Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Como conseguir bolsas de estudo para o ensino infantil, fundamental e médio

Como conseguir bolsas de estudo para o ensino infantil, fundamental e médio

Olá, leitor!

Como conseguir bolsa de estudo para o ensino infantil, fundamental e médio?

Houve uma época em que as escolas públicas eram boas e de renome. Mas atualmente, após algumas reformas na educação, muitos acreditam que as escolas públicas perderam a qualidade.

O fato é que muitos pais e responsáveis, afirmam que perderam a confiança na escola pública. Não visualizam outra alternativa a não ser pagar para que seus filhos tenham uma educação de qualidade.

Alguns especialistas tentam explicar este fenômeno, porém, muitas vezes tornam os seus discursos políticos e partidários. Por consequência desta crença, muitas pessoas preferem se sacrificar, escolhendo o ensino particular.

A primeira decisão é compatibilizar os custos das mensalidades da escola particular com a possibilidade de se fazer este investimento. A alternativa para muitas pessoas é procurar as escolas que oferecem bolsas de estudo.

Algumas instituições particulares podem oferecer: programas educacionais; bolsas por desempenho; ou até mesmo uma avaliação sócio econômica para auxiliar as famílias que buscam bolsas de estudo parciais e integrais. Muitas vezes as escolas publicam em seus próprios sites estas informações.

Em contrapartida, há alguns sites e aplicativos especializados que investem neste tipo de informação, viabilizando o processo e muitas vezes colocando em contato, os pais e responsáveis com as escolas particulares.

Um ponto interessante seria mencionar que, na Europa e Estados Unidos, as escolas particulares não são bem vistas, porque as escolas públicas têm uma educação de qualidade. Confira a seguir, como ter acesso a todo tipo de bolsas que existem.

Tipos de Bolsa de estudo para o ensino infantil, fundamental e médio

bolsas-de-estudo-para-o-ensino-infantil-fundamental-e-medio-como-conseguir-01
A maioria das instituições após a crise econômica adotou dois principais modelos de programa de bolsa de estudo para o ensino infantil, fundamental e médio, são eles:

Bolsas por mérito do aluno

Neste caso o aluno ou futuro aluno, participa de uma avaliação onde sua nota será convertida em desconto. Este tipo de bolsa de estudos está interligado com a boa performance nas provas.

Este tipo de aluno normalmente estuda bastante e pode influenciar positivamente a classe. Com isso, a escola ganha, pois, melhora a sua visibilidade diante os resultados das avaliações externas.

Bolsas por renda da família

Existem escolas particulares que são ligadas às instituições filantrópicas. Neste caso, as escolas oferecem bolsas de estudos para as famílias que possuem baixa renda e que são cadastradas a estas instituições.

A renda familiar é verificada bem como as condições financeiras, é realizada uma análise e depois disso verificada se a classe que o aluno necessita há vaga. Se a família for aprovada no programa e houver disponibilidade o aluno recebe a bolsa de estudos.

Bolsas de estudo concedida por Empresa

Algumas empresas oferecem bolsas de estudo para dependentes de seus funcionários ou uma ajuda de custos. Neste caso, a pessoa necessita conversar com o departamento de recursos humanos ou com o departamento pessoal para verificar esta possibilidade.

Há empresas grandes que viabilizam as bolsas de estudo por meio da assistente social. Portanto, é bom verificar onde você trabalha se pode obter este benefício.

Como conseguir a bolsa de estudo para o ensino infantil, fundamental e médio

Pessoalmente

Primeiramente, os pais ou responsáveis devem verificar quais são as escolas particulares de sua preferência. Uma dica é visitar o site da instituição, muitas vezes, poderá encontrar informações sobre as bolsas de estudo ou programas que ela oferece.

Uma outra alternativa é ir até a unidade e conversar com a direção, verificando se a escola oferece bolsas de estudo para o ensino infantil. E quais são as possibilidades de desconto na mensalidade.

Dependendo da quantidade de vagas na turma que você necessita, conseguirá facilmente. Muitas escolas avaliarão sua necessidade, mas poderão requisitar a avaliação de mérito do aluno ou a avaliação socioeconômica, como já explicamos acima.

É crescente o número de sites especializados que auxiliam a encontrar uma bolsa de estudo em escolas particulares de sua localidade. vejamos a seguir.

Educa mais Brasil

Uma dica é buscar no site Educa mais Brasil, neste site você encontrará informações sobre as bolsas de estudo de seus parceiros. Sim, são instituições privadas, ou seja, escolas particulares que mantêm esta iniciativa.

O Instituto educar, relata que todos os anos oferecem mais de 140 mil bolsas de estudo com até setenta porcento de desconto. Este é um grande auxílio para aqueles que acreditam que as escolas privadas possuem uma educação de melhor qualidade. Com isso pretende-se atender melhor às necessidades e expectativas da educação de crianças e jovens.

Ao entrar no site você pode pesquisar por categorias, como: escolas de ensino infantil que oferecem bolsas de estudo. Contendo bolsas para diversos cursos vejamos as modalidades:

  • Ensino básico: infantil, fundamental e médio;
  • Educação Jovens e Adultos (EJA);
  • Cursos Técnicos e profissionalizantes;
  • Cursos de Idiomas;
  • Cursos Preparatórios para Concursos, Pré-vestibular e ENEM;
  • Graduação e Pós-graduação.

O site também contém o sistema de busca integrado que te fornece as escolas da cidade, bairro e ano selecionado. Você pode explorar e verificar todas as possibilidades da sua localidade ou que fique próxima ao seu trabalho.

A inscrição no site é gratuita, ao escolher a escola, você necessitará preencher todos os seus dados e suas informações socioeconômicas. Em seguida, deverá realizar o pagamento da taxa de pré-matrícula.

Você passará por uma análise da escola. O site te fornece a orientação de comparecer na escola e apresentar sua pré-reserva pelo Educa Mais Brasil. Caso não consiga a vaga, este valor da pré-matrícula será reembolsado.

É importante que você leia atentamente o regulamento. No regulamento você encontra:

  • Os objetivos do programa;
  • Informações das instituições;
  • O que é necessário e como realizar a inscrição;
  • O funcionamento da seleção e a aprovação do candidato;
  • A contratação da bolsa de estudos;
  • A renovação da bolsa de estudo;
  • O pagamento das taxas de adesão e administrativas.

Melhor Escola

Este site se assemelha muito com o Educa mais Brasil. No site Melhor Escola, os pais ou responsável realizam a pesquisa por nome da escola, por bairro ou por cidade. Se você colocar na busca o nome da cidade por exemplo, aparecerá outros filtros como: rede e fases de ensino.

Ao completar a fase de ensino, você pode verificar quais são as escolas que possuem bolsa para aquele nível. O site fornece uma explicação sobre a escola e sua infraestrutura. Além das informações sobre mensalidades e o censo escolar. Você também pode observar os indicadores educacionais e a sua posição no ranking.

Após escolher a escola de seu interesse, você verifica se há bolsa disponível para a classe de seu filho. O próprio site te informa que as potenciais bolsas de estudos são limitadas e sujeitas à análise de renda, e válidas apenas na troca de escola. Isso significa que o aluno que já é estudante não pode utilizar esse desconto. Como funciona:

  • Você deve selecionar a bolsa de estudos, escolhendo a classe e o período;
  • Realize o pagamento da primeira mensalidade pelo Melhor Escola, você garante a vaga com bolsa e não precisará pagar a primeira mensalidade na escola;
  • A Bolsa é válida até o final da Etapa de Ensino (Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio);
  • Você não precisará pagar nenhuma taxa adicional para o Melhor Escola em nenhum momento. Não será cobrada taxa de renovação;
  • Siga os passos de preenchimento dos dados pessoas e condições socioeconômicas;
  • Entre em contato com a escola que solicita a bolsa de estudos.

Lembramos, é de suma importância que você leia atentamente o regulamento. Como é necessário fazer o pagamento da taxa de pré-matrícula para depois ser analisado, convém visitar a unidade, conversar com a direção para garantir sua bolsa de estudos na escola escolhida.

O site também pode te auxiliar a buscar uma escola que possua bolsa de estudos. Basta somente se cadastrar e enviar um e-mail com a solicitação de auxílio.

Quero Bolsa

O site Quero Bolsa é uma outra opção. O site mostra uma relação de escolas que oferecem desde bolsa de estudo para a educação infantil até para a pós-graduação. O Quero Escola possui um banco de dados nacional de 193 mil escolas, em todas as modalidades de ensino (ensino infantil, fundamental e médio) tanto particulares como também públicas.

Portanto, se você está mudando de endereço, também pode consultar este site para verificar se há escolas públicas na região. Como também se há escolas particulares que oferecem bolsa de estudo.

O site afirma que mais de um milhão de pessoas já utilizaram seus serviços, envolvendo busca e escolha de unidades escolares. Você poderá ler alguns depoimentos e a avaliação do mesmo realizada por pais e alunos.

O site foi criado em 2015, e contava com algumas escolas cadastradas que ofereciam bolsa de estudo para o ensino infantil, fundamental e médio. Com o passar do tempo, conseguiu um volume maior de bolsas de estudo e o crescimento é constante desde então.

Então, como funciona?

Ao escrever a cidade, bairro e o nível de ensino que você necessita, e clicar buscar bolsas. Será relacionado uma lista de escolas que pertence aquela região. Você também pode filtrar por rede de ensino, período e valor da mensalidade.

Você pode verificar os detalhes da escola e visualizar seus dados e localização. Aconselhamos que você visite as unidades que gostou. Ao clicar “quero esta bolsa” você preencherá as informações sobre ano letivo e classe que deseja a bolsa de estudos.

E obtém informação sobre o valor da mensalidade e o período. Ao confirmar visualizará o regulamento que prevê que é necessário realizar o pagamento da primeira mensalidade pelo site Melhor Escola.

Ao realizar o pagamento você garante a sua bolsa de estudo e não pagará esta primeira mensalidade na escola. E não é necessário pagar taxa adicional nem taxa de renovação até o final da etapa de ensino.

Confira também tudo sobre: Bolsa de estudo infantil

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo