Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » Câmara dos Deputados oferece 12 cursos on-line gratuitos sobre gestão e política para o público geral

Câmara dos Deputados oferece 12 cursos on-line gratuitos sobre gestão e política para o público geral

Olá, leitor(a)!

Câmara dos Deputados, por meio da Eleve (sua plataforma de ensino à distância), disponibilizou 12 cursos on-line gratuitos sobre gestão e políticaOs cursos são voltados para todos os(as) cidadãos(ãs) brasileiros(as) e são autoinstrucionais, ou seja, não há a participação de um(a) professor(a) para ministrar o conteúdo.

Dessa forma, o(a) aluno(a) pode consumir os conteúdos no seu próprio ritmo de estudo e da forma que julgar mais adequada, quando e onde quiser. Além disso, a plataforma possibilita emissão de certificado para a maioria dos cursos.

Cursos da plataforma Eleve

A Eleve possui, em seu acervo, 12 cursos destinados ao público geral e nós vamos mostrá-los a seguir:

Câmara dos Deputados oferece cursos on-line gratuitos sobre gestão e política

Fonte: Reprodução

1. Atendimento ao público

O curso vai mostrar os aspectos da administração pública e da comunicação com as pessoas. O conteúdo aborda assuntos como imagem institucional e os vários tipos de comunicação com o público.

O foco está em aprimorar o atendimento ao público, tanto em espaços corporativos privados (empresas) como públicos (órgãos públicos). O curso possui carga horária de 5 horas e está dividido em 2 módulos.

2. Administração do tempo

Com a velocidade em que os processos e as rotinas das pessoas se desenvolvem atualmente, é muito importante saber usar o tempo com sabedoria e planejamento. Este curso vai apresentar técnicas e recursos para ajudar na administração do tempo.

Umas dessas técnicas é a definição daquilo que é “importante e urgente”, largamente utilizada em treinamentos de grandes empresas. O curso possui carga horária de 5 horas e está dividido em 5 módulos.

3. Reuniões produtivas

Seja na escola ou no trabalho, você provavelmente já participou de uma longa reunião em que, apesar de várias discussões, não se chegava a um acordo comum. Para evitar o descontentamento e a perda de tempo, este curso vai mostrar como tornar as reuniões produtivas.

O conteúdo vai mostrar que a ideia de produtividade não é sinônimo de “longas e incansáveis reuniões”, mas sim de planejamento, organização e execução. O curso possui carga horária de 5 horas e está dividido em 3 módulos.

4. Gestão de projetos

Gerenciar projetos é uma tarefa que demanda muita organização, adaptação e responsabilidade, especialmente com as pessoas envolvidas neles. Logo, este curso busca mostrar os conceitos básicos e a estrutura organizacional de um projeto.

Além disso, vai focar na importância da organização durante a etapa de elaboração. O curso possui carga horária de 10 horas e está dividido em 4 módulos.

5. Papel do Legislativo

Em um sistema de divisão de poderes, o poder legislativo possui a função de fiscalizar as ações do executivo. Essa é a definição básica que aprendemos desde a escola, mas você sabia que vai muito além disso?

Este curso vai apresentar a organização e funcionamento do poder legislativo, a formação do Estado, entre outros assuntos envolvendo os(as) cidadãos(ãs) e as leis. Ele possui carga horária de 8 horas e está dividido em 6 módulos.

6. Accountability política

O termo accountability pode ser traduzido como controle ou fiscalização. Ele é utilizado para designar o direito que os(as) cidadãos(ãs) possuem de fiscalizar, denunciar e, até certa medida, punir agentes e gestores públicos ineficientes.

O curso vai mostrar melhor como o(a) cidadão(ã) pode auxiliar o trabalho parlamentar no que diz respeito à fiscalização. Ele tem carga horária de 5 horas e está dividido em 3 módulos.

7. Educação financeira

Saber como utilizar o dinheiro para evitar gastos desnecessários e traçar planos é fundamental nos dias de hoje. O conteúdo busca capacitar o(a) aluno(a) para a realização de um planejamento financeiro condizente com a realidade dele(a).

Serão abordados temas como consumo, investimento, recurso financeiro e dívida. Esse curso está entre os que não possuem certificado, e não foi divulgada sua carga horáriaEle está dividido em 4 módulos.

8. Cerimonial e Protocolo

Seja em eventos públicos ou privados, sempre há protocolos a serem seguidos durante o decorrer de uma cerimônia e eventual apresentação, por exemplo um discurso. Este material vai dar noções básicas sobre como conduzir essas solenidades.

Ele é focado em determinar a relação entre práticas de etiqueta e práticas cerimoniais, especialmente em ambientes corporativos. O curso possui carga horária de 10 horas e está dividido em 7 módulos.

9. Mulheres na política

De acordo com dados do Governo Federal, as mulheres ocupam apenas 15% dos cargos na Câmara dos Deputados. Mesmo sendo maioria no território brasileiro, 51,8% segundo a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2019, elas ainda possuem baixa representatividade no governo.

A partir desse cenário, este curso vai mostrar como mulheres podem se candidatar e estratégias para aumentar as chances de elas vencerem eleições. Ele possui carga horária de 8 horas e está dividido em 4 módulos.

10. Gênero e sua atuação Legislativa

Assuntos ligados ao gênero geraram muitas questões na Câmara recentemente, incluindo alguns projetos de lei, como o dos(as) deputados(as) Filipe Barros (PSL-PR) e Major Fabiana (PSL-RJ) de 2020, que propõe que o gênero é igual ao sexo biológico. Esse tipo de assunto sempre incita várias polêmicas e discussões.

Pensando em instruir melhor a população acerca dessas questões, o curso vai apresentar todos os conceitos relativos ao gênero, dentro e fora da esfera legislativa. Ele possui carga horária de 10 horas e está dividido em 4 módulos.

11. Técnica Legislativa – Noções básicas

A construção de uma lei acontece a partir de vários processos e especificidades, desde a elaboração da proposta até a outorgação da mesma. Esses processos são pouco conhecidos pelo público em geral, o que pode acarretar julgamentos e interpretações incorretas.

Por esse motivo, este curso vai mostrar as normas relativas à elaboração e redação das leis. Ele possui carga horária de 15 horas e está dividido em 6 módulos.

12. Papel do Cidadão

O último curso vai apresentar quais são os conceitos e noções básicas sobre cidadania, participação política e social. Inclusive, a cidadania é um dos direitos constitucionais fundamentais para instituir um Estado Democrático de Direito.

Já que todos(as) os(as) cidadãos(ãs) têm direito à cidadania, é necessário saber mais sobre sua aplicação e características. O curso possui carga horária de 6 horas e está dividido em 6 módulos.

Inscrição e certificado

Para se inscrever em qualquer um dos cursos, é necessário cadastrar-se na Eleve. Acesse este link, clique na opção “quero criar um novo login de acesso”, preencha os campos com os dados solicitados e siga as instruções para confirmar o cadastro.

Depois, clique aqui para escolher o(s) curso(s) que deseja realizar. Após o consumo do material, será disponibilizada uma prova em que o(a) aluno(a) deverá ter pontuação igual ou acima de 70% para conseguir o certificado de conclusão.

Câmara dos Deputados e Eleve

Além da atuação legislativa para o funcionamento político do país, a Câmara dos Deputados também direciona seus esforços para a aprendizagem da população em geral, de servidores públicos e de funcionários da própria Câmara. Por essa razão, foi lançada a plataforma de ensino à distância, Eleve.

A plataforma tem como pilares a educação, a excelência e o espaço, a fim de garantir um ensino focado no desenvolvimento das pessoas, na qualidade de entrega do conteúdo e na flexibilidade do ambiente digital. Para saber mais sobre a Eleve e a atuação educacional da Câmara, clique aqui.

São muitos assuntos interessantes que podem nos ajudar em diversos aspectos da vida sociopolítica, não é? Compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite os cursos e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo