Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Bolsas de estudos para pós graduação previstas para 2018

Bolsas de estudos para pós graduação previstas para 2018

Olá, leitor!

Quem está pensando em dar continuidade na formação profissional e fazer uma pós-graduação em 2018 precisa ficar de olho nas oportunidades! Conseguir uma bolsa de estudo para pós-graduação é essencial para muitos profissionais.

Com a crise estagnada no país e os preços elevados na maioria das universidades, boa parte da população depende dos programas de bolsa de estudos para se aprimorar.

Muitos acreditam que a bolsa de estudos para pós-graduação é muito difícil de conseguir. No entanto, basta se informar e estar sempre atento para as oportunidades. O Canal do Ensino está sempre tentando ajudar os estudantes e profissionais a acompanhar as últimas novidades. Por isso, preparamos esse artigo com as bolsas de estudo para pós-graduação que estão previstas para 2018.

Ficar atento aos editais e as últimas notícias na área de educação é mais do que essencial para quem procura bolsas de estudo. Não deixe de fazer pesquisas semanais para ficar por dentro de todas as oportunidades.

A seguir, você encontra as mais importantes oportunidades de bolsa para pós-graduação previstas para 2018. É só continuar lendo e conferir!

Tipos de bolsa de estudo

bolsa_de_estudo_para_pos_graduacao

No geral, as universidades oferecem dois tipos de benefícios: por mérito e por necessidade. Para conquistar sua bolsa de estudo para pós-graduação, você precisará conhecer melhor essas duas modalidades e entender onde você poderá se encaixar.

Confira uma explicação com maiores detalhes sobre cada uma delas:

Bolsa de estudo de pós-graduação por mérito

As bolsas por mérito são normalmente concedidas por meio de uma prova, parecida com o vestibular. Esse método é muito comum em universidades privadas, e depende da sua classificação na prova.

Normalmente, as bolsas são oferecidas para os candidatos melhores posicionados. Também existem bolsas de descontos progressivos com base na taxa de acerto do candidato.

No exterior, é muito comum que a universidade analise o currículo acadêmico do candidato à bolsa, além de pedir certificações de pontuação em provas padronizadas. É importante contar também com uma carta de recomendação, cursos e atividades extracurriculares e redigir uma apresentação pessoal falando sobre suas qualidades.

Bolsa de estudo de pós-graduação por necessidade

Essas são as bolsas de estudo concedidas para alunos que não possuem condições financeiras ou sociais de arcar com os custos da pós-graduação. Existem diversas iniciativas de inclusão nas universidades, além de programas governamentais de incentivo ao ensino superior.

Para esse tipo de bolsa, convém se informar sobre os requisitos e documentação necessária. Saber de antemão se você se enquadra no programa irá economizar tempo, evitar problemas e frustrações. Normalmente os editais contam com informações detalhadas nesse tipo de programa de bolsa de estudo.

Pós-graduação em universidades particulares

Se você pretende fazer sua pós em uma universidade particular, o primeiro passo é escolher o seu curso e encontrar a universidade ideal. Não deixe de verificar a grade de conteúdo e a reputação do curso!

A pós-graduação é um degrau importante na vida profissional. Por isso, evite escolher uma universidade apenas baseado nos programas de bolsa. O ideal é primeiro checar o curso e depois se informar sobre os programas.

Normalmente os sites das universidades particulares, contam com editais e informações sobre esse tipo de iniciativa. Não deixe de acompanhar as novidades e oportunidades.

Verifique também o tipo de bolsa de estudo oferecido. Enquanto algumas universidades oferecem bolsa por mérito, a grande maioria delas também participa de programas que garantem as bolsas por necessidade.

Confira uma lista de universidades privadas que oferecem programas de bolsas próprios para pós-graduação:

Pós-graduação no exterior

Estudar no exterior é um sonho de muitos profissionais. Dependendo da sua área, uma pós-graduação no exterior pode ser valiosíssima para a sua carreira. No entanto, o processo de aplicação pode causar muita confusão.

Primeiramente, é interessante ficar de olho nas oportunidades. Por exemplo, para 2018, a Fundação Estudar está disponibilizando oportunidades de pós-graduação no exterior. Além disso, uma notícia recente da Época informa sobre oportunidades de bolsas para pós-graduação na Itália.

Quando falamos de bolsa de estudo para pós-graduação no exterior, o problema é que as informações normalmente estão divididas e são escassas. Aqui no Canal do Ensino estamos sempre falando sobre oportunidades, então acompanhe nossa categoria de bolsas de estudo. Frequentemente, universidades internacionais realizam parcerias com nosso governo para oferecer vagas específicas para brasileiros.

Você também pode acompanhar outros sites que listam esse tipo de oportunidade. Confira alguns exemplos:

O HotCourses traz um banco de dados sempre atualizado sobre bolsas disponíveis no exterior. Entre as opções, estão Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Reino Unido, Suécia e Holanda. Outra opção é o site Scholarships for Development. Esse site é todo em inglês, mas o acesso também é gratuito. Outro ótimo recurso é o Partiu Intercâmbio. O site oferece links e descrições para editais abertos no mundo todo.

Como conseguir bolsa de estudo para pós-graduação em outro país

Uma bolsa de estudo para pós-graduação no exterior, normalmente terá regras e exigências muito diferentes das brasileiras. Enquanto aqui o Enem é usado como referência pela maioria dos programas, essa prova não é válida em outros países.

Existe uma série de documentos que você precisará ter em ordem, incluindo visto e passaporte. Os processos seletivos em universidades no exterior também costumam ser diferentes. Além das provas padronizadas do país, normalmente é necessário apresentar uma carta de apresentação, carta de recomendação e currículo acadêmico.

Caso você tenha dúvidas sobre como funciona esse processo, basta ler esse outro artigo no Canal do Ensino. Nele, detalhamos com maior cuidado tudo que você precisa saber para estudar no exterior por meio dos programas de bolsa.

Programas de bolsa de estudo para pós-graduação do governo

Você já conhece o Capes? Trata-se da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, uma iniciativa do governo federal focada em incentivar a educação superior, especialização e pós graduação entre os profissionais brasileiros. No site, você encontra inúmeras oportunidades de bolsas, além de curso gratuitos e materiais para estudo.

Também é interessante conhecer o Portal EduCAPES, que conta ainda com mais informações valiosas sobre parcerias do Capes com o Ministério do Ensino e instituições privadas para a acessibilidade do ensino superior.

Alguns estados também disponibilizam programas de incentivo à pós-graduação. Portanto, verifique no portal do governo do seu estado se existem oportunidades disponíveis.

Sites que reúnem informações sobre bolsas

Para estar sempre por dentro das últimas novidades, convém ficar de olho nas atualizações dos sites especializados em bolsa de estudo. Neles, você poderá, inclusive, encontrar oportunidades que não são divulgadas nos sites das universidades.
Confira alguns sites onde você pode procurar a bolsa de estudo para pós-graduação ideal para você:

Quero Bolsa

O site Quero Bolsa reúne informações de vagas para cursos de pós-graduação, além de diversas outras modalidades de ensino. O site conta com descontos e bolsas para as principais universidades privadas. Não é necessário comprovar renda ou ter feito o Enem para se cadastrar.

Fundação Escolar

O programa Fundação Estudar utiliza um sistema de seleção por mérito para distribuir bolsas de estudos para aqueles que pretendem realizar a pós-graduação no exterior. A inscrição no processo seletivo é paga (taxa de R$ 70) e os candidatos passarão por diferentes etapas de seleção. O processo inclui testes de lógica, avaliação de perfil e entrevistas.

Educa Mais Brasil

O programa Educa Mais Brasil disponibiliza bolsas por necessidade de até 70%, para universidades privadas em todo o país. Para concorrer às vagas, é necessário comprovar renda.

Conclusão

Se você pretende fazer sua pós-graduação em 2018, fique de olho nas oportunidades de bolsa de estudo! Muitos profissionais dependem dos programas de incentivo para conquistar sua especialização, e não faltam alternativas.

Sejam os programas de bolsas por mérito ou necessidade, você pode encontrar a oportunidade perfeita para você, no Brasil ou no exterior.

Acompanhe os editais no site da sua universidade de escolha, e não deixe de fazer uma busca semanal por novas opções nos sites que recomendamos nesse artigo.

Quer conhecer algumas opções de bolsa de estudo para pós-graduação em 2018? Dê uma olhada nesses artigos:

E então, qual curso de pós-graduação você pretende fazer e qual acredita ser a modalidade de bolsa de estudo que mais se adequa às suas necessidades?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo