programas do Instituto Inspirare.

Bett Brasil Educar: Ponto de encontro global para o segmento de tecnologia educacional, proporcionando as melhores soluções para inspirar e melhorar o ensino. A Bett Brasil chegou ao país trazendo os 30 anos de experiência no Reino Unido e conta com eventos em mais três continentes: Europa, Ásia e América do Sul.

Educare: A Educare é uma plataforma inovadora de aulas particulares e tutoria personalizada que acredita que o estudo não pode parar, ninguém jamais deve ficar de recuperação, retido, ou deixar de almejar a faculdade dos sonhos. Tem os melhores professores para atender os alunos 24 horas por dia x 7 dias por semana, fornecendo novos dados para escolas e pais tomarem melhores decisões pedagógicas.

Canal do Ensino: O Canal do Ensino é um portal cuja missão é contribuir para o progresso social e cultural dos brasileiros, por meio da educação. Focado em compartilhar notícias sobre educação e ensino, o canal disponibiliza diariamente informações de cursos gratuitos em todo o Brasil, livros em domínio público, bolsas de estudo, dicas para estudantes e professores, bem como conteúdo sobre tecnologia educacional.

“Em termos de linguística, ’hackear‘ significa melhorar algum sistema por vias tecnológicas. Com esse entendimento, diversas empresas estão ’hackeando‘ a educação, facilitando o aprendizado e apresentando novas formas de estudar e aprender”, afirma Marcio.

Para mais informações, acesse a portal Hackademia ou sua página no Facebook onde diversas novidades sobre tecnologia na educação são divulgadas e discussões podem ser acessadas.

Participe!

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo